Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234
+ Responder ao Tópico

marcelo0
    ola manoel / cleber
    estou tentando fazer aqui e nao deu ... instalo a impressora na estaçaoA com windows e compartilho ela . ai no servidor+cups adiciono ela e npo servidor consigo imprimir la na estaçaoA ..POREM.... quando quero q a estacaoB(tb windows) use esta impressora q esta na estaçaoA eu vou em adicionar-->impressoras-> e dou o caminho do cups (logico acho eu pois ele q vai gerenciar ne?)e quando mando imprimir nada...nenhum sinal de vida nem no servidor/cups nem na impressora/estaçaoA

o q pode estar ocorrendo? onde errei? na estaçaoA com a impressora nao achei campo nenhum falando sobre "ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão" por favor me ajudem!!!
    obrigado

Cleristoncardoso
    Olá pessoal!

Gostaria de parabenizar o Manuel pela ótima dica. Muito bom!

Consegui um bom resultado, estou trabalhando em um projeto com cups e venho vivendo algumas experiências bacanas, caso alguém deseja fazer contato, meu mail é: cleriston.cardoso<at>gmail<dot>com - MSN:cleriston<at>msn<dot>com

aamm
    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Antes de mais nada, saudações à todos!

Valois, eu trabalho como administrador de redes há algum tempo, e sempre que posso evito soluções (problemas M$) quando possível.

O Windows XP e 2000 têm suporte à impressão TCP/IP (cliente e servidor LPD/LPR).

Basta você ir no "Painel de controle / Adicionar ou remover programas / Adicionar ou remover componentes do Windows".

Procure "Outros serviços de arquivos e impressão de rede", clique em "Detalhes", marque "Serviço de impressão para Unix" e prossiga com a instalação.

Caso você tenha adicionado este serviço no Windows 2000, configure-o para iniciar automaticamente, pois, caso contrário, no próximo boot o serviço estará indisponível.

É bem simples, instale esse serviço e compartilhe as impressoras nos windows como de praxe, elas estarão tanto disponíveis via SMB, quanto via LPD.

Dica importante: ao configurar os Windows como clientes LPD, configure a porta de impressão TCP/IP para ativar a contagem de bytes, a não ativação disso pode ocorrer na falha de impressão.

Agora vem o melhor, CUPS!; entre na interface web e adicione a impressora como "LPD/LPR host or printer", no "Device URI" coloque: lpd://ip-ou-nome-dns-da-maquina-com-lpd/nome-do-compartilhamento-da-impressora-do-windows, escolha o fabricante/modelo correto e pronto.

Agora faça os testes, casa positívo, ótimo, caso negativo, verifique as opções do spooler nos Windows, mude o tipo do formato de dados ou outras.

Já aconteceu comigo uma impressora não funcionar por causa disso.

Dessa maneira você evita soluções (problemas M$) com impressoras compartilhadas, e o melhor, a fila de impressão não "engancha" como é de praxe quando compartilhadas por SMB (Windows como servidor).

PS: Para clientes 98/ME procure um utilitário chamado "Axis Print Monitor", ele adiciona suporte à LPD e Socket aos sistemas.

Espero que obtenhas sucesso.

Manoel.
    Bom dia,

Tenho um rede com estações CL10 e 02 (duas máquinas com XP PRO)

Tenho uma impressora HP laserjet 5si instalada em linux e compartilhada para a rede. estou tendo alguns problemas:

só consigo imprimir através da maq q ele esta instalada, as estações não conseguem imprimir;

o engraçado é que estava funcionando tudo bem , de repente não vai mais nada.

2. temos um sistema na empresa que é acessado remotamente - Lá o servidor é win2003, não congigo imprimir nas máquinas linux , segundo eles o LINUX não é compatível com o sistema. VC acha que faz sentido? tudo funciona mesnos a impressão??

Se puder me dar umas dicas agradeço

Tópicos Similares

1. Imprimir do CUPS em impressora no Windows
    Por aprendiz_ce no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 02-03-2009, 11:33
  2. CUPS em impressora compartilhada no Windows
    Por ferpa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 04-10-2005, 16:04
  3. problema no cups para impressora de rede em estação windows
    Por quecosuix no fórum Servidores de Rede