+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ruggeri
    Visitante

    Padrão Dúvidas DHCP

    Uma dúvida, tenho rodando aqui na empresa o Suse 9 e o Samba no servidor.

    As minhas estações, Windows XP pró, e vivo tendo problemas com autenticação.

    É possível pegar o IP por DHCP no Suse ou você ache melhor eu colocar no servidor o Win2003?.

  2. #2
    sambaloco40
    Visitante

    Padrão sim, claro

    Naturalmente é possivel fazer um server de dhcpd no suse... apenas configurar o dhcpd.conf e botar para rodar.... é um dos server mais simples de ser feito...

    []'s

    ps.: posso mandar um dhcpd.conf meu para vc adaptar

  3. #3

    Padrão Dúvidas DHCP

    Eu estou precisando montar um server DHCP para várias subredes. Aproximadamente umas 20 subredes e 1500 computadores. Gostaria de saber como cada computador entende qual a faixa de ip ele deve pegar e como configurar isso para que cada setor da empresa pegue uma faixa diferente da de outro setor.

  4. #4
    sambaloco40
    Visitante

    Padrão nossa...

    bom, quanto as subredes não tenho certeza de como funciona, mas sei como poderia ser... olha só o exemplo abaixo:

    ddns-update-style interim;

    default-lease-time 21600;
    max-lease-time 21600;

    option subnet-mask 255.255.255.0;
    option broadcast-address 192.168.0.255;
    option routers 192.168.0.1;
    option domain-name-servers 133.41.35.27;
    option domain-name "cvt.adfg.br";

    # aqui a primeira subnet e com controle de end:MAC
    subnet 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 {

    group {

    use-host-decl-names on;

    host cvt13 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:24:7c;
    fixed-address 192.168.0.13;
    }

    host cvt14 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:46:03;
    fixed-address 192.168.0.14;
    }
    host cvt15 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:24:74;
    fixed-address 192.168.0.15;
    }
    }
    }

    #aqui a segunda subnet tb com controle de end:MAC
    subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {

    group {

    use-host-decl-names on;

    host cvt16 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:24:7c;
    fixed-address 192.168.1.13;
    }

    host cvt17 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:46:03;
    fixed-address 192.168.1.14;
    }
    host cvt18 {
    hardware ethernet 00:30:95:00:24:74;
    fixed-address 192.168.1.15;
    }
    }
    }

    acho que seria tipo isso para duas subnets com controle de end:MAC... não tenho certeza. Seguindo a lógica da coisa que eu fiz o exemplo acima... Olha a documentação.

    []'s

  5. #5

    Padrão Dúvidas DHCP

    A coisa é simples cada sub net vc vai amarrando o ip ao mac e ele vai mandar a informação q está amarrada.
    O amigo acima mandaou um bom exemplo.

  6. #6
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Dúvidas DHCP

    mas perde flexibilidade, se são 1500 micros..imagine pegar mac de todos e manter a lista atualizada, aqui com 300 eu passo trabalho....


    eu ainda não testei e não vi se existe, mas eu ouvi alguma coisa de usar o grupo de trabalho no micro para o saber qual ip pegar.......

    procure esta solução

  7. #7

    Padrão Dúvidas DHCP

    O dia q segurança for sinônimo de facilidade as coisas estaram realmente mudadas....DHCP amarrado no mac aumenta e muito a segurança de uma rede independente do tamanho dela.....
    Agora manter ou não isso organizado e atualizado é uma questão quase q pessoal.....

  8. #8
    felco
    Visitante

    Padrão Dúvidas DHCP

    Citação Postado originalmente por White_Tiger
    Eu estou precisando montar um server DHCP para várias subredes. Aproximadamente umas 20 subredes e 1500 computadores. Gostaria de saber como cada computador entende qual a faixa de ip ele deve pegar e como configurar isso para que cada setor da empresa pegue uma faixa diferente da de outro setor.
    A unica maneira viavel que voce tem de fazer isso e dividir a rede fisicamente com switchs, respeito a opniao do nosso amigo lacierdias mas dicordo completamente da ideia dele, isso e praticamente impossivel no seu caso, nem tanto pelo trabalho, mas pelo fato de que talvez voce encontre MAC duplicados e/ou a seguranca nao seja eficiente uma vez que alterar o MAC e algo simples... nao faz sentido tambem porque se voce esta dividindo a rede e porque voce quer que os departamentos estejam fisicamente inacessiveis e mudar o IP de uma maquina manualmente quebra essa seguranca.
    Mas dividir a rede fisicamente envolve mais custos, porque por rede voce tera que ter no minimo um DHCP para distribuir IPs e tambem, muito provavelmente, um gateway para dar acesso a outras redes ate prover Internet...

  9. #9
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Dúvidas DHCP

    isso é verdade, eu peguei um rede em partes amarrada e em outras não
    e as que eswtão amarradas cerca de 40% estão com informações desatualizadas. mas se temos de ver que pegar 1500 macs address e amarrar cada um em seu devido range........

    vão precisar de outro funcionário para ficar arrumando isso, agora questão de segurança, é muito simples....................
    se o problema for os usuários trocarem o workgroup, é fácil de resolver
    provavelmente os micros clientes são windows
    se for 98 utilize o poledit e faça um perfil geral, quando os micros logam ele não conseguem trocar o workgroup e outras coisas a mais que vc definir

    se for winxp, é um pouco mais complicado, mas nada que um boa pesquisada vc consegue fazer isso de uma forma mais ampla, ou pode ir de micro em micro alterar no gpedit.msc

    Temos flexibilidade e segurança, se o problema for usuário....

  10. #10
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Dúvidas DHCP

    eu e o Felco postamos quase que juntos.....

    mas lendo bem, a solução dele é melhor.........utilize switchs
    ou em cada/grupo range coloque um servidor e divida a tarefa, se colocarmos tudo em cima de um micro, talvez podemos criar um gargalo, pq provavelmente este servidor não vai ser só dhcp.

    mas a solução do felco é mais indicada e também trocar ip é bem simples.