Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Falor por experiência pois tenho minha estação principal registrada na ANATEL em parceria comercial com a Rede Networks (que atende excelentemente bem aos seus parceiros comerciais e têm preços excelentes na manutenção da SCM).

Eu tenho vários POPs e apenas a minha estação base é registrada já que as outras funcionam em modo cliente da primeira estas não precisariam de licensa. Chegando o fiscal a minha empresa (fiz uma denuncia de um provedor que estava usando amplificador e, juntamente com este, fui fiscalizado) ele fez várias perguntas (sempre muito educado) e depois pediu para visitar a estação. Eu levei ele, ele analisou todos os equipamentos e notou os PtP que eu já havia mencionado.

Resultado ele interpretou que os PtP era, sim clientes, e que devido a isso a taxa de licensa deles não precisava ser paga. Tomei ainda notificação porque antenas de 24 dBi e cartões ORiNOCO em modo PtP excedem a potência máxima permitida para esse tipo de enlace.

Resolvido este problema entrei em contato com a Rede Networks que tomou todas as medidas jurídicas necessárias e tudo ficou resolvido. Em uma segunda visita um outro fiscal interpretou que eu devia registrar as estações e essa segunda interpretação foi pilhada pois eu tinha o laudo da primeira me dando liberdade de trabalho.

Infelizmente tudo depende do fiscal e do dia que o cara chega. Uma coisa é certa: NUNCA MINTA PARA UM FISCAL, mesmo que você saiba que está errado diga pra ele. Alguns fiscais chegam querendo propina e por isso é mais difícil de lidar... Se você tiver todos os equipamentos devidamente homolgados (mesmo sem a etiqueta da ANATEL, ou seja, pode ter apenas o certificado de homologação dentro da caixa vedada) e todos eles com Nota Fiscal o fiscal da ANATEL NÃO PODE tirar nenhum equipamento do seu estabelecimento.

Agora se você têm um amplificador de 1W Hyperlink ele arranca mesmo e enfia no maldito saquinho lacrado...

Att,

Nataniel Klug
    Cyber Nett

2.    Publicidade

Flavio-RJ
    "Resultado ele interpretou que os PtP era, sim clientes, e que devido a isso a taxa de licensa deles não precisava ser paga. Tomei ainda notificação porque antenas de 24 dBi e cartões ORiNOCO em modo PtP excedem a potência máxima permitida para esse tipo de enlace. "

Pô, fala sério:

32mw da placa x 8 (ganho da antena. 24 dbi da antena é igual a multiplicar por 8 a potência do cartão, a cada 3 db de ganho, dobra-se o valor) => o que dá uma eirp = 256 mw. Mesmo em cidades onde o limite é de 400 mw não teria ultrapassado ...

4. Flavio,

Não sei como você fez essa conta, mas a que aprendi em palestra da Beta Telecom é assim:

17 mW (cartão ORiNOCO)
    24 dBi (antena de grade)

P(dB)=10xlog(17)
    P(dB)=12,30 dB

12,30 + 24 = 36,30 dB

Potência máxima permitida igual a 36 dB e.i.r.p. Claro que aqui não estou considerando perda em cabos e conectores e outros afins, mas foi essa mesma conta que o fiscal fez, na minha frente, e pediu para que eu mudasse a antena. Coloquei uma de 19 dBi off-set e o link ficou normal e dentro das normas que este fiscal me passou.

Att,

Nataniel Klug

Flavio-RJ
    Na verdade a potência do cartão orinoco é de 15 dmbm (32 mw). Se fosse apenas db, para usarmos uma antena de 24 dbi o rádio teria que ter no máximo 6 dbm de potência (24+6=30), pois 30 dbm é a eirp máxima permitida para 2,4 ghz (não 36) :roll:

Como para cada 3 db de ganho multiplica-se por dois a potência e.i.r.p., para uma antena de 24 dbi tem-se um ganho de 8 vezes, daí o cálculo:

32 mw x 8 = 256 mw e.i.r.p.

6. Flávio,

O fiscal que fez a medição mudou completamente essa forma como você apresentou. Vou tentar me informar com a fiscalização sobre como é feito o cálculo por parte deles.

Sinceramente não sei mais em quem acreditar...

Att,

Nataniel Klug

7.    Publicidade

Usuários que leram este tópico: 0

Nenhum usuário nesta lista