+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Problema de autenticacao

    Olá pessoal

    Estou montando um servidor de emails qmail + imap + vpopmail + horde + qmailadmin. Instalei tudo normalmente e aparentemente erro algum foi retornado. Mas qdo vou autenticar, tento logar no horde ou ateh no qmailadmin por qualquer conta, da erro.

    O estranho é:

    bash-2.05b# telnet xxxxxxxxxx 110
    Trying xxxxxxxxxx...
    Connected to xxxxxxxxxx.
    Escape character is '^]'.
    +OK Hello there.
    user postmaster@xxxxxxxxxx
    +OK Password required.
    pass lalalalalala
    +OK logged in.
    quit
    +OK Bye-bye.
    Connection closed by foreign host.

    Detalhe: Consigo enviar normalmente um email (telnet na 25 deu certo e envia normal).

    Poderiam me ajudar? Oq pode ser o erro?
    To pensando que o vpopmail ta dando pau, ja que eh ele o responsavel pela autenticacao neh.

  2. #2

    Padrão Problema de autenticacao

    Cara vc nao postou qual erro que da ae, ou eu nao entendi, se puder especifique melhor.

    falows

  3. #3
    kallunga
    Visitante

    Padrão Problema de autenticacao

    Acho q entendi... O TELNET XXXX 110 tá redondo né mas quando vc tenta entrar pelo HORDE nao consegue né...

    Observe o /var/log/maillog e confirme o sucesso do login via POP, conforme vc postou...

    Caso tenha sucesso, reveja a configuração do HORDE ou tente configurar um cliente de e-mail, tipo Kmail apontando para o [email protected],

    Depois observe o /var/log/maillog e veja se o login via POP aconteceu com sucesso...


    Eu utilizo o HORDE e ficou blz!!! Para configura-lo vc pode ir no site da conectiva, baixar o guia do servidor e lá está tudo detalhado... ou vai no google né!!!

    E o imap??? Como está???

  4. #4
    Rooter
    Visitante

    Padrão Problema de autenticacao

    (Tinha eskecido de logar antes, malz pelo anonimato)

    Eh isso mesmo que o kallunga entendeu..

    Fiz uma conta num gerenciador de email da vida e autenticou normalmente via POP:

    Jan 18 15:06:03 frodo pop3d: Connection, ip=[::ffff:192.168.10.1]
    Jan 18 15:06:03 frodo pop3d: LOGIN, user=postmaster@xxxxxxxxxx, ip=[::ffff:192.168.10.1]
    Jan 18 15:06:03 frodo pop3d: LOGOUT, user=postmaster@xxxxxxxxxxxx, ip=[::ffff:192.168.10.1], top=0, retr=0

    Agora o IMAP, esse deve ser o problema... ele conecta por telnet normalmente, porem qdo tento autenticar da pau:

    bash-2.05b# telnet localhost 143
    Trying 127.0.0.1...
    Connected to localhost.
    Escape character is '^]'.
    * OK [CAPABILITY IMAP4rev1 UIDPLUS CHILDREN NAMESPACE THREAD=ORDEREDSUBJECT THREAD=REFERENCES SORT QUOTA IDLE ACL ACL2=UNION STARTTLS] Courier-IMAP ready. Copyright 1998-2004 Double Precision, Inc. See COPYING for distribution information.
    a login postmaster@xxxxxxxx minha_senha
    Connection closed by foreign host.

    MAILLOG:
    Jan 18 15:51:42 frodo imapd: Connection, ip=[::ffff:127.0.0.1]
    Jan 18 15:51:51 frodo imapd: /usr/bin/imapd: error while loading shared libraries: libfam.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory

    Uma olhada no maillog da erro numa lib, creio que deve ser algum problema no proprio courier-imap. Quando tento logar no Horde, ele gera um log no maillog normal (Jan 18 15:51:42 frodo imapd: Connection, ip=[::ffff:127.0.0.1] ). O que sera??

  5. #5
    kallunga
    Visitante

    Padrão Problema de autenticacao

    Pelo q eu sei, o courier-imap tem sua própria base de usuários né... isso vc já certificou que o usuário realmente existe?

    A porta 143 está aberta e o serviço está ativo, conforme log. O problema está mesmo na autenticação do courier-imap. O courier-imap tem um esquema de autenticação que eu não conheço muito bem. Eu tentei instala-lo mas deu erro de compatibilidade e eu não quis forçar a barra então instalei o pacote IMAP que vem no próprio CD do Conectiva10, e ativei-o através do inet. Então, os usuários de e-mail são os mesmos do sistema. Fiz o mais simples possível porque foi meu 1º mailserver e tenho algumas dúvidas ainda sobre o POSTFIX.

    Mas vc conseguiu ver os e-mails através do Cliente, KMAIL OUTLOOK ou similar?

    Acho que os protocolos POP e IMAP são totalmente independentes. Caso seja, o servidor POP pode estar lendo sua base de usuarios do sistema, enquanto o IMAP poderia estar lendo da basa própria do courier-imap. Vc já pensou nisso? Isso tb seria uma dúvida minha!!!

    Blz!!!

  6. #6
    Rooter
    Visitante

    Padrão Problema de autenticacao

    Malz pela demora em responder, mas consegui autenticar!
    Valeu pela ajuda kra...o problema tava mesmo na libfam, tive que arrumar isso e funfou!

    Só tem um detalhe, nao quero abrir outro topico, entao peço mais outra ajuda por aki hehe... qdo tento enviar ou receber email, da erro de relay:

    Jan 25 12:14:14 frodo sm-mta[31487]: j0PEEEGZ031487: ruleset=check_rcpt, arg1=<postmaster@XXXXXXX>, relay=localhost.XXXXXXXX [192.168.10.1] (may be forged), reject=550 5.7.1 <postmaster@XXXXXXXXXX>... Relaying denied. IP name possibly forged [192.168.10.1]

    Meu arquivo de tcp.smtp ta da seguinte forma:

    127.:allow,RELAYCLIENT="",QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-scanner-queue.pl"
    192.168.10.:allow,RELAYCLIENT="",QMAILQUEUE="/var/qmail/bin/qmail-scanner-queue.pl"

    Aparentemente esta tudo certo, nao?