+ Responder ao Tópico



  1. #1
    violinista
    Visitante

    Padrão Consumo de recursos pelo raid1

    Eaê, galera !!!

    Pessoal, gostaria de saber de quem já mexeu com RAID1 ... é normal o raid1d consumir quase 50% da cpu com o micro ocioso :?: :?: :?:

    Eu configurei o raid aki, tá funfando blzinha ... mas dá pra perceber, só em digitar alguns comandos, que o micro tá mais lerdo ...

    Bom, talvez isso justifique: Pentium III 500 ... 320 de RAM ... os dois discos são IDE ...

    Mas de qquer forma ... vocês acham q o processo tá consumindo muito processamento ?! Ou isso é normal ?! :roll:
    PS.: esse micro será o servidor de banco de dados de um supermercado, recebendo solicitações a toda hora sobre produtos, vendas, etc ...

    Ah, outra coisa ... eu espelhei o disco inteiro ... será que tem alguma coisa a ver ???

    Desde já, valewwwww !!!!

  2. #2
    Visitante
    Visitante

    Padrão Consumo de recursos pelo raid1

    Nao e normal nao.... tenho uns servidores de e-mail com RAID1 de software e e praticamente transparente. Mas no meu caso eu criei varias uma particao para o "/", outra para o "/var" e outra pra "/email" onde ficam as menssagens.... e nao fiz raid no swap.

  3. #3
    violinista
    Visitante

    Padrão Consumo de recursos pelo raid1

    Valew visitante !

    Eu saí pra almoçar, e qdo voltei, havia a seguinte mensagem no console:

    md: md0: sync done.

    Ou seja, o consumo da cpu era por que ele tava sincronizando os discos ... ops: ops: ops: Agora o sistema tá legalzinho ...

    Vocês acham que fazer raid com o swap seria um inconveniente ?

    Valew !!!!

  4. #4
    Visitante
    Visitante

    Padrão Consumo de recursos pelo raid1

    Da pra vc acompanhar o processo de Sincronizacao

    cat /proc/mdstat

    Personalities : [raid1]
    read_ahead 1024 sectors
    md3 : active raid1 hda5[0] hdc5[1]
    26306304 blocks [2/2] [UU]

    md2 : active raid1 hda3[0] hdc3[1]
    522048 blocks [2/2] [UU]

    md1 : active raid1 hda2[0] hdc2[1]
    6144768 blocks [2/2] [UU]

    md0 : active raid1 hda1[0] hdc1[1]
    6144704 blocks [2/2] [UU]


    Eu acho desnecessario, visto que la nao tem nenhuma informacao que sera recuperada em caso de pane, e dependendo da quantidade de memoria ram e de utilizacao do swap vai derrubar a performance.

    deixa duas particoes pra swap, uma em casa disco, deixa a do primeiro ativo e em caso de falha vc passa a usar a outra.

  5. #5
    violinista
    Visitante

    Padrão Consumo de recursos pelo raid1

    Legal !!! Show essa dica sobre as partições swap ... vou fazer isso aqui ...

    Valew !!! :wink: