+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por nod3vic3
    Tomara que quando o Patrick não puder mais manter a distribuição ele seja substituído por alguém a altura...
    Aí ja eh outra discurssão... Patrick eh praticamente o "inventor" do Slack...

Mas deixemos como está...

:clap:

2. Citação Postado originalmente por georgemattos
    Olá amigos! Gostaria de saber, qual de todas as distribuições Linux é a mais confiável? Digo no sentido de que ela não vá deixar de existir em um curto espaço de tempo, andei pensando em usar Debian, mas li no site oficial que eles tem um projeto de um novo kernel chamado Hurd, ora, se eles estão criando um novo kernel é porque não estão satisfeitos com o Linux? Isso é só um exemplo de como eu tenho medo e muito cuidado ao escolher a minha "distro favorita". Recentemente a Conectiva foi vendida, o Fundador do projeto Gentoo se foi trabalhar na concorrente, e várias outras coisas me fazem repensar muito. Sei que quem for responder esse tópico poderá puxar a sardinha pro lado da sua distro, mas se o fizerem então digam o porquê de vocês usarem determinada distribuição. Agradeço desde já o tempo gasto comigo, pois isso é muito valioso. Um abraço a todos!
    OPA OPA OPA OPA OPA OPA OPA OPA!!!
    PÁRA TUDO! UM SEGUNDINHO AQUI POR GENTILEZA! Hehehe.

Vamos esclarecer algumas coisas aqui, óraite?

Antes de mais nada, eu uso Debian e *NÃO* quero catequizar ninguém, massssssssssss...

1 - Debian é uma distribuição extremamente estável, nunca tive problema nenhum com ela até hoje neste aspecto. Se você consultar o link à seguir, vai entender o porquê.

http://www.debian.org/releases

2 - Atente para outra característica. Muitos limitam-se à dizer "Linux". "Eu uso Linux", "Linux é do car*&%$!" e tudo o mais, mas vamos colocar os pingos nos i's e dar nome aos bois. Linux é apenas o kernel do sistema. Linux foi o que o Linus Torvalds desenvolveu. E agora, pasme! LINUX NÃO É UM SISTEMA OPERACIONAL!!! Minha nossa senhora do capacete vermelho! Vamos explicar isso.

O Kernel Linux é apenas o núcleo do sistema operacional. É ele quem controla os dispositivos, acesso à memória, firewall e todas essas coisas mais básicas do sistema. Limita-se à isso.

Agora supunhetemos que de repentelhos você queira rodar o Gnome na sua máquina, com o GAIM, o gThumbs, o VIM, o gIFT, o KDE, o bash, o XMMS, ls, cp, mv e todo o resto de softwares (com excessão aos non-free, óbvio), desde os básicos aos mais complexos. Tais softwares não são Linux, embora rodem em cima dele. São softwares da GNU.

Seguindo ao pé da letra, um SO é composto de tais softwares. Imagine o DOS sem o "xcopy" (eu sei, eu sei, não me crucifiquem!). Não rola né?

Sendo assim, não é correto chamar o seu "Linux" de apenas "Linux", mas sim de "GNU/Linux". Não fazer isso é uma falta de consideração com o pessoal da GNU e com todos os desenvolvedores que contribuíram com o software-livre em suas vidas. Eu sei que é purista e chato, mas é o que é.

Pois bem... embora o Kernel Linux seja licenciado sob a GPL, a própria GNU pretende fazer um Kernel, que é o HURD. Tal projeto já existe há alguns anos já e você pode utilizar o Kernel HURD no Debian e em qualquer outra distrbuição se você quiser, embora nunca tivesse instalado e nem utilizado (seria muito interessante se alguém testasse em casa).

Para finalizar o meu salmo bíblico-gnu-linuxiniano, eu gostaria de falar que eu uso Debian porque eu odeio buscar dependências e odeio compilar as coisas (só em casos extremos), e gostaria de falar que se existisse um "Campeonato para melhor software dos últimos 5 anos", o sistema apt seria, na minha opinião, o vencedor... e disparado ainda por cima.

É uma droga ficar dando trela para tais posts, alguns talvez me crucifiquem, mas eu também acho que o material das meninas sobre "qual distro utilizar" é bem completo, vale a pena dar uma olhada!

Agora, se você tem medo de Debian acabar... bem... é um risco que corremos, mas eu acho que algo com 10 anos (acho que até mais) não acaba tão cedo não...

Abraços à todos!

mantabodyboarder
    Se tá tão preocupado com a "morte" de umas distros - lembre-se que a distro é um pacote, o kernel e desenvolvido em em semparado, o servidor X, o KDE ou Gnome, o OpenOffice, etc - utilize Windows.

A Microsoft MATA cada versão em uma média de 5 a 10 anos, ou seja, ela OBRIGA vc a comprar uma nova licensa de um novo software que com certeza precisa de um novo hardware pra rodar, ou então fique ai com vírus trojans, exploits e falhas em geral...

Mas uma coisa é certa, só se preocupe se decretarem o final do kernel (apocalipse?) e das aplicações base, pq aí vc teria que aprender a programar pra fazer suas alterações (ué, se um grupo parar de atualizar algo impede outro de assumir? ah tá... FREE SOFTWARE, liberdade... )

4. xstefanox: para vc não falar sozinho, te apoio totalmente!

5. Citação Postado originalmente por esamp
    xstefanox: para vc não falar sozinho, te apoio totalmente!
    Eu também apóio ... falow tudo !

Tópicos Similares

1. Respostas: 10
    Último Post: 11-06-2012, 09:40
  2. Dúvida para instalar um distro no Pentium 100
    Por jthdesign no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 07-12-2005, 12:27
  3. Distro para Pentium 100
    Por rdsat no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 23-10-2005, 12:32