+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cantisan
    Visitante

    Padrão IP Fixo e Velox

    Pessoal,
    Tenho um link de 256 fixo e agora estou adicionando um outro link ADSL velox de 768, basicamente meus servidores na DMZ ficarao usando tanto para receber como para enviar informacoes usando o link de 256 fixo o resto da minha empresa vai usar o link de 768k, pergunto, qual é o melhor caminho para sua implementação usar apenas uma simples regra nas rotas e adicionar no iptables ? Alguém já passou por isto ? Alguém já tem algum script de contigencia e etc ?

  2. #2
    Visitante

    Padrão 2 adsl

    Tenho um servidor que estou instalando 2 links fixos com 2 operadoras diferentes, gostaria que o servidor verificasse qual a melhor rota ou se nao for possivel minha outra ideia é colocar um link para email e outro para acessar paginas.
    Alguem sabe como fazer isto ?

  3. #3
    cantisan
    Visitante

    Padrão nao entendi

    Seja mais claro, não entendi.

  4. #4

    Padrão IP Fixo e Velox

    1) cara como voce tem 2 links de internet voce pode optar por ou usar o iproute2 (que nao sabe se o link esta ativo a menos que voce use um patch), ele sabera porqual rota enviar e fazer o load balance caso voce queira.

    2) Voce pode criar no seu firewall tanto com o iproute2 uma rota estatica para usando um caminho para cada pacote que vier de uma determinada rede.

    3) Voce pode usar um protocolo de roteamento para resolver o seu problema.... por exemplo jah que voce tem um link adsl, o modem speedstream 5200 (em modo router) tem suporte a RIP (v1 se eu nao me engano), mas ai depende do modem que voce vai usar.


    a 3 solucao eu acho que voce pode ficar um tanto complicada para voce, ja que o q vc ker nao eh tao grande assim, com o iproute2 no seu firewall provavlemente resolvera o seu problema mais facil.

    Leia o Advanced-Routing HOWTO que tem na TLDP (www.tldp.org)

  5. #5
    cantisan
    Visitante

    Padrão mas..

    Tudo o que eu fiz foi adicionar uma nova rede (ppp0) com o velox, sem querer complicar, me explique o seguinte:

    eth1 - 192.168.0.x
    eth0 - 200.x.x.x
    eth2 - 172.16.0.x
    ppp0 - 200.217.x.x

    Quero continuar com o default gw para a eth0, mas o que preciso fazer via route add da vida para indicar que o default gw do ip 192.168.0.1 seja o ppp0.
    Se for um pacote para eth0 ou eth2 o firewall nao vai usar o gw default, pois ele sabe qual é a interface que responde por isto, correto ? Mas caso o pacote venha da interface eth1 (pode ser so o ip 192.168.0.1) e não é o caso de nenhuma das redes mencionadas acima, o firewall tem que redirecionar para a interface ppp0.... Adicionando o default gw como a interface ppp0 e nao a eth0 simplesmente consigo navegar usando o velox, mas todos os servicos da minha dmz param de funcionar na mesma hora.... usei um tcpdump na porta eth0, realmente o pacote chega na interface externa, mas por algum motivo nao passa pela interface eth2 (dmz)...

    ps- O redir seria uma solução cabivel ?