+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    eu instalei o snort foi de boa o guadian tbm mas na hora de rodar ele apareceu a seguinte mensagem:

    [root@linux etc]# guardian.pl -c /etc/guardian.conf
    OS shows Linux
    Warning! HostIpAddr is undefined! Attempting to guess..
    Couldn't figure out the ip address
    [root@linux etc]#

    abaixo esta o guardian.conf


    [root@linux etc]# cat guardian.conf
    # The machines IP address that is visable to the internet
    # If this is left undefined, then guardian will attempt to get the information
    # from ifconfig, as long as it has an interface to use. This would be useful
    # for people on ppp links, or dhcp machines, or if you are lazy
    # HostIpAddr

    # Here we define the interface which we will use to guess the IP address, and
    # block incoming offending packets. This is the only option that is required
    # for guardian to run. If the rest are undefined, guardian will use the default.
    Interface eth0

    # The last octet of the ip address, which gives us the gateway address.
    HostGatewayByte 1

    # Guardian's log file
    LogFile /var/log/guardian.log

    # Snort's alert file. This can be the snort.alert file, or a syslog file
    # There might be some snort alerts that get logged to syslog which guardian
    # might not see..
    AlertFile /var/log/snort/alert

    # The list of ip addresses to ignore
    IgnoreFile /etc/guardian.ignore

    # The time in seconds to keep a host blocked. If undefined, it defaults to
    # 99999999, which basicly disables the feature.
    TimeLimit 86400
    [root@linux etc]#

    desde já valew ae

    []´z
    Daniel

  2. #2

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    se a variavels "HostIpAddr" estiver comentada no guardian.conf, então o guardian irá atribuir o endereço ip a ela pelo comando ifconfig na interface de rede selecionada na variavel "Interface" ....

    Como está a saida de ifconfig eth0?
    Caso seu IP seja fixo, descomente a linha HostIpAddr e atribua o IP de eth0 a ela...

  3. #3

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    sim meu ip eh fixo, tentei desta forma mas nao foi...

    [root@linux etc]# cat guardian.conf
    # The machines IP address that is visable to the internet
    # If this is left undefined, then guardian will attempt to get the information
    # from ifconfig, as long as it has an interface to use. This would be useful
    # for people on ppp links, or dhcp machines, or if you are lazy
    HostIpAddr

    # Here we define the interface which we will use to guess the IP address, and
    # block incoming offending packets. This is the only option that is required
    # for guardian to run. If the rest are undefined, guardian will use the default.
    Interface eth0 192.168.1.254

    # The last octet of the ip address, which gives us the gateway address.
    HostGatewayByte 1

    # Guardian's log file
    LogFile /var/log/guardian.log

    # Snort's alert file. This can be the snort.alert file, or a syslog file
    # There might be some snort alerts that get logged to syslog which guardian
    # might not see..
    AlertFile /var/log/snort/alert

    # The list of ip addresses to ignore
    IgnoreFile /etc/guardian.ignore

    # The time in seconds to keep a host blocked. If undefined, it defaults to
    # 99999999, which basicly disables the feature.
    TimeLimit 86400
    [root@linux etc]#

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    heheh
    A opcao requer que voce informe seu IP amigo:

    HostIPAddr 200.200.200.200

  5. #5

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    affee rsrs

    valew psy

    [root@linux bin]# guardian.pl -c /etc/guardian.conf
    OS shows Linux
    My ip address and interface are: 192.168.1.254 eth0
    Loaded 2 addresses from /etc/guardian.ignore
    Becoming a daemon..
    [root@linux bin]#

  6. #6
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Disponha ;]

  7. #7

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Citação Postado originalmente por PiTsA
    se a variavels "HostIpAddr" estiver comentada no guardian.conf, então o guardian irá atribuir o endereço ip a ela pelo comando ifconfig na interface de rede selecionada na variavel "Interface" ....

    Como está a saida de ifconfig eth0?
    Caso seu IP seja fixo, descomente a linha HostIpAddr e atribua o IP de eth0 a ela...
    aqui to com esse problema, mas tem um diferença, quando logo na maquina remotamente com usuario comum, depois do um su -
    ele roda o guardian.pl tranquilo, mas se eu dou su e depois rodo o guardian .pl ai da o erro, ele n consegue atribuir, apesar que a saida do ifconfig e = para su e su -

    alguem tem alguam ideia?

  8. #8

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Citação Postado originalmente por Brenno
    Citação Postado originalmente por PiTsA
    se a variavels "HostIpAddr" estiver comentada no guardian.conf, então o guardian irá atribuir o endereço ip a ela pelo comando ifconfig na interface de rede selecionada na variavel "Interface" ....

    Como está a saida de ifconfig eth0?
    Caso seu IP seja fixo, descomente a linha HostIpAddr e atribua o IP de eth0 a ela...
    aqui to com esse problema, mas tem um diferença, quando logo na maquina remotamente com usuario comum, depois do um su -
    ele roda o guardian.pl tranquilo, mas se eu dou su e depois rodo o guardian .pl ai da o erro, ele n consegue atribuir, apesar que a saida do ifconfig e = para su e su -

    alguem tem alguam ideia?
    Cara é que a diferença é que o su não carrega as variveis de root, já o su - carrega, pode ser alguma coisa em relação a isso, sem ser exatamente no ifconfig.

    falows

  9. #9

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Cara é que a diferença é que o su não carrega as variveis de root, já o su - carrega, pode ser alguma coisa em relação a isso, sem ser exatamente no ifconfig.
    vlw pela dica mas isso eu já sabia, tanto é que já tentei colocas as variaveis iguais do su su -, mesmo assim num rolou. alguma besterinha que ta faltando, o problema eh saber o que é .

    mesmo assim vlw

  10. #10

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Citação Postado originalmente por Brenno
    Cara é que a diferença é que o su não carrega as variveis de root, já o su - carrega, pode ser alguma coisa em relação a isso, sem ser exatamente no ifconfig.
    vlw pela dica mas isso eu já sabia, tanto é que já tentei colocas as variaveis iguais do su su -, mesmo assim num rolou. alguma besterinha que ta faltando, o problema eh saber o que é .

    mesmo assim vlw
    Sim mas qual seria o problema do su -, só pra eu saber quem sabe posso ajudar.

    falows

  11. #11

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    fiz um script simples, a onde ele chama o guaridan.pl -c config , eu acesso a maquina via ssh como usuario normal, pois root não rola, ao acessar a maquina com usuario normal. eu digito, su - e execute o script, o guardian funcionar normal. se for fazer o mesmo processo dando su , ele n roda, não consegue acha o ip da ppp0 que aqui eh velox.

    ai você me pergunta:

    mas ta funcionando?

    ta sim, o problema é quando colocando no crontab para levantar o snort+guardian, ai só levanta o snort.

    pois tenho outro script que fica tentando conectar a velox quando o mesmo cai, e quando levanta, ele executa outro script derruba o snort e guardian e levanta de novo.

    vlw

  12. #12

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Citação Postado originalmente por Brenno
    fiz um script simples, a onde ele chama o guaridan.pl -c config , eu acesso a maquina via ssh como usuario normal, pois root não rola, ao acessar a maquina com usuario normal. eu digito, su - e execute o script, o guardian funcionar normal. se for fazer o mesmo processo dando su , ele n roda, não consegue acha o ip da ppp0 que aqui eh velox.

    ai você me pergunta:

    mas ta funcionando?

    ta sim, o problema é quando colocando no crontab para levantar o snort+guardian, ai só levanta o snort.

    pois tenho outro script que fica tentando conectar a velox quando o mesmo cai, e quando levanta, ele executa outro script derruba o snort e guardian e levanta de novo.

    vlw
    Ta eu entendi mais ou menos, é que pelo script voce não ta conseguindo chamar o su - é isso??

    falows

  13. #13

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    +-, é pq no crontab ele executa o script como su e suas variaveis, por isso que o guardian não ta funcionando.

  14. #14

    Padrão problema ao iniciar o guardian

    Citação Postado originalmente por Brenno
    +-, é pq no crontab ele executa o script como su e suas variaveis, por isso que o guardian não ta funcionando.
    Entendi, se achar alguma coisa te dou um toque.

    falows