+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Nocturno_Culto
    Visitante

    Padrão /etc/sudoers????

    Para q q serve????

  2. #2
    Plugada
    Visitante

    Padrão Sudo

    Olá

    Sudo é um programa que permite um usuário comum executar um comando como root sendo registrado todas as execuções em um log.
    e seu arquivo de configuração do sudo é: /etc/sudoers

    Beijoxxx

  3. #3

    Padrão /etc/sudoers????

    E ai blz?

    O sudo é bastante importante e bem pratico em termos de seguraca e automacao do sistema. So completando o que a pugada ja disse, vc pode configurar q usuarios especificos executem comandos especificos como root como ou sem o pedido de senha (senha do user nao do root).

    O sudoers sao as configuracoes do sudo, onde vc define quem, em qual maquina e qual comando pode ser executado. para vc editar este arquivo vc deve utilizar o visudo que nada mais é que um script que verefica se tem alguem editatando o sudoers, depois ele abre um vi do /etc/sudoers, verifica se tem algum erro de sintax e termina mudando a permicao do sudores para somente leitura para o root (isso é seguranca).

    Caso vc queira configurar o sudo posso ter dar uma mao.


    [] Dotta

  4. #4
    Nocturno_Culto
    Visitante

    Padrão /etc/sudoers????

    Plugada obrigado pela sua ajuda mais uma vez.
    fdotta - entao por ex, quero q um usúario tenha permissao a um tipo de comando tipo fsck, rm -rf, fdisk,.. sei lá algum comando q ele nao tenha permissao, daí como eu configuro isso???
    e obrigado pela atenção fdotta

  5. #5

    Padrão /etc/sudoers????

    é simples.... vc executa o visudo. Vai abrir um vi ai vc colocas este linhas:

    Host_Alias GROUP = host1, host2,host3
    Cmnd_Alias SHUTNOW = comando
    User_Alias SHUTERS = user1,user2,user3
    SHUTERS GROUP = NOPASSWD: SHUTNOW


    Bom vamos as explicacoes:
    O Host_Alias é a definicao de quais hosts pertencen ao qual grupo (ex o grupo GROUP tem o host1, host2 e host3).
    O Cmnd_Alias é a definicão de grupos de comando do mesmo jeito que o Host_Alias.
    O User_Alias a mesma coisa so que para usuarios.

    E por fim a linhas que definem quem pode fazer o que. No caso é a linha SHUTERS NVFRAC = NOPASSWD: SHUTNOW este linha indica que o grupo de usuarios SHUTERS pode executar nos hosts do GROUP os comando do grupo SHUTNOW. A opcao NOPASSWD (pode ser PASSWD tambem) indica que nao sera exigida a senha do usuario para executar o comando (é a do usuario nao a do root).

    Vc pode cirar quantas linhas vc quiser de Host_Alias, User_Alias, Cmnd_Alias, etc . Da uma olhada no man que tem mais configuracoes. Esta que te passei é a mais simples.

    [] Dotta :twisted: [/b]