+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Ae galera, eu criei alguns novos usuarios para utilizar o sudo. Blz... remotamente tudo fuinciona bla, entretanto, localmente, não consigo dar os comandos comuns a todos os users. São eles: arp, ifconfig, route... me retornar uma msg 'command not found'. Ou seja, o comando não existe. Eh preciso eu dar o endereço completo do comando, ou seja, /sbin/arp, etc. Todavia, com o root eu consigo dar esses comandos.
    Percebi que perdi o bash dos usuários. Inclusive dos usuários q ja estavam criados e nao estap utilizando o sudo.

    Ah, soh pra lembrar, que esses comandos (arp, ifconfig, route, etc) rodam sem o sudo. Sao comuns a todos os usuarios. E tb q remotamente, esses comandos funcionam normalmente.

    Se alguem souber como resolver isso, como recuperar o bash dos users, eu agradeço.

    Vaelu ae...

  2. #2

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    edita o .bashrc do home do usuario e coloca
    PATH=$PATH:/sbin:/usr/bin:/usr/sbin

  3. #3
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Eh cara... deu. Mas, vc sabe me explicar pq disso??? Sendo que td funcionava blz com o user admin. depois resolvi criar outros usuarios. E num funciona. Nem no admin. Lembrando que adicionei um novo alias no /etc/bashrc. Será q pode ser isso?? E tenho um outro serv, CL10, q acabei de instalar q funcionava no user admin. Abri o /etc/bashrc, num modifiquei nada, apenas abri e fechei. Agora num da mais! Vc sabe me explicar? Lembrando q os servs sao CL7, kernel 2.2. Editei o .bashrc do user e estava assim:

    if [ -f /etc/bashrc ]; then
    ./etc/bashrc
    fi


    Valeu!

  4. #4
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Outra coisa... os comandos em /bin funcionam normal, mesmo sem o PATH q vc pediu pra colocar.

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Para o root é default os diretórios sbin no PATH, para os usuários comuns não é comum, o que foi feito foi adicionar isto a eles.
    Se quiser garantir que os novos usuários já tenha isto no PATH,

    edita o .bashrc do /etc/skel e coloca
    PATH=$PATH:/sbin:/usr/bin:/usr/sbin

    assim quando adicionar um novo user ele já terá a configuração

  6. #6
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Eh... blz. Valeu a força ae. Com esses arquivos do /sbin, /usr/sbin e /usr/bin liberados para usuarios comuns, corro algum risco? Eu acredito que não, pois esses arquivos são passíveis a uso de todos. Queria apenas uma confirmação de alguem mais experiente. Será que eh arriscado deixar o acesso a esses arquivos liberados para usuarios comum?

    Valeu aeee...

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Se não precisa de usar o sudo não é problema...

  8. #8
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Eu uso o sudo para alguns comandos especificos, como iptraf.

  9. #9
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Então tenha bastante atenção com os programas e com o próprio sudo, fica de olho em bugs, ou pode ter uma surpresa desagradável...

  10. #10
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Eh cara?!?!? Se der um bug no sudo corro risco dos usuarios q estiverem nele conseguir acesso a quaisquer progs, neh?!? E vc conhece algum bug????

  11. #11
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Citação Postado originalmente por Daniels
    Eh cara?!?!? Se der um bug no sudo corro risco dos usuarios q estiverem nele conseguir acesso a quaisquer progs, neh?!? E vc conhece algum bug????
    Digite no google: sudo security bug

    se quiser colocar o nome da sua distro + a versão do seu sudo....

    tipo, tirando o qmail, não lembro de mais nenhum programa que já não tenha tido incidentes de segurança, ficar atento é verificar os boletin de segurança

  12. #12
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    blz cara.... valeu ae.

  13. #13
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o bash dos usuários

    Fui eu ai em cima.... Abraço.