+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão mount.smbfs

    Olá pessoal,

    Eu estou com um LiveCD meu (usando knoppix). Tenho um script que configura a rede e monta um compartilhamento fornecido pelo windows 2003 server. O problema é que o script tenta montar esse compartilhamento durante a execução, após já ter configurado a rede com ifconfig e route. Mas a montagem não é feita na primeira vez que eu executo o script. Se eu dou um df após executar o scripte ele me dá a mensagem (após um timeout).:

    SMB server not responding
    smb_get_length: recv error = 5
    smb_request: result -5, setting, invalid

    O estranho é que se eu rodar o script mais uma ves ele monta normalmente e eu posso trabalhar tranquilamente. O comando usado para montar o compartilhamento no script é:

    /sbin/mount.smbfs //$IP_SERV/$COMPART /$PTO_MONTAGEM -o username=$USER, password=$SENHA

    Agradeço se alguem puder me ajudar.

  2. #2

    Padrão mount.smbfs

    Embora eu nunca tivesse problema montando pelo /etc/fstab, tente colocar o seu script no /etc/rc.X com um número maior do que o link para o script de inicialização de rede.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão mount.smbfs

    Olá Stéfano,

    Isso é um problema, se eu coloco o script em rc.X ou em rc5.d, ele inicializa antes da carga do prompt de comandos, o que faz com que minha função do xdialog do script fique de forma incorreta (toda deformada), tambem não posso montar o sistema de arquivos antes do script rodar porque este recebe o ip do servidor. to com um problemão em mãos...preciso que ele rode, pegue os dados de ip, dns, gw e servidor windows. Isso ele faz, o problema é para montar o windows no linux. Porque será que ele não monta na primeira mas monta na segunda tentativa? Agradeço de qq forma e se tiver alguma idéia agradeço mais ainda.

    Até mais,

  4. #4

    Padrão mount.smbfs

    Citação Postado originalmente por netuno
    Olá Stéfano,

    Isso é um problema, se eu coloco o script em rc.X ou em rc5.d, ele inicializa antes da carga do prompt de comandos, o que faz com que minha função do xdialog do script fique de forma incorreta (toda deformada), tambem não posso montar o sistema de arquivos antes do script rodar porque este recebe o ip do servidor. to com um problemão em mãos...preciso que ele rode, pegue os dados de ip, dns, gw e servidor windows. Isso ele faz, o problema é para montar o windows no linux. Porque será que ele não monta na primeira mas monta na segunda tentativa? Agradeço de qq forma e se tiver alguma idéia agradeço mais ainda.

    Até mais,

    Ele não monta no boot, mas monta depois porque ele requer algum serviço que não foi iniciado na primeira vez que ele foi executado. Depois que você tenta de novo, o serviço que ele requer já está iniciado, daí ele roda. Justamente por este fato que eu falei para você olhar o número dos seus links nos /etc/rcX.d da vida. Você tem que colocar o nome do link do seu script que está montando COM UM NÚMERO MAIS ALTO que o número do serviço que ele inicia... eu sei que é um pensamento complicado de se seguir, mas nada que umas 10 lidas nisso aqui não resolvam.


    Abraços!

  5. #5

    Padrão mount.smbfs

    Olá Stéfano,

    É complicado sim mais nem tanto. Entendo o que vc quis dizer, os serviços que estão em rc5.d (runlevel 5) são iniciados (assim como os que iniciam com K são mortos no runlevel6 e 0) na ordem em que aparecem seus números apos o S. Esses arquivos na verdade são links simbólicos que apontam para /etc/init.d. Como eu te disse anteriormente esse não é o problema. Eu nem to tentando iniciar eles no runlevel5 e sim após a carga total do sistema. Estou esperando o init carregar todos os serviços que estão linkados no /etc/rc.d/rc5.d e me apresentar o prompt. Só então eu rodo o script. Na primeira vez não da certo mas na segunda da.

    Mas tudo bem, eu agora dei uns sleep para dar tempo da montagem ser finalizada pelo smb e parece que deu certo. Mas obrigado pela ajuda de qualquer forma e pela aula na hierarquia de serviços nos runlevels.

    Até mais e obrigado.

  6. #6

    Padrão mount.smbfs

    Opa, precisando estamos aí!