+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cag
    Visitante

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    Bom Dia, tenho um servidor de cobol, em windows.

    E um servidor de internet (linux).

    Para o sistema funcionar nas estacoes windows, é preciso mapear uma unidade com o nome de Z:

    E no servidor windows precisa compartilhar a pasta do sistema com permissao para tudo. (é complicado as estacoes windows tem acesso fisico no sistema, qualquer um pode deletar a base) mas fazer o que, só assim roda o sistema, é muito antigo.


    Mas agora vem minhas dúvidas.

    Tem como acessar o sistema pela internet, (O Linux ser um cliente), lembrando que para isso preciso mapear uma unidade como Z:
    Tem como fazer isso no linux ?


    Outra coisa, eu sei que o servidor é no windows, dedicado fica 2 maquinas ligadas 24. (Internet, e o sistema).
    Estava pensando em rodar o cobol no linux, mas já escutei várias vezes que fica lento no linux o cobol, será que devo arriscar a fazer isso ?

    alguém já fez isso ?

    Muito Obrigado.

  2. #2

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    vc quer mapear unidades via internet? vc precisa montar aí uma VPN

  3. #3
    cag
    Visitante

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    opa, não fui muito claro.
    Sim pela internet, mas gostaria que o servidor seja uma estação também.

    Não é possivel fazer isso por ssh ? porque tudo fica no outro servidor.

    Na verdade ele só aponta o caminho para o outro servidor

    //servidor/arquivo e já abre o sistema.

    Mas precisa, mapear o caminho da rede como Z:

    Não sei, se é possivel o linux ser uma estação também.

    (Vpn, complica um pouco, e precisa ter mais uma máquina ligada 24h, tirando a estaçào que vai usar em outro lugar)

  4. #4

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    Caro amigo, também temos aplicativos na empresa rodando em Cobol.
    Também instalei o OpenVPN para tentar acesso remoto.
    Infelizmente não rodou, porque a aplicação não é cliente/servidor. Tentamos também o Delphi com Paradox. O Paradox não suporta acesso remoto. Trava tudo quando tentamos acessar.
    Aí refizemos o aplicativo em Delphi usando o Interbase e funfou de primeira. Já roda tem uns 2 anos. Se o aplicativo em Cobol estiver usando banco de dados que suporte tcp/ip funciona beleza. Mas usando os arquivos comuns do Cobol infelizmente não funcionou e andei pesquisando alguns materiais e realmente não tem como.
    Um grande abraço ......... :good:

  5. #5
    cag
    Visitante

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    Obrigado, eu precisava proteger também, para os usuários nào ter acesso na máquina, porque qualquer usuario pode apagar o sistema todo.

    Realmente acho que não tem jeito

  6. #6

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    Caro amigo, já te respondi no e-mail, mas infelizmente pelo que já andei fuçando no servidor Samba, o compartilhamento criado, fica visível ao usuário. Tem uma opção no compartilhamento denominada public, eu configurei como public = no , mas quando o aplicativo roda, ele também não acha, não vê, enfim.
    Depois mudei o public para yes , e aí passou a funcionar. Mas essa opção faz com que o usuário veja o compartilhamento todo. E tive que dar um chmod 777 no diretório. Senão o aplicativo não funciona.
    Inté + ........ :good:

  7. #7

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    Bem, aqui temos um sistema em cobol rodando num servidor linux com samba, as estações podem ser windows ou linux, onde as estações linux acessam usando dosemu. Não vejo pq nao usar um servidor linux+samba. Se suas estações forem linux, vc poderia sim, usar o ssh, bastando acessar uma estação por ssh e abrir o sistema.

  8. #8
    cag
    Visitante

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    o problema é que qualquer funcionario pode copiar os arquivos do sistema, ou até mesmo apagar...

    Porque o diretorio precisa ter permissao total para funcionar.
    A Base é os próprios arquivos do cobol, não é algo como firebird etc... com tcp/ip.

    o negocio é fazer bkp 2x por dia

  9. #9

    Padrão desafio, cobol mapeando unidade.

    E foi esse o caminho que eu adotei. Fazer backup. E já utilizei esse bendito backup salvador várias vezes. Infelizmente se a base de dados não é do tipo TCP/IP não tem como. O usuário vê o compartilhamento e pode as vezes inadvertidamente apagar qualquer coisa. Já pegamos inclusive usuários gravando arquivos MP3 dentro do compartilhamento. Felizmente temos hoje grandes bases de dados do tipo Interbase/Firebird, MySQL, Postgree, Oracle, etc, etc que fazem esse papel, excelentemente bem. Utilizamos isso via OpenVPN e é um show.
    Valeusssssssssssss ...........O negócio é estudar e aprender mesmo. É mais um aprendizado no nosso conhecimento..... :good: