Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Eu acho que para usar o Terminal Service precisa de licenças, no caso de máquinas com Windows 9x e máquinas com 2000 e XP não.

Não sei se estou enganado.

Nesse caso com o Linux, não teria que ter licença também para acessar o Terminal Service ?

Vou dar uma pesquisada ...

whinston
    Bom, eu faço esta solução e alguns amigos tb.
    Mas eu recomendo que seja feito 1 bom estudo de caso, pelo seguinte:

uma vez que vc deixa de ter processamento local (em cada estação) e concentra tudo no servidor, vc precisa de 1 servidor bom. não estou falando de servidor de mercado cinza p4 ht.. tem que ser Xeon, com muita memória, etc. e principalmente: confiável! pq se parar o servidor, para a empresa.

outra coisa são as licenças
    vc vai precisar, além da CAL básica (R$ 95) uma CAL pro serviço de terminal (R$ 300). esta CAL-TS só não é cobrada quando a conexão provém de uma estação XP PRO ou Win2000 PRO devidamente regularizada. Windows 9.x, ME, Linux, MAC, etc.. tem que pagar a CAL-TS.

esta solução é perfeita pra um ambiente em que tudo, ou quase tudo, é feito via sistema ou ERP. agora em locais que todo mundo usa Office, já complica, justamente pela licença. se vc tem 30 Cal-TS no servidor, ou seja, 30 pessoas podem usar a conexão remota simultaneamente, vc deve ter 30 licenças do Office, mesmo que apenas 1 pessoa for usar.

a Microsoft raramente dá ponto sem nó e não é uma gigante em termos financeiros a toa. é uma solução que a primeira vista anima bastante por reduzir os problemas nas estações, mas que tem que ser muito bem estudada. Abs,

chakalt
    ué mais c vai ter windows não tem como correr vai ter que ter liçensa até com o VMWARE precisa que só faz emulação eu to achando esse projeto ai mei viajão!

whinston
    não veio, acho que vc não entendeu, funciona assim:
    vc precisa ter um servidor Windows Server, seja 2000 ou 2003. Recomendo 2003 pq eh bem + leve, suporte 16bits de cor, etc.

nas pontas, vc pode ter uma máquina ou thinclient, rodando Windows 9.x/ ME/ Linux/ Mac, etc..

tem thinclients que rodam com Linux e outros rodam com WinCE (aquele de handheld). rodando Linux ou WinCE, vc precisa pagar a licença de acesso (CAL = R$ 100) ao terminal server (CAL-TS = R$ 300).

ou seja, vc vai pagar R$ 400 em licença, que eh o custo de um Windows OEM. se for apenas pra economizar em licenças, não aconselho a solução. ela é muito boa pra reduzir o TCO, ou seja, ao invés de vc ter uma equipe enorme no seu CPD pra correr atrás de problemas nas estações, vc centraliza tudo no servidor. todo o ambiente do cara tá lá.

e se der uma pau na estação? o cara loga na outra estação e todo ambiente dele tá lá, perfeitinho, pronto pra trabalhar.

além doq, o custo de manutenção e energia de um thinclient é bem menor que o de uma estação. agora o custo do thinclient ainda é pouco atrativo (R$ 700 com Linux e R$ 850 com WinCE - ambos sem monitor), pq com este mesmo valor vc compra um Semprom e faz a mesma coisa.

qual a vantagem de usar um WinCE ao invés do Linux?
    tem alguns thinclient com Linux, que na verdd eh apenas um boot remoto, não tem nadinha.. ele só carrega 1 microkernel e loga no terminal.

outros (assim como o wince) tem 1 mini ambiente (gravado geralmente em cartões do tipo MC), com browser, etc.. oq economiza recursos do servidor.

whinston
    reparem na apresentação, qtas estações eles colocaram pra fazer o cálculo do TCO ficar "agradável" e "sugestivo" pra quem for comprar (100)

Tópicos Similares

1. Acessar Compartilhamento de pastas do windows
    Por nagliobraga no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 09-11-2007, 23:46
  2. teste de banda , do Windows direto para o MK
    Por fabiano2006 no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 12-08-2007, 13:26
  3. Respostas: 5
    Último Post: 23-01-2003, 21:00
  4. Autenticação de usuarios do windows...
    Por Fly no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 03-12-2002, 17:24
  5. Como remover a janelas de senhas do WINDOWS !!!
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 14-11-2002, 10:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L