+ Responder ao Tópico



  1. #1
    _ivy_
    Visitante

    Padrão Tabela de Roteamento

    Oiss.. pessoal..

    Destination Gateway Genmask Flags Metric Ref Use Iface
    10.1.1.0 0.0.0.0 255.255.255.0 U 0 0 0 eth0
    127.0.0.0 0.0.0.0 255.0.0.0 U 0 0 0 lo
    0.0.0.0 10.1.1.1 0.0.0.0 UG 1 0 0 eth0


    Dado um pacote que chega pra maquina com essa tabela de roteamento, como eu sei pra onde o pacote vai?

    Alguém poderia me explicar ?

    []'s

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Tabela de Roteamento

    pegue o endereço de destino do pacote e, começando da máscara maior para a menor, até que ocorra uma igualdade, faça:

    <proc. A>
    adress and mask (bit a bit)
    compare o resultado ao endereço de rede (coluna mais a esquerda)
    </proc. A>

    se igual, use a interface/gateway desta linha para enviar o pacote, e encerre
    se diferente, passe a próxima linha e repita o procedimento A.

    observe, que se vc tiver a rota default, se um pacote não der igualdade nas anteriores, ,com certeza daram nela.

  3. #3
    _ivy_
    Visitante

    Padrão Tabela de Roteamento

    Oi

    Valeu por explicar, mas fiquei com uma duvida:

    Vc disse: usa a interface/gateway... como assim, pq eu preciso da informacao do gateway? so a interface nao basta?
    ou vice versa

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Tabela de Roteamento

    Citação Postado originalmente por _ivy_
    Oi

    Valeu por explicar, mas fiquei com uma duvida:

    Vc disse: usa a interface/gateway... como assim, pq eu preciso da informacao do gateway? so a interface nao basta?
    ou vice versa
    Se a rede a ser alcançada estiver ligada a sua interface, basta a interface, se a rede só for alcançável por gateway, então...

    Exemplo é a rota default, pra acesso a internet (é exemplo, pode ser usada sob outras circunstâncias), sua máquina passa os pacotes para um router (do provedor por exemplo) que conhece melhor (e provavelmente, a melhor) a rota até o destino.