+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão o que é PTR no named??

    tenho um server rodando com a seguinte config

    $TTL 3h
    @ IN SOA nameserver.siteempresa.com.br. root.nameserver.siteempresa.com.br. (
    2 ; serial
    3600 ; refresh
    900 ; retry
    1209600 ; expire
    43200 ) ; default_ttl

    @ IN NS siteempresa.com.br.
    @ IN MX 5 siteempresa.com.br.

    131 IN PTR siteempresa.com.br.
    eu gostaria de saber o q é esse PTR ae... e pq 131 na antes dele.... e esse 5 depois do MX??

  2. #2
    supremainf
    Visitante

    Padrão PRT nos arquivos de configuracao do bind

    bem o numero 131, é o numero final do seu ip valido de conexao, seja ela adsl, frame relay, ou radio.
    o MX refere-se ao servidor de emails

  3. #3
    makwanza
    Visitante

    Padrão o que é PTR no named??

    PTR é um "pointer" ele serve para você fazer um lookback reverso. Ou seja, normalmente quando fazemos um look forward ele transforma o nome em um ip ( www.uol.com.br > 0.0.0.0 ) . O reverso com PTR's transforma IPS em nomves ( 0.0.0.0 > www.uol.com.br)

    o 13 na veradde significa o IP que está no named.conf , por exemplo, se a sua zona é 0.168.192.in-addr.arpa ele vai colocar o endereço 13 de certa maneira 13.0.168.192.in-addr.arpa porque você tem a "variavel" @ que esta no seu SOA e na verdade muda a constante $ORIGIN onde $ORIGIN é 0.168.192.in-addr.arpa no caso.
    Resumindo, @ é $ORIGIN e o 13 é colocado no começo do nome da zona.

    MX são records para e-mail e o 'numero depois do MX (no caso 5) é um número de preferencia. Portando, se tiver dois records:

    @ IN MX 5 siteempresa.com.br.
    @ IN MX 10 siteempresa.com.br.

    o 5 será acessado primeiro!

  4. #4

    Padrão o que é PTR no named??

    Citação Postado originalmente por makwanza
    PTR é um "pointer" ele serve para você fazer um lookback reverso. Ou seja, normalmente quando fazemos um look forward ele transforma o nome em um ip ( www.uol.com.br > 0.0.0.0 ) . O reverso com PTR's transforma IPS em nomves ( 0.0.0.0 > www.uol.com.br)

    o 13 na veradde significa o IP que está no named.conf , por exemplo, se a sua zona é 0.168.192.in-addr.arpa ele vai colocar o endereço 13 de certa maneira 13.0.168.192.in-addr.arpa porque você tem a "variavel" @ que esta no seu SOA e na verdade muda a constante $ORIGIN onde $ORIGIN é 0.168.192.in-addr.arpa no caso.
    Resumindo, @ é $ORIGIN e o 13 é colocado no começo do nome da zona.

    MX são records para e-mail e o 'numero depois do MX (no caso 5) é um número de preferencia. Portando, se tiver dois records:

    @ IN MX 5 siteempresa.com.br.
    @ IN MX 10 siteempresa.com.br.

    o 5 será acessado primeiro!
    show tua explicação.... fiquei meiu perdido no caso do 131 (que acho q vc se enganoue e mencionou como somente 13).... agora essa do MX ae... tipo nesse caso q vc exemplificou é uma config para ter mais de um server mail no mesmo ip?? num entendi direito...

  5. #5
    makwanza
    Visitante

    Padrão o que é PTR no named??

    Citação Postado originalmente por gargwlas
    Citação Postado originalmente por makwanza
    PTR é um "pointer" ele serve para você fazer um lookback reverso. Ou seja, normalmente quando fazemos um look forward ele transforma o nome em um ip ( www.uol.com.br > 0.0.0.0 ) . O reverso com PTR's transforma IPS em nomves ( 0.0.0.0 > www.uol.com.br)

    o 13 na veradde significa o IP que está no named.conf , por exemplo, se a sua zona é 0.168.192.in-addr.arpa ele vai colocar o endereço 13 de certa maneira 13.0.168.192.in-addr.arpa porque você tem a "variavel" @ que esta no seu SOA e na verdade muda a constante $ORIGIN onde $ORIGIN é 0.168.192.in-addr.arpa no caso.
    Resumindo, @ é $ORIGIN e o 13 é colocado no começo do nome da zona.

    MX são records para e-mail e o 'numero depois do MX (no caso 5) é um número de preferencia. Portando, se tiver dois records:

    @ IN MX 5 siteempresa.com.br.
    @ IN MX 10 siteempresa.com.br.

    o 5 será acessado primeiro!
    show tua explicação.... fiquei meiu perdido no caso do 131 (que acho q vc se enganoue e mencionou como somente 13).... agora essa do MX ae... tipo nesse caso q vc exemplificou é uma config para ter mais de um server mail no mesmo ip?? num entendi direito...
    OPa, desculpa a explicacao
    Os dois sservidores deveriam ser dois diferentes etnao seria


    @ IN MX 5 siteempresa.com.br.
    @ IN MX 10 mail2.siteempresa.com.br.


    E errei mesmo, onde disse 13 seria 131!! Boa sorte aí!