+ Responder ao Tópico



  1. #1
    sambaloco40
    Visitante

    Padrão jeitiho no CUPS

    Estou mexendo com uma rede win/linux... Não temos autenticação de nada para que os users entrem nas máquinas, tem uma conta só e pronto. Colocar autenticação não vai funcionar pq o users são muito reterdados para isso, eles não conseguiriam dar login e logout e ainda esqueceriam as senhas e coisas assim... 6) 6)
    Bom, o caso é que estou precisando de um controle de impressão. Assim:

    o que tenho atualmente>>> um server cups liberado quanto a contas de acesso, assim qualquer um pode user o serviço

    o que quero fazer>>> quando algum usuário (tipo usuário genérico qualquer) quiser imprimir algo e clicar para imprimir (no windows e tb no linux) apareça uma espécie de janela perguntando usuário e senha para que seja autenticado no CUPS

    Será que isso existe? Será que alguem conhece isso? A idéia e criar um servidor de impressão com cotas de usuários. Por favor, caso alguem tenha um sugestão ou algo assim, POSTE!! Valeu geral! T+

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão jeitiho no CUPS

    Meio que um tiro no escuro, mas lá vai:

    Você já tentou entrar na interface administrativa (pela web) do CUPS prá procurar opção dessa autenticação?.. Bem... Provavelmente o CUPS irá usar as contas de usuário em /etc/passwd+/etc/shadow, então é provável que por padrão ele use as credenciais do -usuário logado no x-. Mas daí talvez tenha naquela página de configuração do CUPS algo prá solicitar a senha e talvez até outro login; além disso, não me lembro bem também, mas na tela de configurações da impressão, no cliente mesmo, têm várias opções de servidor de impressão CUPs, pode estar ali também algo para a autenticação forçada/automática dos usuários. A única coisa que complica um pouco é o fato de todo mundo entrar com uma conta só.

    Talvez, já que os que vão imprimir vão -ter- que saber login e senha, talvez de novo criar contas de usuário específicas para os que podem imprimir resolva pelo menos parte do problema.

    Espero que ajude!..