+ Responder ao Tópico



  1. #1
    focianc
    Visitante

    Padrão servidor de email sem ter IP fixo, pode ser??

    pesoal estou aprendendo um poquinho de postfix q queria pegar meus email de brturbo e passa-los por um server com postfix, spamassassin e clamav para depois envia-los aos clientes... isso e posivel??

    obrigado galera.

  2. #2
    fabiano_guru
    Visitante

    Padrão servidor de email sem ter IP fixo, pode ser??

    é possivel sim amigo se vc tiver um dominio, basta pedir para seu provedor que redirecione o mxrecord para seu numero de ip, agora sem ip fixo é meio complicado.

  3. #3
    focianc
    Visitante

    Padrão servidor de email sem ter IP fixo, pode ser??

    ta, mas do mesmo cheito q meu outlook pega os email sera q nao consiguo com fetchmail pega-los

  4. #4
    Avenger
    Visitante

    Padrão servidor de email sem ter IP fixo, pode ser??

    Olha, eu acho que é completamente possível... O único problema é que como você tem IP dinâmico, seu MTA estará facilmente listado num RBL da vida, e você não pode fazer absolutamente nada para reverter isso além de pegar um IP fixo ou reconectar e pegar um IP que não esteja na lista negra

    Mas a fins de testes, é tranquilo. Você pode fazer um host dinâmico prá você, e até colocar um domínio. Isso eu ainda não fiz, mas já tenho 2/3 feito:
    - No meu caso eu uso afraid, mas tem dyndns e outras prestadoras de host dinamico no mundo (e gratuito);

    No www.afraid.org, eu registrei um host apontando pro meu IP corrente do velox (que é dinâmico), e peguei, no próprio site, o link para atualizar o host qdo o IP mudar; daí fiz um script que reconecta o velox e checa o host, se não bater com meu IP corrente, ele só entra pelo lynx no endereçozão que a afraid.org fornece e pum! O host novamente aponta prá você. Até então é só CNAME (CNAME, MX, A, AAAA, PTR) que resolvemos, ainda falta o MX. Acho que você tendo o CNAME gratuito la na afraid, você pode fazer um MX também prá ele, ou se não puder, você configura MX de outro domínio lá, mas aponta ele pro seu -host-; não aponta MX prá IP (Acho que nem pode, mas a idéia de apontar pro seu host dinamico ao invés do IP, é que você atualizando só ele com o script lá já atualiza todo o resto sem mais complicações). Daí é só você configurar seu MTA como se fosse aquele domínio 'MX' lá que você fez.
    Pronto, a questão de você receber e-mail está resolvida. Para enviar e-mail não vai ter segredo, vai ser como se fosse ip fixo; a única diferença é que seu MTA dinâmico pode estar listado numa lista RBL e você pode não conseguir enviar e-mail para alguns provedores usando o seu SMTP local.

    Após tudo instalado você vai encontrar um possível probleminha presumível aí que já vou deixar constando aqui prá você já começar a fazer o serviço vislumbrando essa possibilidade: mandar e-mail da parte de 'dentro' da sua rede local (dos pcs vizinhos fisicos do seu MTA).
    O problema vai acontecer apenas se você usa por exemplo um modem DSL 'roteado' (ou um roteador em si), que faz 'NAT' de sua conexão (o ip de seu computador é por exemplo 192.168.254.253 e seu gateway 192.168.254.254, e sua interface de saída é a eth0). Mas, por outro lado, se você usa o pppd e o seu 'modem' como 'modem', sua interface de saída vai ser a ppp0 e ela já vai constar o IP real do seu host.
    Se for o caso dos IPs falsos no servidor, o que vai acontecer quando você mandar e-mail do lado de 'dentro' da rede, mesmo tendo os 'port forwards' ou 'DMZs' no roteador feitos, é que seus e-mails vão cair no 'roteador', que não vai fazer o port forward 'de dentro prá dentro' e, talvez, se fizer, fique confuso e não funcione. O que você pode fazer prá isso é usar um MX para a rede interna, ou configurar um named no servidor, usar nos vizinhos dentro da rede interna o servidor DNS que está rodando no MTA, e então nesse named do MTA você 'engana' os clientes internos falando que o MX do seu host lá aponta prá um host que é o (tem CNAME) IP 192.168.254.253 por exemplo.

    Xeu tentar colocar as coisas um pouco mais práticas:
    - Registra no afraid.org um 'meumta.afraid.org' (existe um milhao de opções de domínio grátis lá) prá apontar pro seu IP, e pega a linha de atualização dele (link Dynamic DNS se nao me engano);
    - Registra no afraid.org também pro meusmo meumta.afraid.org um 'record' (uma entrada) MX (no anterior, foi um CNAME), apontando pro próprio 'meumta.afraid.org';
    - se não der, cria um MX sobre outro host 'mtamail.afraid.org' apontando para o seu meumta.afraid.org -- daí seus emails serão [email protected] (e não @meumta.afraid.org);
    - configura seu mta para receber mails @mtamail.afraid.org, configura sua conta;
    - testa se você consegue enviar um e-mail de você prá você (neste ponto acho que ele não checa MX CNAME nem nada pois ele é processado na parte 'local' do MTA);
    - testa se você consegue mandar um mail prá a pqp (agora você vai poder se deparar com o tão falado problema com o RBL;
    - checa o lance do dsl roteador/modem, eth0/ppp0, ip falso/real que foi discutido acima prá ver se quando você mandar um e-mail de algum dos computadores aí de dentro eles vão conseguir achar o MTA direitinho -- pode ser que nem ocorra o problema devido ao lance de os emails estarem 'locais' e o mta não precisar fazer nenhuma resolução MX PTR BLAHBLAH ETC E TAL;
    - testa mandar um e-mail de algum webmail yahoo da vida pro seu mtazinho, não se esquece de verificar os port forward se você tiver usando um router DSL. Na minha opinião prá você fazer um servidorzinho linux com ip dinâmico, melhor que o DMZ ou port forward é deixando a ppp0 direto com o IP real, que te poupa de consultar remotamente qual seu ip (www.showmyip.com/simple por exemplo);

    E aí acho que é tudo. Mas tem tudo prá funcionar direitinho seu e-mail; claro que não de forma compromissada por causa dos lances de RBL. Por exemplo, eu tou acabando com um scriptzinho aqui pro qmail+qmailscanner que verifica o reverso do IP que manda a mensagem, se parecer IP dinâmico/dsl/dialup, ele marca como spam na hora.

    Espero que a dicona ajude! :]