+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de actualizações on-line

    viva colegas, é o seguinte.. estou a desenvolver um software para linux... e gostaria de saber como funcionam aqueles sistemas de actualizaçoes de software,. tipo o do firefox, do suSe ou mesmo até o do windows..
    a ideia é que sempre que saia uma versao/correção nova do software o cliente possa saber, e actualizar o mesmo...

    eu estive a imaginar.. e suponho que funcione, verificando o md5 do arquivo instalado, e o md5 do arquivo do servidor, alguem sabe uma maneira mais pratica?

  2. #2

    Padrão Sistema de actualizações on-line

    Cara eu acho que o SuSE faz por versão do rpm, ou seja compara as versões e se a outra for mais nova ele da um rpm -Uvh pra instalar, se for o mesmo sistema pode criar um bash que compare as versões se existir mais nova baixa e atualiza.

    falows

  3. #3

    Padrão Sistema de actualizações on-line

    mas ele pra comparar as versoes tem de fazer download do pacote que se encontra no servidor...de qq modo, acho que o md5 é a forma mais pratica, pq um pakote pode ser actualizado devido a um bug, e continuar na mesma versao
    ja tenho +/- uma ideia de como afzer a coisa, mas vao dando sugestoes, eu vou seguindo o topico
    Um abraço[]

  4. #4

    Padrão Sistema de actualizações on-line

    Cara eu não tenho certeza, mas eu acho que é tipo um arquivo que contem onde esta o arquivo e a versão dele, mesmo que seja atualização de segurança eles mudam a versão exemplo se é 0.1 vira 0.1-1 ou algo assim, se ler o funcionamento do apt e rpm ou deb deve descobrir como funciona, já que se for so por md5 alguem mal intencionado pode mudar pra um outro programa e baixar assim mesmo e instalar algo que possa trazer prejuizo ao sistema,

    falows

  5. #5

    Padrão Sistema de actualizações on-line

    cara, se vc tá escrevendo um software e pretende que os seus usuários facam atualizacao automática, vc pode colocar no código uma funcao que busque em um servidor FIXO uma listagem que pode ser um arquivo csv ou xml com a versao, o nome do arquivo, o release (pra controlar a correcao de bugs), a localizacao e um hash de verificacao. Acho que vc nao deve se preocupar tanto como funcionam as atualizacoes automáticas que ja existem, siga o seu proprio caminho e busque a solucao que melhor se adapte ao seu soft.