+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fe_feu
    Visitante

    Padrão IP dinâmico funciona com Bind, Sendmail ou Qmail?

    Oi turma, tenho rodando uma máquina com Debian 3.1, Apache c/PHP, MySQL, Ftp, etc.

    Acontece que estou desenvolvendo uma aplicação web que vai precisar envar e-mail´s conforme a necessidade.

    Já tive uma época com o RedHat rodando nessa máquina. Ele vinha com o Sendmail instalado por padrão, que funcionaria bem para o meu caso, que estou na fase de desenvolvimento/testes, só que as mensagens chegam no receptor como sendo enviadas pelo "root" e isso para um monte de servidores é barrado como Spam, não serve pra mim.

    Bom, já rodei alguns tutoriais p/ configuração do Bind com Qmail e Postfix mas na hora de testar se o Bind está ok, com nslookup ele responde com erro.

    O named.conf está assim:

    include "/etc/bind/named.conf.options";

    // prime the server with knowledge of the root servers
    zone "." {
    type hint;
    file "/etc/bind/db.root";
    };

    // be authoritative for the localhost forward and reverse zones, and for
    // broadcast zones as per RFC 1912

    zone "localhost" {
    type master;
    file "/etc/bind/db.local";
    };

    zone "127.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "/etc/bind/db.127";
    };

    zone "0.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "/etc/bind/db.0";
    };

    zone "255.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "/etc/bind/db.255";
    };
    zone "0.168.192.in-addr.arpa" {
    type master;
    file "/etc/bind/0.168.192.zone";
    };
    zone "ideiaslab.dyndns.info" {
    type master;
    file "/etc/bind/db.ideiaslab.dyndns.info";
    };

    // zone "com" { type delegation-only; };
    // zone "net" { type delegation-only; };

    // From the release notes:
    // Because many of our users are uncomfortable receiving undelegated answers
    // from root or top level domains, other than a few for whom that behaviour
    // has been trusted and expected for quite some length of time, we have now
    // introduced the "root-delegations-only" feature which applies delegation-only
    // logic to all top level domains, and to the root domain. An exception list
    // should be specified, including "MUSEUM" and "DE", and any other top level
    // domains from whom undelegated responses are expected and trusted.
    // root-delegation-only exclude { "DE"; "MUSEUM"; };

    include "/etc/bind/named.conf.local";

    #zone "ideiaslab.dyndns.info" {
    # type master;
    # file "/etc/bind/db.ideiaslab.dyndns.info";
    #};


    Quando vou rodar o nslookup acontece o seguinte:

    # nslookup
    > ideiaslab.dyndns.info
    Server: 200.165.132.148
    Address: 200.165.132.148#53

    Non-authoritative answer:
    Name: ideiaslab.dyndns.info
    Address: 201.29.68.136

    > mail.ideiaslab.dyndns.info
    Server: 200.165.132.148
    Address: 200.165.132.148#53

    ** server can't find mail.ideiaslab.dyndns.info: NXDOMAIN
    >

    Eu acho que o problema está na utilização do ip dinâmico, mas não tenho certeza disso.

    Se não houver jeito com o ip dinâmico, que solução haveria p/ o meu caso, uma vez que minha conexão adsl é Telemar residencial.

    Vou realmente precisar de um domínio registrado p/ resolver a questão?

    Se alguém puder me ajuda eu agradeço desde já..

    Valeu, gente...


    Fernando - Vitória/ES

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão IP dinâmico funciona com Bind, Sendmail ou Qmail?

    olha, nem li seu post direito, mas a principio funciona com ip dinamico sim, desde claro, que você mantenha o host sempre atualizado no seu dyndns ou afraid.

    pro caso do DNS (agora li um pouco mais), parece que você puxou uma entrada 'NS' do dyndns (nem sabia que o dyndns fornecia isso). Note que seu in 'NS' vai ficar meio estranho: você vai fazer algo do tipo prá ficar compativel com seu host dinamico: ideiaslab.dyndns.info IN NS ideiaslab.dyndns.info

    Não adianta você ter um CNAME ou A no dyndns pro seu IP dinâmico, por mais que ele acompanhe as mudanças de IP, que você não vai ter como 'delegar' um 'mail.ideiaslab...' ou 'www.ideiaslab...' a menos que tenha uma delegação NS prá ele, tipo como a que falei acima. Ter uma delegação NS significa também que você vai poder colocar qquermerda.ideiaslab..., coisa que talvez a dyndns não faça (o afraid.org faz e eu uso aqui em casa -- prá ipv6).

    Usar um named pro seu IP dinâmico aí na sua casa ia ser complicadinho, pois você teria que fazer um script prá reapontar os seus 'in a' do arquivo da zona ("/etc/bind/db.ideiaslab.dyndns.info") pro IP corrente da máquina, mudar o serial no arquivo, e dar kill -HUP no named -- bem como o TTL informado na linha SOA do arquivo de zona deve ser bem pequenino.

    Se complicou prá você, faz o seguinte: esquece named, e no dyndns você faz pro seu host uma entrada MX e uma entrada A (pro seu IP, que vai ser atualizada dinamicamente)... A MX pode ficar quietinha. Pode além dessas duas ainda fazer uma entrada NS pro mesmo HOST, eu acho... mas daí para fazer os sub-hosts, vai ter que ser ou só por cname pro host dinamico ou então aquela zona.

    Espero que ajude!..

  3. #3
    fe_feu
    Visitante

    Padrão IP dinâmico funciona com Bind, Sendmail ou Qmail?

    Valeu, amigo... vou tentar agora mesmo fazer o que vc disse.
    Depois dou um retorno.
    Obrigado.