+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limewire teimoso...

    Pessoal, estou com um problema que´inclusive já postei aqui, mas resolvi criar outro tópico pra ser um pouco mais preciso... Meu servidor de internet é um Debian 3 com duas placas de rede, internet eth0 (192.168.255.7) e rede interna eth1 (192.168.3.2). As estações recebem IP por DHCP de um servidor de dados Windows Server 2003. Meu servidor, além de fazer NAT, roda só squid, mais nada. O meu problema é que não consigo bloquear o uso do Limewire, e não tenho autoridade o suficiente pra impedir o uso de outra forma além dessa. Mesmo porque se eu for até a gerência, e disser que tem usuários usando o dito cujo e que isso tá interferindo na qualidade do serviço de internet, ele vai dizer:

    Bloqueie o uso no servidor.

    Só que já tentei de tudo, e o que eu cheguei mais perto foi uma resposta:

    6346/tcp filtered gnutella

    Pelo menos agora diz que tá filtrado, sei lá se isso ajuda em alguma coisa. Não sou expert no assunto. Cheguei a instalar o Limewire em um dos micros do CPD pra testar, e sempre consigo me conectar e baixar arquivos. Detalhe que pode ajudar: nós usamos internet rádio, e já pedi pro provedor bloquear no servidor dele, o que também não resolveu, talvez ele nem saiba como fazer isso :P. Mas a verdade é que ainda tem 3 usuários na minha rede consumindo 80% da banda da internet, já pensei em fazer controle de banda, mas não sou de desistir tão facilmente, não acho justo. Se fosse um windows o servidor, claro, já tinha abandonado, mas Debian !!!
    O Squid desta máquina faz proxi transparente, não precisei configurar nada nas estações e tudo funciona direitinho...

    Bom pessoal, tentei passar toda a situação em detalhes e acho que não esqueci de nada, se alguém puder ajudar, muito obrigado...

    Um abraço...

    PS

    Alguém podia se prontificar de instalar o Limewire em suas estações para testes...

  2. #2

    Padrão Limewire teimoso...

    Kevin Mitnick era adepto à engenharia social, e por isso ficou tão famoso por seus atos. Depois de tanto sofrer tentando bloquear a porta do Limewire aqui na empresa, a solução (pelo menos por enquanto) foi enviar um e-mail para a pessoa certa, que eu tinha certeza que repassaria para outros, logo todos na empresa tinham recebido o dito. O conteúdo, nada mais do que uma mentirinha de que a diretoria da empresa iria promover uma reunião para falar sobre o mau uso da internet na empresa, também fiz questão de ressaltar no e-mail que o administrador da rede (eu) tinha relatórios completos de todos os endereços acessados durante o horário de trabalho, bem como o uso de compartilhadores e messengers. Incrível pessoal, mais ou menos três horas depois, não havia mais um micro usando a porta do Limewire. À noite, depois que todos tinham ido embora, me dei ao trabalho de dar uma olhada em cada um dos 58 PCS da empresa, e qual não foi minha surpresa ao ver que nenhum tinha compartilhador instalado, claro que o registro do rwindows ainda acusava que havia sido removido, mas para mim já tava bom. Tarefa cumprida, nenhum usuário abusando da internet. Mas ainda me interesso em bloquear tudo isso. Bom, chega de papo né. Só quis repassar a todos esta experiência sofrida por mim, dei risada por uns quinze minutos ontem a noite ao lembrar do ocorrido... :P

    Gostaria do comentário de vocês sobre o fato...

    Abraços

  3. #3
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Limewire Teimoso

    Opa, bom ja que vc est'a filtrando n~ao custa nada bloquear com um DROP ou REJECT via iptables nao eh ?

    o problema eh que talvez o usuario malandro mude a porta padrao dele como fazem com o emule... ou pode ser pior ainda pode ser como o Kaaza que quando nao consegue usar a porta padrao dele usa porta http.
    tentei o ipp2p sem sucesso a unica coisa que resolveu foi ( como meu cargo permite isso) falar que iria demitir qq um usasse impropriamente.


    usu'ario eh muito sem noccao das coisas...

  4. #4

    Padrão Limewire teimoso...

    ue usei os comandos do iptables com DROP e com REJECT e o resultado é esse....

  5. #5
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Limeware teimoso

    shu7down,

    quais os comandos que voc^e usou ? tipo no meu caso consegui bloquear o emule e o limeware porem o kaaza e o os "torrents" n~ao.