+ Responder ao Tópico

Padrão Equipamentos 802.11a e a ANATEL

Povo,

O problema de soluções OUTDOOR é o custo delas! Eu não tenho condições de investir 2 mil dólares em um link PTP usando MP11...

Att,

Nataniel Klug

Wireless_Brasil
    Visitante

Exatamente, no certificado de homologacao vem descrito isso.

JOHNNY_WILLIAM
    Visitante

eu tbm naum confio nessa ap4000 para outdoor...mas msmo da terabean ow Tsuname......

Pessoal,

No certificado de homologação não diz nada que determinado AP deve ser outdoor ou indoor. Fala um monte de coisa sobre a antena (ganho máximo da mesma para cumprir os 36 dBi e.i.r.p) e ainda comenta sobre os incisos I e II do artigo 43 do Regulamento sobre Eqipamentos de Radiacao Restrita (que ainda nao li mas estou procurando) no qual eu também acho que nao fala nada sobre indoor ou outdoor.

O local onde um AP ou Bridge está instalado é indiferente. Outdoor ou Indoor tudo depende do tráfego e do ganho (relação de ganho de antena provedor e cliente... SNR/Signal - Noise).

Acho que condenar um AP dito indoor a não poder ser utiliado outdoor é um preconceito que deve ser quebrado.

Att,

Nataniel Klug

Wireless_Brasil
    Visitante

Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

No certificado de homologação não diz nada que determinado AP deve ser outdoor ou indoor. Fala um monte de coisa sobre a antena (ganho máximo da mesma para cumprir os 36 dBi e.i.r.p) e ainda comenta sobre os incisos I e II do artigo 43 do Regulamento sobre Eqipamentos de Radiacao Restrita (que ainda nao li mas estou procurando) no qual eu também acho que nao fala nada sobre indoor ou outdoor.

O local onde um AP ou Bridge está instalado é indiferente. Outdoor ou Indoor tudo depende do tráfego e do ganho (relação de ganho de antena provedor e cliente... SNR/Signal - Noise).

Acho que condenar um AP dito indoor a não poder ser utiliado outdoor é um preconceito que deve ser quebrado.

Att,

Nataniel Klug
    Antes fosse um preconceito Nataniel, se AP's INDOOR funcionassem bem como bridge venderia horrores de AP-4000.

O problema em APs INDOOR para uso em OUTDOOR eh que eles trabalham com o protocolo 802.11 que foi projetado para uso INDOOR, este protocolo trabalha com CSMA/CA que não detecta colisões de pacote, o que é feito para detectar colisões é protocolo chamado ACK que toda vez que voce transmite um pacote ele aguarda uma resposta do destino avisando que este pacote chegou, este procedimento degrada o link e muitas vezes como os links sao distantes essa confirmacao pode demorar para chegar obrigando o radio a retransmitir o pacote, e na retransmissao ele pode encontrar com a confirmacao e perder o pacote obrigando o radio transmitir novamente.

Todo este procedimento acaba deixando o link com um throughput baixo.
    Ja os rádios projetados para OUTDOOR trabalham com protocolos proprietários que varia de cada fabricante que corrige o problema dos Hidden Nodes ocasionados pelo protocolo INDOOR.

Espero ter sido claro, qualquer duvida pode questionar.

xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Posts de Blog
    9

Falou td Edigar.... se falar mais vai ter que destrinchar o que eh CCK, ACK, CSMA/CA, OFDM... e por ae vai... hehehehehe... imagina soh: todas as descricoes do IEEE... 8)