Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Horario Errado

    O q vc esta querendo na verdade é dar um 2º nome ou um apelido p/ o servidor, certo? Isso ai terei q dar uma olhada.
    Mas, deixo uma dica q pode servir, acho.

    Pq vc não mapeia o compartilhamento, no login do usuário? Ai os alunos não teria nem q digitar o \\servidor\compartilhamento. Já apareceria "automaticamente" no windows explorer a unidade.

    Isso lhe sserve?

  2. #22

    Padrão Horario Errado

    Galera, realmente foram feitas tantas respostas, que deu uma embaralhada. Concordo que usar o man, o --help ajuda.
    Mas de repente, poderíamos der dado logo a resposta como foi mencionado em ( date -s "22/09/2005 21:48:00" ) e aí sim, poderíamos ter comentado para o membro do fórum dar uma olhadela no man, no --help, até explicando para o usuário que existe o comando man que sempre nos dá uma boa dica sobre determinado comando Linux.
    Eu também uso o date -s e funciona perfeito.
    Mas espero que os arranhões fiquem por isso mesmo. No bom sentido.
    Também sou um eterno aprendiz nesse mundo Linux que é muito vasto. E quanto a termos novatos e aprendizes, acho que temos que dar oportunidades para as pessoas perguntarem e responderem. Já me senti algumas vezes sem graça de perguntar algo aqui e ter como resposta alguma coisa um tanto óbvia para quem conhece. Aí a gente fica vasculhando o fórum para ver se alguém já postou alguma pergunta parecida, para sabermos a resposta. Ou seja, esperar ver quem levou o primeiro tapa na cara. Vamos ter paciência com os nossos aprendizes galera. Agindo sem termos paciência com quem pergunta, com certeza, o software livre pode ficar uma coisa difícil para quem quer aprender e disseminar esse maravilhoso sistema operacional. A Microsoft não é o melhor sistema operacional do mundo. Mas foi graça a disseminação dela, que ela se tornou uma gigante. O Linux também vai ser assim. Mas o Linux vai estar sempre nas nossas mãos. Mesmo com distros virando enterprise, etc, etc .......... Podemos ver que mesmo a Red Hat virando Enterprise ela lançou o Fedora, para continuar avançando. A SuSE lançou a versão 9.3 livre para também continuar avançando. Ou seja, precisamos de novos e novos aprendizes para continuar seguindo o software livre.
    Falo isso como todo respeito. Não estou aqui polemizando nada e nem criando atrito com ninguém. Respeito a todos aqui do fórum. O Underlinux é com certeza hoje, um dos melhores e mais respeitados fóruns de debate sobre o Linux.
    Um grande abraço a todos e fiquemos todos com Deus ....


    :good:

  3. #23
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    date -s 16:00:05

    funciona para dia também

    date -s 12/25/1994


    vale lembrar que o mês é invertido ao dia...no meu exemplo é natal.


    De certa forma concordo com wrochal, simplesmente pq, quando eu não sabia disso dei um man date e descobri que o -s é igual a set
    Mas temos de perdoar os novatos (como eu), mas eu digo que uma pesquisa antes sempre vai bem

  4. #24
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão TIMEZONE

    Citação Postado originalmente por doliveira
    Mandou bem Avenger,

    o q parece ser é q timezone dele não esta p/ o brasil.

    E já q estamos falando de horarios, qdo ira começar o horario de verao p/ q possamos programar os servidores p/ entrarem no horairo de verão automaticamente.

    Valeu pessoal...
    Pessoal precisei reinicar o meu pc, dei uma olhada na BIOS, e ta tudo certo o horario do pc la, dei o comando: date -s 11:23 por exemplo e blz, qdo dei o comando: clock --systohc e clock --hctosys para tentar sincronizar com a BIOS e vi que ele volto 03 horas atras, conclusao ... pode ser o time zone, como fazer para modificar o meu RH-9 ta somente texto...

    grato..

  5. #25
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    timeconfig meu camarada

  6. #26
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    esqueci de posta ke ja executei timeconfig e deu a seguinte msg:

    [root@ferrari Brazil]# timeconfig
    -bash: timeconfig: command not found

    tbm tentei

    cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime soq ta configurado como -3 hrs ... rsrs .. bom e la so tem Acre DeNoronha East e West, mas quando dou um cat East por exemplo aparece um monte de codigo, alguem tem mais alguma ideia????

  7. #27
    cag
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    Muita Calma nessa hora...

    Código :
    cp /etc/localtime /etc/localtime-backup
    cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime 
    /usr/sbin/ntpdate ntp.on.br
    /sbin/hwclock --systohc

  8. #28
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    acabei de ver, no RH 9 aqui do meu trampo tem o timeconfig.......

  9. #29
    Avenger
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    fpazzi, eu acho que eu tinha evidenciado o que você fazer no caso de consertar o timeconfig. Acho que como no slack, isso deve funcionar no rh9 também, não deu certo?

    Olha o que eu falei sobre o timezone:
    se o que o povo falar num resolver ainda, dá uma olhada na data da BIOS, acerta ela, e boota o linux. Se o horário lá tiver errado, vc vai executar algo como 'timeconfig' ou então (isso é no slackware) faz

    cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime

    Se for erro desse localtime, assim que vc copiar o date já vai te responder com a data certa.
    *** Correção: ops! eu não vi que vc tinha tentado!.. Mas se deu -3hs, talvez teja certo, faz o ntpdate ntp.nasa.gov, depois clock --systohc. Com aquele Brazil/East deve ficar zero bala.

    Eu fiz isso aqui uma vez prá consertar esse lance do horário doidão.

    Sobre o samba, ficou no ar aquela questão de 'você quer é que o computador seja reconhecido como thundercats e como curso, ou que, ao invés de thundercats o computador seja conhecido como curso?'... mas lá vai pras duas opções

    no smb.conf (/etc/samba/smb.conf?) você procura a linha

    (hehe olha o que eu achei no 'man smb.conf':
    %L the NetBIOS name of the server. This allows you to
    change your config based on what the client calls
    you. Your server can have a ``dual personality''.
    Se você quer que ela seja acessada apenas como 'curso', você vai por no smb.conf a seguinte linha (ou mudar se já tiver):
    netbios name = curso
    (o padrão, se não for especificado, é justo o nome da maquina)

    Agora, se você quer, além do thundercats, ser compativel com o curso:
    netbios aliases = curso (o padrão é nenhum alias)

    Você pode, por exemplo, fazer sua maquina thundercats não responder como thundercats, mas responder como curso, alfandega, fazenda; mesmo ela tendo ainda o o nome 'thundercats':
    netbios name = curso
    netbios aliases = alfandega fazenda


    A gente podia ter aberto um topicozinho prá esse lance do samba, né?

  10. #30
    Avenger
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    Ah, seu RH9 tá instalação mínima? não tem aquele /usr/share/zoneinfo/Brazil/East ?.. Você tá afim de tentar qualquer coisa para ter esse horário funcionando? Coloquei o meu /etc/localtime num ftpzinho, se você quiser baixar e testar...
    ftp://avenger.us.to/pub/underlinux/localtime

    Espero que ajude

  11. #31

    Padrão Horario Errado

    Pessoal do fórum, cada dia que entro aqui tem sempre coisas que aprendo mesmo. Eu não sabia que se não colocar o parâmetro netbios ele o servidor assumiria o nome do próprio servidor.
    Tive que instalar o SuSE 9.3 anteontém, num servidor nosso, que era Conectiva 8.
    Mas na hora de configurar o bendito Samba, não foi de jeito nenhum.
    O smb.conf dele é bem reduzido. Imaginei que ele deve assumir vários parâmetros por default. No Conectiva 8 quando digitamos testparm smb.conf ele mostra o que foi definido e o que o servidor assumiu, com todas as outras opções.
    No SuSE mostra apenas o que está definido.
    Coloquei na opção netbios um nome qualquer.
    Quando entrei nas estações windows, ninguém conseguiu ver esse servidor. Deixei o /var/log/samba/log.smbd e /var/log/samba/log.nmbd abertos , mas ninguém conseguiu chegar lá. Claro que a minha inexperiência com o SuSE. E as 2 horas da manhã de uma segunda-feira para terça, e nós parados instalando um novo servidor e sabendo que no dia seguinte a empresa teria que continuar trabalhando tive que me socorrer com outra distro.
    Acabei desistindo. Instalei o Slackware 10.1 e funcionou na primeira. Mas sinceramente, eu instalei o SuSE 9.3 na minha máquina pessoal, na empresa e vou aprender a conhecer o SuSE que também é uma distro de respeito.
    Um grande abraço a todos. Gostaria que quem manuseia o SuSE passasse a nós do fórum como configurar por exemplo o Samba, o Firewall, e o próprio Squid. Aquele SuSEfirewall que vem nele por default é algo que eu desejo aprender.
    O SuSE parece ter características próprias e que eu no meu caso, sinceramente estou apanhando, pela minha inexperiência mesmo.
    Mas que é uma distro que sinceramente é bem robusta e interessante conhecê-la. Instalei ontém na minha máquina na empresa, num hd separado do outro que tem windows. Me parece que ela dá uma sensação que depois que está instalada o usuário windows, vai se sentir bem a vontade. Ela parece ter bastante recursos.
    Um sincero abraço a todos, e que Deus abençõe esse fórum muito bom chamado Underlinux.
    Inté mais ........

  12. #32
    suse2005
    Visitante

    Padrão data

    VAAAAALLLEEUUUU!!!!! Legal sarna 6) . Já atualizei data e hora do meu SuSE 9.2 . fantástico.
    :clap:

  13. #33
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Horario Errado

    BOM DIA MOÇADA .....


    moçada é o seguinte:

    a parte do samba valew deu certinho agora a data ew me matei e aparentemente resolveu, fiz o seguinte, mas nao sei oq realmente foi que resolveu:

    date -s hh:mm; //resolveu temporariamente;
    verifiquei a data e hora na BIOS e ta tudo certinho;
    clock --systohc
    clock --hctosys
    cp /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime;
    timecofig, tirando a opcao de atualiza o relogio automaticamente;
    cp /usr/share/zoneinfo/American/Sao_Paulo /etc/localtime;


    realmente nao sei oq foi que resolveu, mas aparentemente agora está Ok...


    valew moçada...