+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como esvaziar squid

    OLA PESOAL!!!!! tenho um servidor de http rodando FreeBSD 5.3.Utilizo o Squid como proxi. O cache do squid ja esta em 60% e preciso saber como esvazia-lo. Venho do mundinho das janelas, por isso conto com a gentilesa dos senhores em me ajudar com um passo-a-passo bem mastigado para que eu possa saber o q estou fazendo e aprender de fato. Desde ja agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.
    Forte abraço a todos.

  2. #2
    cag
    Visitante

    Padrão Como esvaziar squid

    Você não precisa esvaziar o cache, o próprio squid se encarrega...

    Mas de qualquer maneira é assim:

    Código :
    rm -rf /cache/*
    squid -z

    No meu caso eu tenho uma partição para o cache...

    Vale lembrar que antes de esvaziar o cache, você deve parar o serviço.

    valeu

  3. #3

    Padrão Re: Como esvaziar squid

    Se nao to enganado vc pode usar tambem !!!

    tail -f /caminho/do/cache


    Valeu !!!

  4. #4
    sadirj
    Visitante

    Padrão Re: Como esvaziar squid

    Citação Postado originalmente por gatoseco
    Se nao to enganado vc pode usar tambem !!!

    tail -f /caminho/do/cache


    Valeu !!!
    Meu amigo, esse comando é para voce ver o arquivo sendo atualizado...

    Abraços e boa sorte.

  5. #5

    Padrão Como esvaziar squid

    tail -f só vai ficar mostrando o arquivo.

    Pra apagar os diretórios é no rm -rf mesmo.

  6. #6

    Padrão Como esvaziar squid

    quanto mais cheio seu cache estiver melhor, para que apagar o cache? se é justamente ele que "agiliza" sua internet passando pelo proxy+cache ? o cache so é bom mesmo quando esta perto dos 100% de utilização. Senao qual seu proposito? fazer cache de que se esta vazio?

  7. #7

    Padrão Como esvaziar squid

    Pior que uma vez eu também resolvi limpar o cache. Percebi depois que o acesso a net estava um pouco mais lento. Realmente o cache quando está mais carregado, o tempo de acesso a net é melhor mesmo. Eu também achava que tinha que ficar limpando.
    Valeu ....... 8)

  8. #8

    Padrão Como esvaziar squid

    Pessoal agradeço a atenção de todos!!! Bom meu squid esta em 60% e realmente qnt mais cheio melhor mas qro saber como fazer para esvazia-lo pq qnd chegar em 98% qro limpar o cache... evitando q o mesmo pare sem avisar. Vlwwwwwwwwwwwwww

  9. #9

    Padrão Como esvaziar squid

    cache nao para, o padrao é a politica lru parece, logo ele fica substituindo o cache, sacou? quando encher os 100Mb do default ele nao vai parar. vai substituior os objetos menos utilizados.

  10. #10
    kurumim007
    Visitante

    Padrão Eu hein

    Seguinte galera ele tah querendo saber como limpa o cache do squid
    espero q ajude (eu uso RH9)

    Primeiro tu para o squid
    service squid stop

    depois limpa o cache e os logs
    rm -rf /var/spool/squid * (limpa o cache)
    rm -f /var/log/squid * (limpa os logs)

    agora tu recria o squid:
    squid -z

    depois inicia o squid:
    service squid start

    flw

    :good: :good:

  11. #11

    Padrão Re: Eu hein

    Citação Postado originalmente por kurumim007
    Seguinte galera ele tah querendo saber como limpa o cache do squid
    espero q ajude (eu uso RH9)

    Primeiro tu para o squid
    service squid stop

    depois limpa o cache e os logs
    rm -rf /var/spool/squid * (limpa o cache)
    rm -f /var/log/squid * (limpa os logs)

    agora tu recria o squid:
    squid -z

    depois inicia o squid:
    service squid start

    flw

    :good: :good:
    uma informaçao galera..

    como faz para q o squid baixe os arquivos moderadamente ? pq fico monitoreando o link WAN e dá cada puxada de arquivo...

    se verifico na saida para LAN esta tudo ok.. más o problema é esos picos topeando o link principal.

    Lee

  12. #12
    kurumim007
    Visitante

    Padrão eh isso?

    Vc tah dizendo os arquivos q ele guarda em cache???

  13. #13

    Padrão Como esvaziar squid

    Eu também achava que cache como eu não sabia o que era, ficava esvaziando o tempo todo.
    Mas depois lendo, vendo e aprendendo com o que me deram de dicas aqui, percebi que o tempo de acesso a internet numa empresa onde administro uma rede com mais ou menos 80 pc's acessando a net, realmente o cache tem a sua função.
    Limpe o seu cache e veja que o tempo de acesso é um pouco mais lento. Mas, veja quando ele estiver cheio o tempo de acesso é bem mais rápido.
    Eu instalei o um servidor Linux com o Slackware 10.1 tem cerca de um mês e meio mais ou menos e nunca mais mexi no cache. O tempo de acesso está muito bom. O pessoal da diretoria já vieram me perguntar o que eu fiz. É claro que tem um pc muito bom que me deram (pentium 4), um sistema operacional fantástico (Slackwareeeeeeeeeeeee 10.1) e tem um cache que aprendi aqui.
    Valeu galera desse mundinho maravilhoso chamado Underlinuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    Que Deus abençõe a nós todos .........
    :good: :clap: :good:

  14. #14
    godhacker
    Visitante

    Padrão Como esvaziar squid

    olá, vc tem que configurar o squid pra quanto do uso do cache ele deve começar a eliminar os mais antigos ok?

    nao precisa se stressar com o cache., apenas com os logs, eles sim param o squid se tiverem grandes demais, mas tb eh configurado no squid pra rotacionar os logs, mesmo assim eu apago as vezes

    linhas:

    cache_swap_low 90
    cache_swap_high 95