+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gerência da Configuração

    Amigos, estou com alguns problemas aqui, mudanças durante o desenvolvimento,:toim: sobre o atendimento dos usuários sobre usas necessidades e conversando por ai, me recomendaram procurar pela internet a tal Gerência de Configuração.
    Sei que a Gerência da Configuração é um conjunto de atividades de apoio ao desenvolvimento que permite que as mudanças inerentes ao desenvolvimento sejam absorvidas pelo projeto de maneira controlada, mantendo a estabilidade na evolução do software.
    Mas...
    Alguém já ouviu falar nisso, conhece, já utilizou estes métodos?
    A Gerência de Configuração de Software é dividida em 3 fases, Controle de Versão, Controle de Mudanças e Integração Contínua.

    Encontrei uma lista de softwares recomendados por uma empresa que utiliza esse método. Vejam abaixo:

    Todos esses softwares são OpenSource.

    Controle de Versão:
    - Subversion
    - CVS
    - Aegis
    - Arch

    Controle de Mudanças:
    - Trac
    - Mantis
    - Bugzilla
    - Scarab

    Integração Contínua:
    - Ant
    - Maven
    - CruiseControl
    - SCons
    - Bitten
    - Gump
    - TinderBox

    Alguém já utilizou algum desses softwares?
    Gostaria de alguma indicação ou sugestão antes de sair baixando software pela net.
    Alguém utiliza esse método? Certamente há muitos gerente de TI no forum. Não?! :?
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Gerência da Configuração

    Sobre o CVS.

    Realmente eh muito útil, temos uma equipe de desenvolvimento aqui, e usamos ele pra controle das versões dos softwares daqui.
    Cada vez que alguém mexe no código de determinado software, ou arquivo de configuração, usamos o CVS para guardá-los, além disso dois ou mais desenvolvedores podem mexer no mesmo código e o CVS pode guardar uma versão diferente pra cada desenvolvedor.

    Vc pode usá-lo via linha de comando, mas existem interfaces gráficas para isso. Aqui usamos o Eclipse como IDE de desenvolvimento, tem uma integração legal com o CVS, ele é bem extensível, pode-se programa em java, C/C++, perl, etc, é só colocar os plugins necessários, e o melhor: ele é livre.

    Flw !!! :good:

  3. #3

    Padrão Gerência da Configuração

    Acho o Subversion e o Bugzilla bem bons, a unica coisa que não sei é sobre integração continua já que o ant que eu sei é para automatização do projeto.

    Falows