+ Responder ao Tópico

C++



  1. #1

    Padrão C++

    e ae glaera blz....estou aprendendo na faculdade a liguagem c++ e uso no windows o compilador da borland d c++ e gostaria d usa 1 compilador q nem ele no linux ja ouvi fala do gcc mais como q eu uso ele certinho c algume pode me passa algum tutorial dele tbm valeu galera!!!

  2. #2

    Padrão C++

    Cerebro, boa noite ......
    Me tira uma dúvida amigo.
    Com o C++ você faz aplicativos em ambiente visual ??? Você acessa a qualquer banco de dados ???
    Estou pesquisando linguagens de programação para Linux, mas que seja em ambiente visual e que acesse a maioria dos bancos de dados disponíveis.
    Um abraço ....... :good:

  3. #3
    gmlinux
    Visitante

    Padrão C++

    Existem bibliotecas gráficas, como a gtk e qt, é uma questão de lib, na pior hipótese, faça uma

  4. #4
    kappalinux
    Visitante

    Padrão C++

    Oi, caso queira compilar algo em c++ no linux vcs devem usar o g++.
    Supondo que exista um programa com 3 bibliotecas e 3 arquivos cpp:
    Bibliotecas:
    Lib1.h
    Lib2.h
    Lib3.h

    CPP's:
    Lib1.cpp
    Lib2.cpp
    Lib3.cpp

    para compilar, seria:
    g++ -LLib1.h -LLib2.h -LLib3.h Lib1.cpp Lib2.cpp Lib3.cpp -o <nome_do_executavel>

    É interessante pesquisar sobre Makefile, que pode facilitar a compilação.

  5. #5

    Padrão C++

    Soh uma correcao kappalinux: header files (.h) nao sao bibliotecas (-L). Vc apenas referencia elas no .c. Nao precisa dizer nada no comando de compilacao (no maximo -I pra dizer o path onde estao)

    cerebro: bem... eh locura dominar 100% o gcc. Ele tem mais de 50 opcoes. Aprenda apenas 1/2 duzia delas (recomendo: -O -w -g -I -L -static) e a sintax de compilacao. As demais sao apenas se vc tiver fazendo algo MUITO especifico.
    (como o kappalinux disse: Makefile eh algo muito bom! Mais vale dominar 100% 'make' do q 50% do gcc)

    Se vc tiver procurando fazer programas graficos, preparece, pq as APIs q vc chama no BorlandC++ (nao conheco) será diferente da APIs do Qt ou do GTK (cuja as quais vc tem q instalar. No borlandC++ as APIs de grafico estao, digamos, "fundidas" no compilador). Isto eh: um fonte q mexe com 'modo grafico' no win nao compila (facilmente) no linux (pra isso, vc tem q criar uma camada de abstracao.. bla bla bla... boa sorte! )
    Agora, programas de modo texto ('C++ puro') eh sem problemas. Basta compilar o fonte (g++ -o executavel fonte1.cpp) e executar.

    Dica: http://www.acceleratedcpp.com/
    Baixe os fontes e de uma olhada... sao programas de 'modo texto', e vc vera q compila tanto pra win quanto pra linux!

    falow!