+ Responder ao Tópico



  1. #1
    criativo
    Visitante

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    Olá a todos

    Pessoal sou meio q iniciante no linux .. instalei o Kurumin na minha maquina ... queria instalar um pacote .rpm

    mas quando mando instalar pelo programinha gráfico .. pede a senha do root .. e depois dá erro .. entaum queria instalar por linha de comando!!

    fica ai a duvida .. como? ops:


    Obrigado

  2. #2

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    Eu não sou usuário do Kurumin e tal, mas eu acho que você tem que utilizar o sudo quando for executar comandos que só podem ser executados como root. Mas de qualquer jeito, para instalar pacotes .rpm fica assim:

    # rpm -hiv pacote.rpm

  3. #3

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    o seu kumura tah instalado ou naum??

    se naum estiver, dah um ALT+F1 e entra na shell d root...

    se estiver, d a senha do root q foi usada na instalacao quando t for pedido

    ou use o sudo

    []'s

  4. #4
    criativo
    Visitante

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    Entaum .. tá instalado na minha maquina entro com o root .. mas o comando naum deu certo naum!!!

    :cry:

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    tenta no console assim:
    rpm -ivh pacote.rpm
    você vai ver um monte de erros de dependência, se estiver certo que estas dependências estão satisfeitas por pacotes do próprio debian (que usa dpkg e no qual o kurumin se baseia) então faça:
    rpm -ivh --nodeps pacote.rpm

    Lembrem-se que os 2 gerenciadores de pacotes não compartilham informação.

    Outra solução: rpm2cpio

  6. #6

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    Ao que eu sei o kurumin nao aceita pacotes rpm, tu tem que baixar o .deb (já que o kurumin é baseado no debian)

    dpkg -a nomedopacote.deb



    ou
    apt-get install nomedopacote

  7. #7

    Padrão Instalar pacote rpm por linha de comando? alguem me ajuda?

    Olha amigo, faz muito tempo que não mexo xom o kurumin, mas eu uso debian, e o debian não tem RPM por default instalado, sendo assim, vc não conseguirá instalar pacotes RPM (Redhat Package Manager) sem antes instalar o RPM no kernel. Tenta o seguinte:

    sudo apt-get install rpm

    isso instalará o RPM no sistema, depois vc navega pelo terminal até onde o pacote RPM que vc está tentando instalar se encontra e roda:

    sudo rpm -ivh pacote.rpm

    mas isso não resolve seu problema, pois pacotes RPM geralmente se pré-compilados para rodar em sistemas basedos em RedHat, o que vai causar falhas de dependências, portanto, sugiro que instale o auto-apt, assim:

    sudo apt-get install auto-apt

    depois de instalado, rode os seguintes comandos:

    sudo auto-apt update
    sudo auto-apt update-local

    se tudo correr direitinho, bastará vc rodar:

    sudo auto-apt run rpm -ivh pacote.rpm (no diretório onde o pacote RPM está)

    este comando fará com que a instalação do pacte seja pausado, caso haja falha de dependência, para que o auto-apt busque as dpendências na internet...

    espero que resolva.

    Por outro lado, posta aí qual o pacote que vc está tentando instalar, pode ser que já exista uma versão para debian, ou kurumin....

  8. #8
    roger_linux
    Visitante

    Padrão Comando desconpactador

    Na tela Gráfica vc digita este comando
    CTRL+ALT+F1 ou Acessa o Terminal.
    esperimente usar este comando
    dpkg -i nomedopacote.deb
    ou rpm -ivh nomedopacote.rpm

  9. #9

    Padrão alien

    No kurumim existe um comando criado pra auxiliar os pacotes rpm. Se eu nao me engano o nome é alien ou algo parecido, de um rpm ou dpkg -a nomedopacote.deb que o nome aparecerá correto pra vc.
    Aí é so utiliza-lo e transformar o pacote rpm para .deb e utilizar o comando:
    dpkg -a nomedopacote.deb
    que funcionará

    Se eu fui muito confuso me pergunta q eu tento t explicar melhor

    valews 8)

  10. #10

    Padrão Re: alien

    Citação Postado originalmente por martinusso
    ... é so utiliza-lo e transformar o pacote rpm para .deb e utilizar o comando:
    dpkg -a nomedopacote.deb
    que funcionará ...
    Desculpae, mas eu acho que não funciona, pelo menos eu nunca consegui fazer funcionar, acontecem muitas falhas de dependências.

    Mas faz o seguinte, postae qual o pacote RPM que você quer instalar pra ver se a gente pode ajudar...