+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Nielson
    Visitante

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    Olá galera, vou tentar explicar meu problema. tenho duas redes cascatiadas ( 1 rede: 192.* (mascara de rede: 255.255.255.0) - rede interna do cyber e outras rede 200.* (mascara de rede: 255.255.255.192) - embratel ip fixo ) tenho uma maq Slackware 10.2 com duas placas de rede eth0( 200.* ) e a eth1( 192.* ).

    já fiz praticamente varios tipos de regras usando nat para usar a conexão da eth0 e compartilha-la para a rede da eth1, porém n consigo fazer uma maq windows ligada na rede 192.* reconhecer a maq, ela n responde o ping. sendo que essa maq ta ligada no mesmo switch ambos os cabos a rede 200.* se enchega normalmente porém a eth1 192.* n responde o ping.

    já não sei oq fazer preciso compartilhar net para 40 maqs windows e n to conseguindo fazer isso. até pq a maq n responde o ping tanto a linux como a windows.

    gostaria de uma ajuda de vcs por favor..

    vlw

  2. #2
    Visitante

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    echo "Lberar conexao"
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE



    echo "Habilitando Forward entre interfaces"
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

    e assim carinha

  3. #3

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    Pará ...

    a rede eth1 (200.) deve ficar conectada apenas no roteador da embratel. A outra placa, eth0 (192.) deve ficar conectada no swich, daí pra frente faça a seguinte regra no iptables :

    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -i eth1 -j MASQUERADE

    Pronto, vc liberou todo mundo pra acessar a netmaravilha, e não esqueça de adicionar a rota no router add -net 0/0 gw ROTEADOR-EMBRATEL dev eth1 e a regra do echo 1 do nosso amigo visitante acima.

    Boa sorte. E vote NÃO.

  4. #4

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    Companheiro, desculpe aí mas inverti sua eth0 com a eth1.

    Sorry ...

  5. #5
    Nielson
    Visitante

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    opa, so que meu roteador ta ligado direto no switch, é nescessario ligar o roteador direto na maq que vai compartilhar ?

  6. #6

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    Se vc não fizer isso, vc precisa configurar seu roteador para servir DHCP para as outras estações ou colocar ele com um endereço da subnet interna. Neste caso coloque um firewall em cada máquina, o sygate é bom e free por que o servidor e o iptables não fazem mais a mínima diferença.

    Visite o abusar.org que lá tem a configuração da maioria dos modens e das teles.

    Eu acho mrlhor colocar o roteador no servidor, fazer o firewall pro servidor e compartilhar a rede por ele, ou seja, não ligar o roteador no switch, somente a placa da rede interna saindo do servidor.

    Vai lá Pará. Boa sorte.

  7. #7
    Avenger
    Visitante

    Padrão Compatilhando internet com 2 placas de rede usando NAT.

    Tem um treco interessante sobre switches e duas placas de rede. Não vou explicar tudo de novo, eu expliquei aqui nesse tópico, dá uma olhada caso se interesse:
    https://under-linux.org/modules.php?...t=mesmo+switch