+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissão

    Gente Bom dia, gostaria de uma pequena ajuda, eu tomo conta de um servidor de Internet a rádio, eu controlo tudo, mais o dono e uma chato e quer sempre ta olhando o tráfico, naum quero dar a senha do root pra ele, pq naum sabe nada, so que eu tb naum sei dar permissão pra ele usar o IPTRAF eu criei uma conta normal pra ele entrar no SSH. so que o IPTRAF naum rola pq ele naum e root.

    Como dar permissão pra um usuário comun poder usar o IPTRAF conectiva 10. Obrigado.

  2. #2

    Padrão Permissão

    oi, vc pode criar um link no /usr/local/bin e dar permissão p 755 ai ele pode usar ow coloca o proprio binario la :good: :good: :good:

  3. #3

    Padrão Permissão

    Citação Postado originalmente por B1SH0P
    oi, vc pode criar um link no /usr/local/bin e dar permissão p 755 ai ele pode usar ow coloca o proprio binario la :good: :good: :good:
    Funcionou naum ele so este mesagem dizendo que o administrador somente pra fazer isso.

    Mensagem
    Copyright (c) Gerard Paul Java 1997-2002l

    This program can be run only by the system administrator

  4. #4

    Padrão Re: Permissão

    Citação Postado originalmente por uoquisala
    Citação Postado originalmente por B1SH0P
    oi, vc pode criar um link no /usr/local/bin e dar permissão p 755 ai ele pode usar ow coloca o proprio binario la :good: :good: :good:
    Funcionou naum ele so este mesagem dizendo que o administrador somente pra fazer isso.

    Mensagem
    Copyright (c) Gerard Paul Java 1997-2002l

    This program can be run only by the system administrator
    cara entaum tem um solução mas ela naum eh mto recomendada usar o suid tipo pega o link q vc criou e da um chmod 4755 link
    vc estara dando permissão p qualquer user executar o comando...
    eu tive esse prob aki em casa pq meus users naum conseguiam desligar o micro entaum copiei o halt p o /bin e dei esse chmod
    mas por motivos de segurança ele naum eh recomendado...
    mas tenta ai e v se funciona

  5. #5

    Padrão Re: Permissão

    Citação Postado originalmente por B1SH0P
    Citação Postado originalmente por uoquisala
    Citação Postado originalmente por B1SH0P
    oi, vc pode criar um link no /usr/local/bin e dar permissão p 755 ai ele pode usar ow coloca o proprio binario la :good: :good: :good:
    Funcionou naum ele so este mesagem dizendo que o administrador somente pra fazer isso.

    Mensagem
    Copyright (c) Gerard Paul Java 1997-2002l

    This program can be run only by the system administrator
    cara entaum tem um solução mas ela naum eh mto recomendada usar o suid tipo pega o link q vc criou e da um chmod 4755 link
    vc estara dando permissão p qualquer user executar o comando...
    eu tive esse prob aki em casa pq meus users naum conseguiam desligar o micro entaum copiei o halt p o /bin e dei esse chmod
    mas por motivos de segurança ele naum eh recomendado...
    mas tenta ai e v se funciona
    Copiei para a pasta usr/local/bin mais tb nada adiantou pq será.?
    Dei chmod 755 iptraf, tb tentei chmod 777 iptraf, chmod 4755 iptraf e nada.

  6. #6

    Padrão Permissão

    Usa o sudo !!!
    No arquivo de configuração dele, vc diz qual usuario pode executar qual comando como root, e se ira pedir ou não senha para essa execução, ai eh so deixar o user dele executar sem pedir senha, e no .bash_profile do user dele, vc cria um alias assim: alias iptraf="sudo /usr/local/bin/iptraf"

    No arquivo de configuração do sudo (/etc/sudoers) ficaria assim:

    user ALL=NOPASSWD:/usr/local/bin/iptraf


    Abraços