+ Responder ao Tópico



  1. #1
    diogo_ament
    Visitante

    Padrão Problema na Inicialização do Linux

    Caros amigos, este é o meu primeiro post por aqui e acho que já comecei com um problemão. hehehehe

    Na verdade, o meu problema é um conjunto de problemas que ocasionaram no não carregamento do linux na máquina.

    Primeiro Problema: Peguei o HD de uma máquina q tinha o linux instalado e o coloquei num Pentium 100, 32MB RAM e 4GB HD. Aí começaram os problemas. O linux não carregava de jeito algum, dava o mesmo erro que dá agora. Detalhe que eu atentei para o fato de que na outra máquina este HD era o hda1 e assim o fiz no P100 também. E então achei que fosse porque eu tinha pegado o hd de outra máquina e decidi formatar e instalar tudo de novo.

    Segundo Problema: O disquete de boot do mandrake carregava a instalação, mas na hora de começar a instalar, ele disse que não encontrou drive de CD, mas tem um drive lá e o CD do mandrake 10 está dentro dele. Então eu peguei uma imagem de boot alternativa e então esta conseguiu encontrar o CD e a instalação começou.
    Formatei o hd em ext2 e mandei ver na instalação, só instalei oq eu realmente preciso, ou seja, tudo menos os pacotes de escritório.

    Terceiro Problema: Consegui configurar o modo gráfico, a rede e tudo mais, só faltava reiniciar e ir pra galera com o mandrake linux instalado na máquina. Reiniciei o PC e a seguinte mensagem:

    Código :
    Creating root device
    Mounting root filesystem
    mount: error 6 mounting ext2 flags defaults
    well, retrying without the options flags
    mount: error 6 mounting ext2
    well, retrying without any flag
    mount: error 6 mounting ext2
    well, retrying read-only without any flag
    mount: error 6 mounting ext2
    pivotroot: pivot_root(/sysroot,/sysroot/initrd) failed: 2
    remounting devfs at correct place if necessary
    mounted devfs on /dev
    freeing unused kernel memory: 227k freed
    kernel panic: no init found. try pass init= option to kernel

    Por incrível que pareça, a mesma mensagem que apareceu quando eu coloquei o HD ainda com o a antiga instalação.

    Bom, eu já usei um LiveCD pra ver como estavam as partições e olhei no lilo.conf pra ver pra qual partição que apontava o boot. E está tudo ok, então eu não sei mais oque fazer.

    Espero obter ajuda aqui.

    Abraços![/b]

  2. #2
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão Problema na Inicialização do Linux

    cara, isso aconteceu comigo qd instalei numa maquina q tinha 2 hds, ae mudei o hd pra outra maquina e ficou dando essa bronca ai. sinto nao poder ajudar pq vc escreveu pra caramba e ficou confuso...

  3. #3
    felco
    Visitante

    Padrão Problema na Inicialização do Linux

    Voce formatou o /boot? Ou na sua instalacao so existe o /?
    Oque ta acontecendo eh que depois de bootar o kernel nao conseguiu montar o root ( / ) eh consequentemente ele nao conseguiu achar o /sbin/init eh sem ele nao existe seu linux...
    Pode ser que o seu lilo.conf nao esteja correto, pode ser que seu /etc/fstab nao esteja correto, ou seu HD esta com bad blocks...
    Bom se estivesse no seu lugar pegaria um LiveCD eh faria um boot por ele eh daria os seguintes comandos:

    # mkdir /mnt/newlinux
    # mount /dev/hda3 /mnt/newlinux
    # mount -t proc none /mnt/newlinux/proc
    # chroot /mnt/newlinux /bin/bash

    Estou presupondo que seu /dev/hda3 eh a particao /
    Isso vai funcionar, entao eu iria no /etc/lilo.conf e verificaria:

    boot = /dev/hda1
    Esta apontando para a particao aonde esta o kernel que fica sempre dentro do dir /boot

    image = /boot/vmlinuz
    Se o nome da imagem esta correto

    root = /dev/hda3
    Eh o mais importante se o root esta apontando pra particao certa

    Provavelmente seu problema esta no ultimo item, eh pra descubrir qual eh a particao correta eh facil:

    # fdisk -l
    Vai aparecer algo parecido com isso:
    Device Boot Start End Blocks Id System
    /dev/hda1 * 1 1275 10241406 7 HPFS/NTFS
    /dev/hda2 1276 1282 56227+ 83 Linux
    /dev/hda3 1283 6146 39070080 83 Linux
    /dev/hda4 6147 9733 28812577+ 5 Extended
    /dev/hda5 6147 6178 257008+ 82 Linux swap
    /dev/hda6 6179 9733 28555506 c W95 FAT32 (LBA)

    O importante ai eh as particoes com ID 83 ou ainda as que sao Linux, vc nao vai ter muitas opcoes ou talvez tenha muitas monte uma a uma e de um ls na raiz delas eh veja se aparece algo parecido com isso:

    bin/ boot/ dev/ etc/ home/ lib/ lost+found/ mnt/ proc/ root/ sbin/ sys/ tmp/ usr/ var/

    Se aparecer essa eh a particao correta pro root
    Caso estaja realmente errado o parametro root do Lilo e vc corrija e nao resolva seu problema tente isso:

    # fsck.ext2 -c /dev/hda

    Se isso tudo nao resolver seu problema... faca isso:

    http://www.google.com.br/search?hl=p...a+Google&meta=

    Eh boa sorte!

  4. #4
    felco
    Visitante

    Padrão Problema na Inicialização do Linux

    Ahhh se voce mexer em algo no Lilo nao se esqueca:

    # lilo
    Added Linux *
    #

  5. #5
    diogo_ament
    Visitante

    Padrão Problema na Inicialização do Linux

    Aê, Galera...

    Valeu mesmo, mas eu já sei qual é o problema:

    Compaq Presario !

    Isto mesmo, o computador que eu to tentanto usar o linux é um Compaq Presario de 32MB de memória e Pentium 100.

    Ele é todo cheio de graça, não tem Setup da BIOS. Os programas de instalação, de várias distribuições, não conseguem usar o HD q está instalado. Vive dando erro. Fui tentar instalar o Ubuntu Linux e não consegui também porque ele não consegue formatar o HD.

    Troquei o HD de máquina e tudo funciona, só nesta máquina quem tenho problemas. O pior da história é que só posso usar o linux nela, pq aqui na empresa, ninguém me deixa instalá-lo em outra máquina

    abraço!