+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Logar conexões SMTP suspeitas

    Bem, comecei em um emprego novo, a empresa têm cerca de 60 estações, todas com Windows, e suspeito que boa parte delas tem spywares, obviamente.

    A empresa paga um provedor de email, que fornece SMTP e POP3.

    Eu gostaria de logar, todas as conexões solicitadas a servidores SMTP que não sejam o SMTP da empresa.

    Eu estou tentando com a seguinte regra, que me parece não estar errada:

    iptables -A OUTPUT -d ! host_do_smtp --dport 25 -j LOG

    Eu interpreto da seguinte maneira: conexões que estiverem saindo para destinos diferentes de host_do_smtp e na porta 25, logar.

    Porém, acontece o seguinte erro:
    iptables v1.2.11: ! not allowed with multiple source or destination IP addresses

    Como seria a maneira correta de se fazer isso?

  2. #2
    Fabio_Laé
    Visitante

    Padrão Logar conexões SMTP suspeitas

    Miguel,

    Esse erro ocorre pois OUTPUT refere-se aos pacotes gerados localmente pelo firewall, ou seja, tudo o que o equipamento firewall envia. A INPUT já é ao contrário do OUTPUT, pois controla tudo o que a máquina recebe.

    No seu caso como quer bloquear pacotes que passam pelo equipamento onde está o firewall, precisa utilizar FORWARD.

    Obs.: Esse erro com OUTPUT é bastante comum, pois supõe-se que o administrador do equipamento tem dominio total sobre o envio de pacotes, não precisando usar o firewall para bloquear ele mesmo.

    Espero ter ajudado,

    Abraços,

    Fabio Laé

  3. #3

    Padrão Re: Logar conexões SMTP suspeitas

    Citação Postado originalmente por Miguel
    iptables -A OUTPUT -d ! host_do_smtp --dport 25 -j LOG
    faltou colocar -p tcp, qdo vc especifica portas no iptables vc tem q especificar o protocolo tb