+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Eliane_sts
    Visitante

    Padrão Servidor de Log

    Olá pessoal, estou começando a mexer com o Linux RedHat9, preciso fazer um servidor de log. Já instalei o syslog-ng, mas não sei como ativá-lo ou configurar... vc's tem alguma dica, mas que seja para leigos??

    Obrigada

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Servidor de Log

    Olha este arquivo cheio de exemplos e comentários:
    http://www.campin.net/syslog-ng/expanded-syslog-ng.conf

  3. #3
    Visitante

    Padrão Servidor de Log

    valeu pela dica... mas uma coisa, como eu sei se ele está realmente rodando??? com o ps -f ele me mostrou o syslogd rodando..... qual arquivo cuida para que ele seja startado???

    Brigaduuuuuuuu

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Servidor de Log

    digite:
    chkconfig --list
    Isto lista os serviços e runlevels, usando as opções on e off do chkconfig, é possível selecionar quais os serviços devem ou não subir durante a inicialização em cada runlevel.
    Para subir ou baixar o serviço sem reinicializar, procure pelo script do serviço em /etc/init.d, ou procure executar o binário diretamente. Observe para não deixar dois serviços similares rodando ao mesmo tempo, por exemplo, dois serviços que usam a mesma porta tcp, o segundo não subirá pois a porta estará em uso.
    A propósito, ,quando o serviço faz listen em uma porta (se estiver configurado para receber log via net, o syslog vai se enquadrar neste caso), pode se usar a opção -p do netstat (como root), ele listara as portas e processos associados.
    Assim será possível saber se a porta esta sendo "ouvida"pelo binário que se estava esperando.