+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP

    Não estou conseguindo fazer uma rede de linux. A rede é entre 3 computadores, todos ligados por um hubbie (acho que é assim que se escreve) sendo que uma máquina tem 2 placas de rede, uma para ligar o speedy ao computador e outra para ligar ele na proprio hubbie para compartilhar a internet com os outros. A maquina que tem o speedy é a que usa linux Kurumin. As outras usam Windows XP

  2. #2

    Padrão Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP

    ola colega vc quer colocar o kurumim, como gateway, e fazer o samba roda para as maq win xp, é isto. posta ae com mais clareza o que tu quer que eu te dou uma mão.

  3. #3
    Visitante

    Padrão Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP

    então, eu quero por o linux como gateway, ams eu n to conseguindo nem conectar na net por ele. precisava de um guia passo a passo sobre como configurar ele como gateway, sendo q os windows xp jah estão configurados pelo assistente para usarem a minha maquina (xp, e linux) como server d enet.
    um amigo falo preu ligar o cabo do speedy no hub, eu tentei, mas dae fico pior, pq n soube nem conigurar no windows...
    newba eh assim mesmo, tem como fazer um guia pra mim? valews =P

  4. #4

    Padrão Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP

    Bom, guia sobre proxy tem o meu...

    http://squid.linuxit.com.br

    Mas de qualquer jeito, o que você vai ter que fazer muito por cima é isso:

    1 - Ligar o Speedy na placa de rede 1, que vamos chamar de eth0
    2 - Ligar o HUB na outra placa de rede, que vamos chamar de eth1

    Agora, supunhetemos de repentelhos o seu Speedy seja Business, então você não vai ter que configurar nada, ele já deve configurar tudo pra você. Tudo o que você vai precisar é um client de DHCP, que já vem incluso.

    Sendo assim, para você compartilhar a internet facilmente, sem controle algum, só por regra de iptables, você faz assim:

    Código :
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    Agora, supunhetemos que de repentelhos o seu Speedy seja Home, então você vai ter que se conectar primeiro:

    Código :
    # pppoeconf

    Ele vai configurar a sua conexão ADSL, pedindo nome de usuário, senha, blablabla.

    Então você pode executar os seguintes comandos:

    Código :
    # echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    # iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE


    Mas se não funcionar, posta de novo pra gente...

  5. #5

    Padrão Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP

    Não esqueça, que na placa de rede ligada ao HUB tem de estar com um ip tipo 192.168.1.1 e as maquinas com o ip 192.168.1.x apontando o gateway pra 192.168.1.1

    Falows

    PS:Testa o ping das maquinas pro 192.168.1.1 pra garantir que tem conectividade, se não conseguir acesso a internet mesmo assim, pq dae o problema é so mesmo de configuração do server

  6. #6

    Padrão Re: Linux com GW de Internet

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Não estou conseguindo fazer uma rede de linux. A rede é entre 3 computadores, todos ligados por um hubbie (acho que é assim que se escreve) sendo que uma máquina tem 2 placas de rede, uma para ligar o speedy ao computador e outra para ligar ele na proprio hubbie para compartilhar a internet com os outros. A maquina que tem o speedy é a que usa linux Kurumin. As outras usam Windows XP
    kra... a primeira coisa a se fazer, eh vc pensar bem no q vc quer fazer... e quando tiver ao menos uma duvida concreta, poste-a

    ateh o assunto do seu post era vago... a sua duvida entaum... sem comentarios...

    olha soh... antes d mais nda... d uma BOAAAAAAAA olhada nesse link

    http://www.abusar.org/linux.html

    tem varios materiais sobre internet e Linux com GW d redes, o q eh o seu caso...

    quando vc ler, testar, e se der algum pau, posta ae teu prob... assim eh mais facil t ajudar...

    []'s