+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Partição de Swap

    Se eu aumentar a memória RAM da maquina, obrigatóriamente tenho que aumentar a partição de Swap? Caso seja necessario. Tem como aumentar a partição de Swap sem tem que reinstalar todo o sistema?

    Grato.

  2. #2

    Padrão Partição de Swap

    Não é obrigatório não, utilizar o swap com o dobro da ram é apenas uma recomendação....
    mas se vc quiser alterar o tamanho dela vc vai precisar redimensionar, ouvi falar ai no forum que o qtparted faz isso, mas nunca testei ele

  3. #3
    mariogomide
    Visitante

    Padrão Partição de Swap

    E aí!

    Olha só, se o computador for um pouco fraco, digamos, P-III 1.0 GHz memória 128 MB pra baixo, então é sempre bom deixar o swap com o dobro da memória. Mas se a sua máquina for boa com 256 MB de memória, pode deixar o swap com 256 MB, dificilmente ele será extensiva e constantemente usado.

  4. #4
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Partição de Swap

    Cara, num precisa reinstalar o sistema não, tu podes usar o qtparted como já foi sugerido, ou então, caso vc tenha espaço sobrando no hd apaga a swap, e recria com um tamanho maior. Depois disso, vc executa o mkswap /dev/hdxy .. depois swapon /dev/hdxy .. depois swapon -s .. ele mostra se a partiçção ta ok .. depois disso é só editar o fstab e colocar :
    /dev/hdxy none swap swap 0 0

    num precisa nem reiniciar .. eu fiz isso com a ferramenta top em execução, e detectou na hora que foi "adicionado" uma partiçãoi swap!!!!!!!!!!!!


    esse jeito slack de ser eh MASSA!!!!!

  5. #5
    Visitante

    Padrão Partição de Swap

    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    Cara, num precisa reinstalar o sistema não, tu podes usar o qtparted como já foi sugerido, ou então, caso vc tenha espaço sobrando no hd apaga a swap, e recria com um tamanho maior. Depois disso, vc executa o mkswap /dev/hdxy .. depois swapon /dev/hdxy .. depois swapon -s .. ele mostra se a partiçção ta ok .. depois disso é só editar o fstab e colocar :
    /dev/hdxy none swap swap 0 0

    num precisa nem reiniciar .. eu fiz isso com a ferramenta top em execução, e detectou na hora que foi "adicionado" uma partiçãoi swap!!!!!!!!!!!!


    esse jeito slack de ser eh MASSA!!!!!
    PUXA! Legal heim.
    O que eu mais gostei, foi o fato de você dizer, que nem precisa reiniciar o sitema.
    Será que isso que você me passou funciona no CL 9?

    Valeu...

  6. #6
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Partição de Swap

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Citação Postado originalmente por D4rk_Sl4ck
    Cara, num precisa reinstalar o sistema não, tu podes usar o qtparted como já foi sugerido, ou então, caso vc tenha espaço sobrando no hd apaga a swap, e recria com um tamanho maior. Depois disso, vc executa o mkswap /dev/hdxy .. depois swapon /dev/hdxy .. depois swapon -s .. ele mostra se a partiçção ta ok .. depois disso é só editar o fstab e colocar :
    /dev/hdxy none swap swap 0 0

    num precisa nem reiniciar .. eu fiz isso com a ferramenta top em execução, e detectou na hora que foi "adicionado" uma partiçãoi swap!!!!!!!!!!!!


    esse jeito slack de ser eh MASSA!!!!!
    PUXA! Legal heim.
    O que eu mais gostei, foi o fato de você dizer, que nem precisa reiniciar o sitema.
    Será que isso que você me passou funciona no CL 9?

    Valeu...
    Cara, acho que funciona sem problemas .. pq isso num eh da distribuição e sim do Kernel.

  7. #7
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Partição de Swap

    aproveitando o gancho


    pq quando a maquina começa a usar o swap a maquina fica lenta ???

  8. #8

    Padrão Partição de Swap

    Resposta simples pra uma pergunta simples...

    Simplesmente porque o acesso ao disco rigido eh mais lento doque o acesso a memoria...

    Há um gargalo imenso...

    Outra coisa... Pra destruir uma swap menor pra fazer outra maior eh preciso arrumar um live-cd ou o instalador da distro e fazer isso.

    Se seu pc so tiver 128 de memoria e usar interface pesada, com certeza ela vai montar a swap e ai não vai dar pra desmontar porque swap em uso nao desmonta.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Partição de Swap

    é verdade


    agora eu ja vi maquina com 2gb de ram e mesmo assim usar a swap

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Partição de Swap

    é verdade


    agora eu ja vi maquina com 2gb de ram e mesmo assim usar a swap
    mesmo a maquina estando em modo texto e sem nada
    como eu faço para saber o pq esta usando tanto assim

    ja monitorei pelo TOP e nada