Página 8 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 345678910 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Avenger
    Via satélite já chegou. E quem presta é muito chatinha. acho que www.starone.com.br não dá nem suporte a linux hehe, e o ping é sempre mto alto.

WiMax eu acho que pode trabalhar junto com o wireless -- vai ser o wireless sem essa pauleira toda. O problema é isso ser muito caro. Mas wimax nao vai aproveitar estrutura nenhuma como foi o caso do adsl.

Via rede elétrica acho que já tá por aí, mas por algum motivo não é aplicada. Talvez seja meio insegura por poder sair do escritório -- ou muito cara.

2. Citação Postado originalmente por Avenger
    Via satélite já chegou. E quem presta é muito chatinha. acho que www.starone.com.br não dá nem suporte a linux hehe, e o ping é sempre mto alto.

WiMax eu acho que pode trabalhar junto com o wireless -- vai ser o wireless sem essa pauleira toda. O problema é isso ser muito caro. Mas wimax nao vai aproveitar estrutura nenhuma como foi o caso do adsl.

Via rede elétrica acho que já tá por aí, mas por algum motivo não é aplicada. Talvez seja meio insegura por poder sair do escritório -- ou muito cara.
    Avenger e Visitante,

Falar de novas tecnologias e querer comparar elas com ADSL é no mínimo ignorância.

O sistemas DSL são antigos, os primeiros sairam em meados de 94 e de lá pra cá eveluiram muito pouco. Todos estes outros formatos apresentados são bem mais modernos, tirando o satelital que têm pelo menos 4 anos de mercado.

Mas porque esses fatores talvez não irão nos deixar preocupados:

1. Satélite: mensalidades altíssimas e velocidades baixas... nenhum cliente é estúpido, apenas quem realmente não têm outra opção e precisa muito de internet optaria por este modelo.

2. WiMax: esse padrão irá ajudar ao provedores wireless a combater o DSL de mano! PELO AMOR DE DEUS! Dizer que isso seria uma briga é demais pra minha cabeça... Imaginem a situação onde não precisariamos colocar uma antena externa na casa do cliente?! Além da enorme economia com relação a mão-de-obra têm também a economia com relação a manutenção... Hoje os padrões pré-wimax são caros, mas lembrem que em 2001 uma AP1000 Lucent custava em torno de 1200 dólares e hoje custa menos de 300 dólares. Até o final do próximo ano, qdo estiver lançado o WiMax teremos preços absurdos, que inviabilizaram a instalação desses sistemas em cidades pequenas, sendo assim não teremos concorrência com esse padrão até que ele custe um preço acessível. Chegando nesse preço os primeiros a comprar seremos nós.

3. PLC (Power Line Comunicator): essa é uma tecnologia que realmente pode entrar para ficar no mercado mas o custo ainda é muito alto. O investimento para se ter esse modelo de acesso é praticamente 4x o investimento de uma central DSL. E enquanto o DSL chega a 3 Km da central, o PLC não passa de 1 Km... Existe uma empresa no PR que está enviando os backbones deles em 2.4 Ghz (isso mesmo... 802.11b) para as centrais menores e colocando roteadores PLC nessas caixas. Eles atendem em média 60 clientes por roteador e sem precisar de estrutura nenhuma. Detalhe: é uma empresa particular que está em parceria com empresa de distribuição de energia elétrica municipal (não lembro o nome da cidade).

Att,

Nataniel Klug

3. Nataniel não acho que os adsl se desenvoilveram pouco, pois se fomos ver pelo mundo existem adsl de ate 70mbps o que não aconteceu foi esse desenvolvimento no brasil, pois se vc for ver na coreia do sul, japao essas coisas por volta de 200 reais voce tem um link de 70mbps na sua casa, então se um dia essas valores forem começar a serem aplicados no brasil voces vao ter de se virar muito mais que agora.

falows

agent_smith
    A rede via fios elétricos é o famigerado HomePlug. Estou pensando em adotar esse sistema, como uma forma de agilizar(sem passar cabos e todas as dores de cabeça inerentes) e acelerar o processo de implantação de redes nos mais variados ambientes.

Sei da DSLINK, que vende adaptadores de HomePlug, mas, ainda não contatei nenhum representante para cotar preços ou analisar custo/benefício.

Se alguém já tiver alguma experiência prévia com esta tecnologia, poste ai...

Abraços

8)

5. Citação Postado originalmente por ruyneto
    Nataniel não acho que os adsl se desenvoilveram pouco, pois se fomos ver pelo mundo existem adsl de ate 70mbps o que não aconteceu foi esse desenvolvimento no brasil, pois se vc for ver na coreia do sul, japao essas coisas por volta de 200 reais voce tem um link de 70mbps na sua casa, então se um dia essas valores forem começar a serem aplicados no brasil voces vao ter de se virar muito mais que agora.
    ruy,

Corretíssimo... Existem sistemas DSL de altíssima velocidade como esse que você mencionou, mas os preços não são tão baixos assim. Além disso essa é uma velocidade nominal utopica que nunca é alcançada.

Uma empresa de revenda de Backbones com a IP2 que vende no mundo inteiro oferece links de 622 Mbps via fibra ótica a preços em torno de 400 mil dólares. Agora imagine que o provedor venderia 70 Mbps para o cliente e pagaria esse valor pelo link, mas vendendo a 200 reais... Infelizmente não pode pois é inviabilizado por custos.

Mas realmente existem links DSL de preços excelentes e a tendencia no Brasil e que o preco dos backbones caiam para os provedores e assim poderemos no manter no mercado com precos mais enxutos.

Estou editando apenas para complementar: eu sabia que tinha um link falando dos preços no globo: http://www.irelandoffline.org/home/s...50321070156240

Vejam que todos os preços estão em EUROS e a cotação do Euro está em US$ 1,2059 (a mesma coisa que R$ 2,71). Então vejam que no Jãpao onde têm a maior velocidade de download e a segunda maior em upload o custo do link é de R$ 81,43. O que é EXTREMAMENTE baixo... Agora reparem que na Inglaterra a coisa já muda... A velocidade é 10x menos e o preço não é 10x menor, custando um link de 512 Kbps R$ 73,26.

Eu vendo links de 600 Kbps a R$ 90,00. E olha que a nossa renda per capita é MUITO menor que a deles... Então, nossos preços nunca chegarão na utopia japonesa...

Att,

Nataniel Klug

Tópicos Similares

1. ADSL Velox no RedHat 8.0
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 28-11-2002, 17:52
  2. ADSL - Ligar no linux ou no HUB?
    Por gholtz no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 20-11-2002, 12:27
  3. Distribuir ADSL para estações Windows