+ Responder ao Tópico



  1. #1
    underground-sa
    Visitante

    Padrão servidor de backup...

    pessoal preciso de uma ajuda...
    tenhu uma rede windows xp sp 2 com servidor de internet fedora 3 core atualizado com iptables e squid e outro tb com fedora core 3 q foi me passado pela diretoria para fazer servidor de arquivos e backups dos micros win xp sp2. A dúvida é q ferramenta devo usar e naum é backup de servidor e sim das máquinas win, algo em torno de 10 máquinas. li muita coisa sobre o rsync mas preciso de opnioes a respeito para fundamentar o meu planejamento (eita soou meio nerd né...).

  2. #2
    rzlrogerio
    Visitante

    Padrão Backup

    Por exemplo:

    Com rsync para as maquinas....

    Compartilhe a pasta que voce precisa fazer backup.

    Depois monte o compartilhamento com smbfs no seu linux e faça o rsync das pastas montadas para uma pasta final.

    Depois voce pode fazer qualquer coisa, jogar para uma fita, compactar e outros.
    Segue ex. de um script:

    #!/bin/sh

    # Script de backup para arquivos da XXX
    # Author: Rogerio de Araujo Rodrigues
    # Dt: 25/04/2005
    # Author: Rogerio de Araujo Rodrigues

    Dt=`date +%d-%m-%Y`



    DirArqs=`ls /backup | grep -v COMPACTADOS | grep -v lost+found`

    DirMont=`cat /etc/fstab | grep montados | awk '{ print $2 }'`

    for MontOk in `echo $DirMont`
    do
    df $MontOk > /dev/null
    result=`echo $?`

    if [ $result == 1 ]
    then
    echo "$Dt - Problema com o compartilhamento $MontOk em /montados - Verifique!!!" | mail -s "Problema com Backup" emaildestino
    echo "$Dt - Problema com o compartilhamento $MontOk em /montados - Verifique!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log

    else
    echo "$Dt Compatilhamento $MontOk Montado com sucesso" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    fi
    done

    rsync -vcarlpt /montados/* /backup/
    resultrsync=`echo $?`

    if [ $resultrsync == 1 ]
    then
    echo "$Dt - Problema com sincronizacao dos arquivos compartilhados - Verifique!!!" | mail -s "Problema com Rsync" maildestino
    echo "$Dt - Problema com sincronizacao dos arquivos compartilhados - Verifique!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    else
    echo "$Dt - Sincronizacao dos arquivos efetuada com sucesso!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    fi


    for Backs in `echo $DirArqs`
    do
    tar zcpf /backup/COMPACTADOS/$Backs-$Dt.tar.gz /backup/$Backs
    resulttar=`echo $?`

    if [ $resulttar == 1 ]
    then
    echo "$Dt - Problema com a compactacao do diretorio $Backs - Verifique!!!" | mail -s "Problema com backup" maildestino
    echo "$Dt - Problema com a compactacao do diretorio $Backs - Verifique!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    else
    echo "$Dt - Compactacao do diretorio $Backs executada com sucesso!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    fi

    done

    Used=`df -h | grep backup | awk '{ print $4 } ' | cut -f1 -d"%"`

    if [ $Used -ge 75 ]
    then
    echo "$Dt - Estou apagando os arquivos criados a mais de tres dias no diretorio /backup/COMPACTADOS" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    find /backup/COMPACTADOS -mtime +3 -print | -xargs rm

    echo "$Dt - Problema com o espaco em disco na particao de backup -- Verifique!!!" | mail -s "Problema com o backup" maildestino
    echo "$Dt - Problema com o espaco em disco na particao de backup -- Verifique!!!" >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    else
    echo "$Dt - Espaco na particao de backup ainda esta O.K." >> /var/log/backup/backup-$Dt.log
    fi

    ###

    E para montar automaticamente os compartilhamento eu faço assim:

    exemplo: compartilhamento no windows tem o nome de usr_sead$

    No fstab em incluo:

    //spomain/usr_sead$ /montados/usr_sead smbfs credentials=/etc/samba/auth.usr_sead,fmask=777,dmask=777 1 1 0

    onde o arquivo auth.usr fica assim:

    username=usuario_com_permissao_windows
    workgroup=dominio
    password=senha

    Ok

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão mastigado ! merece 1 fixo

    nussa, + mastigado que isto só se for lá fz, rsrsrsrrs
    merece até 1 topico fixo hein

  4. #4
    Gegebys
    Visitante

    Padrão Servidor de Backup

    Você pode usar o COBIAN BACKUP instalado em cada cliente. Uso ele em minha rede e é show de bola. Ele compacta os arquivos nas horas que eu denifino e envia via ftp para o servidor. Nele é possivel estabelecer quantas copias serão armazenadas no servidor. Sem mais comentarios. Digo apenas que use e não vai se arepender!

    http://www.educ.umu.se/~cobian/cbu6.htm

    Gerebys