+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão usando o SUDO com o SAMBA

    Estou implementando em uma escola o Conectiva 10 em Desktop's e Server o Fedora 4, porém parece que existe um problema que não consigo resolver em distro nenhuma.
    O que acontece é que eu tenho o SAMBA rodando e tenho alguns clientes usando o windows e conectiva 10, portanto quando é usado um script que eu mesmo fiz os arquivos do SAMBA aparecem todos com donos ROOT e os grupos ROOT, então os alunos não conseguer ter permissão para usar os arquivos sendo que no server esta tudo certo pq em maquinas windows conseguem usar normalmente.

    Então pensei em uma solução, usar o SUDO pq o usuario comum não tem privilegios para usar o comando mount, mas quando eu uso o SUDO para montar o usuario comum fica completamente sem permissao de acessos nos diretorios do SAMBA.

    O script resumindo tem esse comando da montagem é assim:

    Código :
    sudo mount -t smbfs -o username=aluno,password=senhaaluno,codepage=cp850 //192.168.0.1/rede /mnt/rede

    obs: A pasta /mnt/rede esta com permissao chmod 777

    O que fazer?

    Aguardo alguma respota

    Neimar Perez

  2. #2
    Luzumba
    Visitante

    Padrão usando o SUDO com o SAMBA

    ola amigo, geralmente a pasta mnt nao tem acesso aos usuarios, nao para leitura e escrita, alias acho que isso depende da distro, mas
    por favor poderia tentar criar o ponto de montagem dentro da pasta home do usuario ?

    /home/nome-do-usuario/rede

    um grande abraço