+ Responder ao Tópico

Dns



  1. #1
    nelson_info
    Visitante

    Padrão Dns

    boa tarde !
    desejo saber se tem alguma forma de usar regras de nat para associar o ip do velox que muda toda hora que se conecto, para um nome na minha maquina .
    tipo programas ddns ou no-ip que associa o ip valido ao seu subdominio criado por vc.
    fico grato por qualquer ajuda...

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão Dns

    Você pode fazer um script na crontab, ou então botar um script prá ser rodado quando o pppd reconectar seu adsl (caso você ligue o modem velox direto no seu linux).

    O que eu faço aqui, é usar o site www.afraid.org; olho o IP da ppp0 (ou pelo lynx www.showmyip.com/simple -source; em caso de router) e comparo com o host atual (dig +short avenger.us.to), e então se não bater, eu mando o pacotinho de atualizar o host para a afraid.org e tudo pronto.

    No caso de usar o named, é mais complicado, no ponto de você mandar o pacotinho para a afraid.org (pelo lynx ou links ou curl), você tem que fazer um esquema com 'cat', 'sed', 'grep', 'tail', e 'head' (se usando shell script), ou então com perl ou php, para pegar seu arquivo da zona (eu fiz isso com o host golem.duba.com.br) e atualizar apenas a linha pertinente, com o IP antigo e por o IP novo... acho que esse esquema todo se resume a: cat <zonefile> | sed s/<ip_velho>/<ip_novo>/g ; killall -HUP named

    E se certifique de que a linha do 'A' para o IP dinâmico seja algo como
    hostnamezinho IN 60 A <ip_velho>

    aquele '60' significa 'expirar o host em 60 segundos'. Isso é útil para hosts que podem mudar com frequencia. O normal usado para ips estáticos é 3600.

    Prá variar, espero que ajude!