+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Deixar de controlar o cache no cbq

    Olá amigos unders, bom estava eu aki pensando...

    Pq controlar a banda do que já está no cache do squid, sendo ke c uma pessoa pegar oke está no cache naum pega a banda, bom andei pesquisando na net, e não achei nda a respeito de impedir o cbq de controlar a banda do cache do squid, se alguem puder ma ajuder, creio ke isto he um bom implemento em kualker server e deixa os clientes mais felizes e os donos tbm...

    Desde Já Agradeço a todos

    ____________________
    Rafael Fernando

  2. #2

    Padrão controle de banda

    Bom criança.... Seguinte,

    realmente voce tem razao, mas entende primeiro:

    quando se faz controle de banda, o que realmente acontece é que voce cria links virtuais com valores menores e insere o pacote nesses links, assim as conexoes sofrem atrasos na fila de acordo com o tamanho do link virtual que voce criou.

    1 - vc cria o link virtual
    2 - vc insere um pacote no link virtual

    Na inserção de pacote em um link virtual, há uma prioridade, que vai do mais importante (0) para o menos importante (ate 35767).

    O pacote entra no filtro (comando "tc filter") e procura alguma regra (u32, etc...) até bater, quando bate, ele entra naquela fila e termina as comparações das demais regras.

    O que voce tem que fazer é cria um link virtual para a porta do squid com uma velocidade alta e com prioridade maior (numero menor) que dos demais filtros de controle de banda dos clientes.

    Bom, voce pode usar qualquer algoritmo de QoS (HTB, CBQ, RED, GRED, SFQ, TBF, etc...), o segredo está é no filtro que classifica o pacote.

    Agora é com voce!

  3. #3

    Padrão Re: controle de banda

    Citação Postado originalmente por PatrickBrandao
    Bom criança.... Seguinte,

    realmente voce tem razao, mas entende primeiro:

    quando se faz controle de banda, o que realmente acontece é que voce cria links virtuais com valores menores e insere o pacote nesses links, assim as conexoes sofrem atrasos na fila de acordo com o tamanho do link virtual que voce criou.

    1 - vc cria o link virtual
    2 - vc insere um pacote no link virtual

    Na inserção de pacote em um link virtual, há uma prioridade, que vai do mais importante (0) para o menos importante (ate 35767).

    O pacote entra no filtro (comando "tc filter") e procura alguma regra (u32, etc...) até bater, quando bate, ele entra naquela fila e termina as comparações das demais regras.

    O que voce tem que fazer é cria um link virtual para a porta do squid com uma velocidade alta e com prioridade maior (numero menor) que dos demais filtros de controle de banda dos clientes.

    Bom, voce pode usar qualquer algoritmo de QoS (HTB, CBQ, RED, GRED, SFQ, TBF, etc...), o segredo está é no filtro que classifica o pacote.

    Agora é com voce!
    Bom kra, deixa eu ver se eu entendi, no caso eu tenho que criar uma regra que da uma velocidade especifica para o squid, até ae tudo bem, só que surgiu uma outra duvida, essa velocidade naum vai ser soh para oque está no cache vai ser em tudo, agora quero saber se vai influenciar só na velocidade de navegação, ou tbm na de download.

    -_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-
    Rafael Fernando
    www.forlinux.com.br

  4. #4

    Padrão controle de banda

    Bom,

    voce terá que estudar se o squid nao tem alguma informação a disponibilizar ou algum recurso que diferencie o download de um objeto em cache de um objeto baixado em tempo real.

    Legal seria se o squid disponibilizase essa informação de forma que o iptables possa capturar para marcar pacotes e enviar para filas diferenciadas.

    No mais, o que voce pode fazer é reserver uma banda limite para o squid, de forma que ele nao tome seu link ao efetuar downloads da internet, ou coloca um link "bucha" (adsl) só pra ele.

  5. #5

    Padrão Deixar de controlar o cache no cbq

    Bem... como vc é um provedor cara, analise pelo seguinte lado... se a velocidade de navegação para sites em cache for muito alta, seus usuários vão estranhar qdo acessarem um site que nao está no cache nao acha? derepente vc estará dando abertura para reclamações infundadas...

  6. #6

    Padrão Deixar de controlar o cache no cbq

    Citação Postado originalmente por Jim
    Bem... como vc é um provedor cara, analise pelo seguinte lado... se a velocidade de navegação para sites em cache for muito alta, seus usuários vão estranhar qdo acessarem um site que nao está no cache nao acha? derepente vc estará dando abertura para reclamações infundadas...
    Mesmo assim kra, os usuários vão gostar, pq da pra da uma jogada de markting dizendo que é um acelerador de paginas, e tal, agora o prob é fazer isso, se conseguir dar uma alta velocidade para pegar oke está em cache, fika 100%.


    -----------------------
    Rafael Fernando

  7. #7
    CRASH2k
    Visitante

    Padrão Re: Deixar de controlar o cache no cbq

    Se entendi bem, o problema é no sentido de conexão que você está limitando. Crie um limite que seja referente apenas a uma interface de saída... pode ser para um IP Alias que pertença a mesma rede do seu roteador de Internet. Configure este endereço como o source route... basta usar a opção tcp_outgoing_address. Assim vc faz com que o squid sempre faça requisições com este IP, e nessa vc pode limitar p o teto máximo que te interessa. Não tenho certeza, mas acho que resolve heim. A limitação só acontecerá qdo o squid precisar buscar algo na net e não p todas as requisições.