Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom.. Ja que esse é um tema polemico e que como disse Demiurgo nao existe muita referência, vou dizer o pouco que sei a respeito.

Seguinte...
    Ja devem ter ouvido falar da Teoria de Fresnel, certo?

Bom... de acordo com o técnico de wireless da Motorola que tive contato a pouco tempo atrás, onde tive a oportunidade de conhecer o Canopy, conversa vai, conversa vem..rsrs... e ele me informou e até desenho, me convencendo que o unico problema causado por um rio, mar, piscina, telhado de zinco, morros e tals.. é o problema da teoria de Fresnel, onde... tem que ser calculado a altura das duas bases, e a distancia, para saber extamente a altura necessária das bases para que a onda nao "bata no obstaculo" e reflita, bom.. vou fazer um desenho e posto depois.... espero nao ter falado besteira... sabe né.. esse cara da motorola é o CARA.. eheheh...

2.    Publicidade

3. Cebolark, vou ter que discordar totalmente de você...

Zona de Fresnel não tem nada a ver com esse caso. A zona de Fresnel leva em consideração obstáculos no campo de transmissão, que forma uma elipse.

Por exemplo: Se vc está em um cliente, e dá pra vc ver apenas a "pontinha" da sua omni porque um prédio está no caminho, seu link talvez até funcione, mas vai ficar muito debilitado. Isso é devido à área usada para transmissão, que não é só a linha reta de visada. É essa área a zona de Fresnel.

O que o seu amigo lhe disse sobre elevar as antenas: seria exatamente essa a solução para este exemplo do prédio. Mas não tem nada a ver com a água.

Uma imagem ilustrando a zona de Fresnel está em http://www.vertentes.com.br/temp/fresnel.gif

[ ]'s
    Denilson

PS: Parece que eu via uma sugestão aos moderadores sobre criar um espaço para envio de imagens... Seria interessante! Neste tópico precisei colocar 2 imagens e seria legal que isso ficasse no fórum...

4. Galera, num post anterior eu dei um link pra uma imagem sobre reflexão, mas o sistema linkou a vírgula tb. O correto é:

http://www.vertentes.com.br/temp/onda_defasada.gif

5. Certo..mas eu vou discordar de você...

Se levar em consideração a Zona de Fresnel, nao iria haver reflexo na agua, o que evitaria e muito a interferencia.

Se a onda de radio esta passando em uma altura onde nao reflita na agua, a grande probabilidade da agua também não causar nenhum problema....

6. Entendi o que você quis dizer, mas ainda há um equívoco.

A zona de Fresnel não é a área onde há emissão de sinal, e sim a área onde há transmissão de dados daquele link em particular.

Fiz uma mistura dos dois desenhos e coloquei em http://www.vertentes.com.br/temp/ond..._+_fresnel.gif

A zona de Fresnel está em vermelho, e não está "encostando" na água. Mas a questão é que a antena do AP - vamos imaginar que a da esquerda seja uma setorial de um AP - emite não só pro cliente da imagem, mas cria um espectro muito maior que isso. O cliente usa a área da zona de Fresnel para transmitir dados, mas as ondas que a setorial espalha o bombardeiam do mesmo jeito.

[ ]'s
    Denilson

7.    Publicidade