Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Eu fiz um balanceamento de carga entre dois links em um dos meus servidores e notei que depois disso o serviço de emails parou de funcionar. Esse serviço roda dentro do mesmo servidor que está o balanceamento de carga. Abaixo vai o script que usei para fazer o balanceamento (que funcionou normalmente par aa navegação).

[script]
    #!/bin/sh
    #-------------------------
    # Configuracao de redirecionamento de portas para os links
    # Balanceamento de carga entre pontos de rede
    #-------------------------
    #----
    # Variaveis de sistema
    #----
    IPTABLES="/sbin/iptables"
    IP="/sbin/ip"
    #
    #----
    # ENTRADA DE LINKS
    #----
    IF1='eth0'
    IF2='eth3'
    #
    #----
    # Declara as redes
    #----
    P1_NET='200.163.208.0/25'
    P2_NET='10.1.1.0/24'
    #
    #----
    # Declara IPs
    #----
    IP1='200.163.208.3'
    IP2='10.1.1.10'
    #
    #----
    # Declara gateway das conexoes
    #----
    P1='200.163.208.1'
    P2='10.1.1.1'
    #
    #----
    # Mascara as redes e marca os pacotes
    #----
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $IF1 -j MASQUERADE
    $IPTABLES -t nat -A POSTROUTING -o $IF2 -j MASQUERADE
    #
    #----
    # Declaracao de rotas padrao para os links
    #----
    $IP route add $P1_NET dev $IF1 src $IP1 table T1
    $IP route add default via $P1 table T1
    $IP route add $P2_NET dev $IF2 src $IP2 table T2
    $IP route add default via $P1 table T2
    #
    $IP route add $P1_NET dev $IF1 src $IP1
    $IP route add $P2_NET dev $IF2 src $IP2
    #
    $IP route add default scope global nexthop via $P1 dev $IF1 weight 4 nexthop via $P2 dev $IF2 weight 1
    #
    $IP rule add from $IP1 table T1
    $IP rule add from $IP2 table T2
    #
    #----
    # Atualiza tabela de cache
    #----
    $IP route flush cache
    [/script]

Att,

Nataniel Klug

2.    Publicidade

3. Nataniel, esse balanceamento nunca fica perfeito, to pra ver alguem botar para funcionar um balanceamento de carga 100% com linux, só os autores dos tuto que fala que roda blz. da uma pesquisada no forum e veja que foram varias tentativa e nunca fica legal. O unico caso que tenho conhecimento foi o ruy neto que consegui com freebsd.

:good:

4. oyama,

Então eu devo ser um milagre... hahahaha... Descobri o que era. O IP que eu estava alocando como saída do link principal fica bloqueado para receber conexões (ele responde mas não atende a nenhuma porta). O que fiz foi utilizar outro IP.

Agora tenho uma rede com dois links. Ontem, em pico, consegui sair pelos dois links numa boa e economizei um pouco de banda.

Meu próximo objetivo, em testes num servidor experimental, é segmentar mais a minha rede usando o StarOS nos POPs (para autenticar os clientes via PPPoE e servir melhor minha rede com um desempenho maior) e ter no provedor um gateway com gerenciamento de pacotes P2P (que já fiz em um servidor usando o L7-Filter e funciona legal). Assim farei um direcionamento do tráfego P2P por um dos links, deixando o outro link livre para os clientes usarem navegação e outras funções.

Att,

Nataniel Klug

5. Citação Postado originalmente por oyama
    Nataniel, esse balanceamento nunca fica perfeito, to pra ver alguem botar para funcionar um balanceamento de carga 100% com linux, só os autores dos tuto que fala que roda blz. da uma pesquisada no forum e veja que foram varias tentativa e nunca fica legal. O unico caso que tenho conhecimento foi o ruy neto que consegui com freebsd.

:good:
    oyama fala aí cm vc fez para fazer um load balance em FreeBSD?!, eu ando á procura disso há mto tempo.. n encontro nd..
    só consegui fazer com OpenBSD e com o PF usando um round robin..
    vc fez assim tb no FreeBSD?
    está a usar IPFW ou PF?!
    me explike sff..
    Um abraço

6. Oxe, não deu muito certo mesmo. Ele seta rotas e fica com elas gravadas, dai chega num ponto que não trafega mais... Caraca!

Não sei mais o que fazer pra deixar isso funcionando...

Att,

Nataniel Klug

7.    Publicidade