+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Interface por MAC

    galera como ativo uma interface por mac no modo default

    to usando um debian e meu problema e o seguinte

    tenho em ETH0 uma PCI e instalei uma 2 placa de rede

    ao carregar o modulo no modconf o gerenciador coloco o modulo NE carregar primeiro que o realtek consequentemente o NE passou para ETH0 e a PCI para ETH1


    Como resolvo isso dentro do arquivo interfaces para agregar a ETHX ao mac da placa correspondente


    este caso e facil mas e a mesma regra aplicada ao caso de 2 ou mais placas PCI igual de mesma marca que o sistema se confunde e troca a ordem das ETHx alternando entre elas, para quem ler este post ja ta aqui a solução total deste problema se é que alguem aqui pode me ajudar

  2. #2

    Padrão Interface por MAC

    Confira se os moludos estao carregados corretamente, basta acrescentar no
    arquivo /etc/modules.conf o alias para placa, por exemplo:

    Listando os modulos carregados com o comando lsmod:
    ....
    ....
    3c59x 36776 1 (placa 3com)
    8139too 45443 1 (placa realtek 8139)
    ...
    ...

    Depois de conferidos os modulos carregados, edito o arquivo /etc/modules.conf
    e acrescendo os aliases:

    # alias eth0 8139too
    # alias eth1 3c59x

    No seu caso:

    # alias eth0 8139too
    # alias eth1 ne (modulo listado para a placa)


    O arquivo interfaces continua da mesma maneira.

    Acho que isso resolve o seu problema.
    Qualquer coisa posta aih.

    Abracos

  3. #3

    Padrão Interface por MAC

    e se o peao usa duas placas iguais??? esta solução ja nao e valida

  4. #4
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Interface por MAC

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    e se o peao usa duas placas iguais??? esta solução ja nao e valida
    Mais a dúvida do nosso colega envolvia placas diferentes e a solução proposta é adequada...

  5. #5

    Padrão Interface por MAC

    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    e se o peao usa duas placas iguais??? esta solução ja nao e valida
    Mais a dúvida do nosso colega envolvia placas diferentes e a solução proposta é adequada...
    nao nao, eu to com este problema tambem, imagina agora vc nao pode comprar 3 placas iguais?....

    O topico ja dis bem o que eu toquerendo fazer, sei que tem como ,as nao quero usar o ifconfig quero definir na auto inicialização


    alguem sabe a solução definitiva?

  6. #6

    Padrão Interface por MAC

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    Citação Postado originalmente por gmlinux
    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    e se o peao usa duas placas iguais??? esta solução ja nao e valida
    Mais a dúvida do nosso colega envolvia placas diferentes e a solução proposta é adequada...
    nao nao, eu to com este problema tambem, imagina agora vc nao pode comprar 3 placas iguais?....

    O topico ja dis bem o que eu toquerendo fazer, sei que tem como ,as nao quero usar o ifconfig quero definir na auto inicialização


    alguem sabe a solução definitiva?
    em modprobe.conf

    alias eth0 rtl8185too
    alias eth1 rtl8185too
    e por ai vai!!

  7. #7

    Padrão Interface por MAC

    cara se as placas sao iguais, ele vai ordenar elas por alguma mecanismo, cujo eu nao sei ao certo, mas provavelmente é o numero do pci bus que ela se encontra, sacou?

  8. #8
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Interface por MAC

    Citação Postado originalmente por mistymst
    cara se as placas sao iguais, ele vai ordenar elas por alguma mecanismo, cujo eu nao sei ao certo, mas provavelmente é o numero do pci bus que ela se encontra, sacou?
    O critério é hardware, o PCI possui uma ordem, observe na placa.
    Se tiver 3 placas realtek, quando subir o módulo as três são reconhecidas simultaneamente (alguns modulos se pode evitar isto), mais o módulo vai nomea-las na ordem do PCI.

  9. #9

    Padrão Interface por MAC

    engano de vcs ai que ta , ele nao tem criterio algum alem da ordem do modulo na hora de carregar, muitas veses ele inverte a placa

    horas se temho 2 placas com o mesmo modulo porem ips diferente -lembre-se nao tenho criterio de PCI algum! varias veses ele me trocou a ETHO de PCI, eu sei que li em algum forum se que o negocio e agregar o MAC a interface so nao sei como, mas uma santa alma vai ajudar ai, e sei que a malandragem e feita no arquivo interfaces,


    Lembrando! o negocio da ordem do BUS e furada nao acredite nisso que aqui inverteu contantemente!

  10. #10
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Interface por MAC

    Comigo nunca trocou a ordem, mais se você esta dizendo que isto ocorreu com você pode ser verdade, mais analisa comigo:
    Quando você liga a máquina, o bios varre a memória a procura de devices (POST), configurando os devices Plug and Play na ordem em que são detectados, o sistema operacional também segue rotina similar, não existe aleatoriedade neste processo, é um processo deterministico.
    Assim, além de nunca ter presenciado alteração na ordem, teoricamente também não haveria motivo para eu não acreditar neste principio.
    Assim, até que eu presencie uma situação contrária, continuo confiando neste principio.

  11. #11

    Padrão Interface por MAC

    bom gente a situação ocorre aqui, preciso de uma solução que fixa a INTERFACE por MAC da placa de rede