+ Responder ao Tópico



  1. #1
    nycolasbs
    Visitante

    Padrão Problemas com crontab

    Olá amigos !!! estou com problemas na utilização do crontab!!!
    Uso linux a algum tempo mas comecei a conhecer o linux de verdade a +- 1 ano como usuario mais avançado. Já testei algumas distribuiço~es mas a que ateh agora mais me agradou e tem suprido minhas necessidades foi Slackware e não pretendo mudar tão cedo. Atualmente estou utlizando a buição slackware na versão 10.1, mas apesar de estar muito satisfeito estou com um problema a alguns dias que ainda não resolvi. O que acontece é o seguinte: criei um script para que possa compactar o access.log do squid com a data do dia, gerar um relatorio do sarg e logo após limpar o access.log. Quanto ao script está funcionando perfeitamente pois fiz o teste e ao roda-lo ele faz exatamente o que desejo, mas o que preciso é que seja automatizado para fazer isso nos horarios e dias em que eu programa. Aí é que começa o meu problemas pois quando eu programo o script que criei (ou qualquer outro script mais simple) o crontab até tenta executar o script no horáio programado, mas logo na sequencia (de acordo com as informações exibidas no syslog) ele tenta enviar uma mensagem pelo send mail, o interessante é que até removi a instalação do sendmail pelo pkgtool para ele tenta tentasse enviar essa mensagem de email novamente, mas até agora nada do crontab funcionar. Pesquisei muito a respeito mas não achei ninguem que tenha tido problemas parecido com o meu.

    Se alguém puder me ajudar estarei aguardando resposta !!!

    Desde já agradeço

  2. #2
    Fabio_Laé
    Visitante

    Padrão Problemas com crontab

    Bom saber que você gostou do Slackware :-)

    Olha, esse lance o sendmail é o seguinte. Toda mensagem stdout, ou seja qualquer mensagem tanto de sucesso quanto de erro emitida pelo seu script faz com que o crond envie esta saída ao email do administrador, desta forma ele chama o sendmail.

    A melhor forma de evitar isso é desviar as saídas do seu script quando colocado no cron:
    10 5 * * * seu_script_que_vai_no_cron.sh 1>/dev/null 2>/dev/null

    1>/dev/null - representa as stdout com sucesso
    2>/dev/null - representa as stdout com insucesso

    Qq dúvida ...

    Abraços,

    Fabio Laé