+ Responder ao Tópico

galileu
    Oi pessoal!!
    desculpem o longo tempo sem dar notícias.
    bem, vamos ao problema:
    estava quase instalando o Linux no meu pc, quando surgiu uma dúvida básica. o hd de 80 GB está particionado da seguinte maneira agora:

C: com 31,49 GB NTFS
    E: com 15 Gb NTFS
    e, não alocado: com 28,07 GB (futuro linux )

estava lendo um artigo em www.laureano.eti.br/guias/cl10/cl10.php e lá ele cria três partições (/, home e swap) e por isso não precisa criar nenhuma partição extendida, se fossem mais, ele precisaria criar uma partiçõa extendida e dentro as partições lógicas.
    no meu caso, como devo proceder? devo criar uma partição extendida e, se for o caso, como criar ela e as demais?
    estou com os cd's do conectiva 10, e não consegui os cd's do suse 10. logo, acho que vou instalar o cl10 mesmo (mais completo)
    desde já, obrigado pela atenção dispensada
    Valeu! :good:

2. Galileu, não é querer me intrometer no seu asssunto. Mas o Conectiva Linux 10, infelizmente, é uma distro já fora de linha. Claro que dá para você aprender muita coisa. Muita coisa mesmo. Mas porque não tentar distros que estão a pleno vapor no mercado. Dê uma olha no SuSE 10 (OpenSuSE), Mandriva 2006, Slackware 10.2, Ubuntum, Fedora, Debian, FreeBSD, etc, etc. Enfim, distros que estão no mercado e que você vai encontrar possíveis soluções, para alguma dúvida. Eu usei o Conectiva um bom tempo na empresa e confesso que gostei. Mas o Linux hoje está bem mais maduro. Tente distros que estão no mercado. Fica mais fácil você acompanhar o que acontece no dia a dia de hoje. E as distros de hoje estão cada vez mais poderosas, flexíveis e mais fáceis de instalar e configurar.
    Um grande abraço caro amigo ......... :good:

galileu
    também pensei nisso, pssgyn, porém dos cd's que tenho aqui, os da conectiva são os mais atuais. talvez o melhor seria esperar um pouco mais e conseguir cd's de uma distro mais atual como suse 10(opensuse)(tenho curiosidade em saber como funciona o debian, mas vamos por partes, cada passo de uma vez),mas com uma conexão de 128....

meu primeiro contato com o linux foi em duas máquinas com conectiva 7 e conectiva 8. mas nunca pude fazer muita coisa, pois elas "rodavam" a tese de doutorado de meu professor (qualquer erro e eu estaria encrencado). já se passaram 2 ou 3 anos e só agora consegui comprar meu pc. o problema é que sou eu que não posso perder nada agora (se não fosse esse detalhe, já teria instaladado a muito tempo, desse o que desse), mas vou tentando...

Ah sim, por favor sinta-se a vontade prá falar o que quiser. agradeço a todos que me derem qualquer ajuda e tenham a certeza que lí cuidadosamente tudo o que escreveram. depois que instalar e começar a trabalhar com o linux devem aparecer mais dúvidas, com certeza!

Muito obrigado!!! :good:

4. Cara já que não tem uma conexão muito rapida sugiro comprar no linux mall os cds www.linuxmall.com.br ta 35 os 5 cds do SuSE

falows

luccosta
    Amigo,
    Todas as orientações acima são válidas, mas acredito que posso te ajudar de uma outra forma. Vc pode continuar usando seu Windows XP sem ter que redimencionar seu sistema. Para isso, recomendo o uso do VMWare que pode ser encontrado em www.vmware.com.
    Como vc disse que não manja nada de Linux, usando este produto vc terá a melhor experiência do mundo, pois se fizer algo errado, basta apenas recriar o hd virtual do programa. Assim vc poderá testar todas as distros que possui.

Existe aqui mesmo no forum uma série de artigos explicando como usar o VMWare.
    No mais espero que curta todo o conhecimento que vc absorverá usando o Linux.
    No futuro, quando ja estiver dominando o uso deste OS, basta fazer o particionamento do HD e istalar definitivamente o Linux, e quem sabe dizer adeus ai Ruindows.

Abrax :clap:

Tópicos Similares

1. Como calocar uma maquina com linux em rede com outra que tem windows??
    Por valete001 no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 30-05-2008, 08:24
  2. Instalar o LINUX em máquina com CORE 2 DUO, MB com PCI-E e SATA II
    Por aprendiz_ce no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 7
    Último Post: 11-04-2007, 00:14
  3. Instalando Linux em maquinas gemeas (100 maquinas ou mais)
    Por GothInTorment no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 18-02-2003, 09:43
  4. Linux em comunicação com o Novell
    Por Mandrake no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 28-11-2002, 10:02
  5. Instalando Linux em Nootbook
    Por Gabriel_Junior no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 31-05-2002, 19:47

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L