+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão authconfig + SAMBA

    Ola,

    Estou usando samba-3.0.14a-2 + Kernel 2.6.12-1.1398_FC4.
    Por acaso o programa authconfig permite que eu configure para os usuarios de estacoes Linux facam logon em um servidor Samba, sem a necessidade de logon local?

    Eu ja configurei o autologin de usuario local seguido de script no .bashrc para pedir usuario/senha do servidor Samba, e esta funcionando.

    Contudo, gostaria de saber se tem algo mais integrado, como funcionam as estacoes Windows, que basta incluir no Dominio e nao precisa mais de logon local, elas logam direto no servidor Samba.

    Eu ja vi o pessoal mexendo nos PAMs da vida, mas aquilo la é uma tarefa bracal danada, se comparado com a configuracao de estacoes Windows. Eu tentei mexer no authconfig mas quando aparece a tela de login do Linux e eu digito um usuario da rede nao funciona.

    Imagina se voce tem umas 200 estacoes para configurar, se o authconfig funcionasse legal e sozinho, sem nenhuma configuracao adicional, seja com Samba ou NIS ou LDAP, seria tao tranquilo quanto estacoes Windows.

  2. #2
    Luzumba
    Visitante

    Padrão authconfig + SAMBA

    Voce pode fazer atraves de ldap, ja pensou nisso ?

    Sobre o tempo que é configurar um servidor win e um linux, acho que é uma questao, de ponto de vista, eu por exemplo, crio todos os scripts necessarios, para facilitar o meu serviço como administrador de uma rede, e posso criar diversas regras, tanto como o metodo de autenticação.

    Infelizmente existem pela propria cultura ao mundo microsoft, nao que seja ruim, muito viciadas e muitas facilidades, que tornaram as ferramentas microsoft, vulneraveis demais, alem do serviço ser feito todo pelo programa e o admin praticamente nao ter conhecimento nenhum dela, nem de como funciona realmente, e pagar caro por isso. É isto que difere o mundo linux do win. Sinceramente nao gosto muito de comparações ms / linux... rs...

    Qqr. duvida amigo, post-me quem sabe posso lhe ajudar,
    um grande abraço !!

  3. #3

    Padrão authconfig + SAMBA

    Eu pensei em LDAP tambem, e ate NIS, mas eu gostaria de ter uma forma unica de servidor, pois tenho estacoes Windows e estacoes Linux. Pensei em usar o authconfig pois seria uma forma rapida de configurar estacoes Linux, da mesma forma rapida que tem as estacoes Windows, ou seja, dizendo para serem autenticadas no dominio do servidor SAMBA e pronto.

    Mas voltando a minha pergunta: authconfig puro e simples nao da certo?
    Tem que mexer nos PAMs da vida?

    Nao gostaria de usar a solucao de autologin local + script de acesso remoto, gostaria de apenas uma autenticacao direta no servidor. É possivel? Se sim, como ficam as permissoes de acesso ao sistema de arquivos local da estacao, todos os arquivos locais sao acessiveis via permissao de "outros"?