+ Responder ao Tópico



  1. #1
    haas
    Visitante

    Padrão É possível?

    É possível em servidores de FTP possuir o recurso de logar o usuário em seu diretório não permitindo ele subir os níveis de diretórios e ainda criar links de diretórios fora da raiz desse usuário?

    Exemplo:

    Usuário: webcam
    Grupo: internet
    Home: /home/webcam
    Raiz do FTP: /home/webcam

    Diretório público: /home/publico
    Grupo: internet

    Criar link em /home/webcam: publico -----> /home/publico

    Observe que /home/publico está fora do diretório /home/webcam e o diretório /home/webcam é o diretório RAIZ "/" do FTP do usuário webcam e eu quero criar um link de /home/publico em /home/webcam sem perder a característica de ter o diretório do usuário como RAIZ do FTP ou seja bloquear o usuário para que ele não consiga subir os níveis de diretório.
    Exemplo:
    Se a raiz do usuário webcam é /home/webcam, ele não conseguiria subir ao nível "/home" e consequentemente ao nível "/".

    Isso é possível? Ter esses dois recursos do FTP ao mesmo tempo?

    Se é, qual servidor de FTP para Linux tem essa função?

    Valeu!

  2. #2
    slice
    Visitante

    Padrão É possível?

    é possível sim...
    vc já usei o ProFTPD e atualmente uso o vsftpd para fazer isso, e exatamente isso, a conexão da minha webcam

    dê uma olhada aqui mesmo no underlinux, na seção Artigos/Documentos ftpd que lá tem alguns tutoriais que ensinam à fazer isso...

    flw!

    Slice

  3. #3
    haas
    Visitante

    Padrão É possível?

    Slice,

    Eu instalei e configurei o vsftpd (ainda sem a opção de chroot), só que os links simbólicos não aparecem no browser, no cliente texto aparece normalmente. Antes com o WU-FTPD aparecia normalmente, só não acessava. O que será que estou deixando de fazer?


    Valeu!!!

  4. #4
    haas
    Visitante

    Padrão É possível?

    Slice,

    Eu fiz outro teste. Veja que em ambiente caracter eu consigo acessar normalmente o link simbólico. Bom, aí eu configurei o chroot e criei o arquivo vsftpd.chroot_list, inseri nesse arquivo os usuários, reiniciei o xinetd, aí aconteceu que os links simbólicos que antes (sem o chroot habilitado) em ambiente caracter eu acessava agora não acesso mais. O comportamento foi igual ao WU-FTPD. O que vc acha disso?

  5. #5
    slice
    Visitante

    Padrão É possível?

    não é mais fácil vc deixar 'publico' o diretorio /home/webcam??? visto que provavelmente vc somente jogará imagens nesse diretorio???

    na hora que chegar em casa eu dou uma olhada melhor nas configurações do meu vsftpd e vejo se existe alguma coisa mais fácil que isso ...

    té mais!

    Slice

  6. #6
    haas
    Visitante

    Padrão É possível?

    Slice,

    Na verdade webcam foi só um exemplo não seria pra colocar imagens. Eu falei com o autor do vsftpd e realmente utilizar chroot e link simbólico para fora do diretório raiz do usuário não funciona, ou é um ou é outro, daí eu resolvi a coisa com o comando "mount", da seguinte forma.

    Criei um diretório dentro da raiz do usuário webcam o diretório "publico";
    Ativei o chroot do vsftpd;
    E por fim fiz mount da seguinte forma:

    mount --bind -r /home/publico /home/webcam/publico

    E por fim incluí no /etc/rc.local para montar automaticamente na inicialização.

    Beleza, tudo funcionou como eu precisava!!!

    Valeu!!!