+ Responder ao Tópico



  1. #1
    msf
    Visitante

    Padrão Owner: eis a questao!

    Ai, pessoal!

    Instalei o editor Eclipse em minha maquina (Suse 9.2) e armazenei-o no diretorio /usr/share.
    Utilizei o usuario root para tal.
    Quando entrei com outro usuario (o usuario de trabalho), recebi uma resposta de que nao podia criar/executar o jar do eclipse porque meu usuario nao era o owner do arquivo.
    Po, o root nao deveria permitir a utilizacao de qualquer aplicativo instalado por ele e cujo owner eh ele mesmo?
    Como sou oriundo do M$ Windows, acho q ele tem permissoes de administrador , que tambem "permitem" q outros usuarios comuns execute um programa.

    Sds,
    Marcos

  2. #2

    Padrão Owner: eis a questao!

    Quando voce cria ou instala algo como o root e nao da permissao para outros usarios usarem so o root consegue executar, como utiliza SuSE recomendo instalar as coisas via apt-get ou Yast, pois evita esses problemas.

    falows

  3. #3
    belvio
    Visitante

    Padrão Owner: eis a questao!

    Usuários comuns tb podem executar aplicativos instalados pelo root
    basta que vc de as permissões necessárias para tal.
    va até o diretório onde vc instalau que no caso é /usr/share e verifique as permissões do arquivo que vc esta tentando executar através do comando
    ls -l vc vai ver algo como:
    -rwxr-xr-x 1 root root 27178 2005-03-11 11:18 eclipse

    podemos ver que o dono do arquivo é o root. mas tb outros usuários tb tem permissões tem permissões para executar este arquivo.

    logado como root use o comando chmod 777 [nome do arquivo]
    e em seguida tente execu-lo com seu usuário.

    pesquise um pouco sobre permissões de arquivos aki mesmo no forum vc vai solucionar seu problema e aprender um pouco mais. ATE +!!!!!

  4. #4
    Visitante

    Padrão Owner: eis a questao!

    Nao eh uma boa dar permissao 777 para um arquivo se for fazer assim o melhor é criar um link no /usr/local/ com as permissoes necessarias.

    falows