Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Já não é de ontem que o Software Livre é utilizado em empresas de todo mundo devido as suas grandes vantagens de redução de custos, transparência de funcionamento, rápido desenvolvimento, segurança entre muitas outras.

    Mas aqui no Brasil ainda assim percebemos uma série de dificuldades encontradas para sua utilização em larga escala dentro das empresas ou instituições do governo. Dificuldades que na maioria são geradas por aqueles que desconfiam ou não acreditam no modelo de desenvolvimento de Software Livre, ou as dificuldades também podem ser geradas por problemas de adaptação dos usuários, falta alternativas de aplicativos/recurso entre muitos outros fatores que influenciam na decisão de adoção de Software Livre.

    Este debate irá focar todos os prós e contras da utilização do Software Livre nas Empresas, as dificuldades encontradas para sua utilização e as possiveis soluções de contorno.

    Lembrem-se em tentar focar sobre o assunto, apresentando suas experiências de utilização do software ou seu ponto de vista.


    A disucussão está aberta. :clap:

  2. Os dois problemas mais sérios que encontro para implantar um projeto livre em empresas são o fator de convencer o alto escalão ou os manda-chuva das empresas que o Linux funciona e é um projeto maduro .... o outro maior problema é a migração das ferramentas pagas para ferramentas free similares,esta ultima é sempre a mais desgastante.

    Abraço a todos.



  3. Além dos problemas citados, migração de ferramentas e alto-escalão, eu enfrento resistência dos usuários, já tive experiência de os diretores da empres resolverem fazer uma pesquisa com os funcionários....foi desastroso. As pessoas são muito reticentes à mudanças, acham que LINUX e aplictaivos free/aberto são bichos de ste cabeças.

    Outro problema que enfrento aqui onde trabalho, é que existem doxumentos e planilhas feitas especialmente para a empresa (modelos bastante complexos em word e excel) e estes documentos são enviados para clientes, foi feito um teste de tentar executar tudo isso em OpenOffice, e o resultado para o nosso cliente foi horrivel, o documento perdeu grande parte de suas funcionalidades. Convencer o pessoal a mudar, acredito que passe antes por um periodo de desmistificação do software Livre.

    Abraço

  4. Assim, eu vejo por experiência que a maioria dos usuários ou até mesmo profissionais de informatica temem o Linux ou Software Livre em geral por desconhecê-lo. Sâo aqueles profissionais que só viram sistema Microsoft a vida toda e estão presos a isso, a unica janelinha preta que conhecem é a do DOS. Ainda assim, hoje, com o Linux ao alcance de todos, vemos que muita gente ainda não o conhece e acaba evitando-o por achá-lo um bicho de sete cabeças.

    Eu acho que o Linux foi e ainda é uma porta para o uso do Software Livre, pois através dele acabamos conhecendo uma infinidade imensa de softwares que são Livres. Muitos não conhecem direito o modelo de Software Livre, mas acabam se impressionando com seu tamanho e maturidade.

    Ja trabalhei com implantações Linux para desktops, os usuários que reclamam são aqueles acostumados a usar o MSOffice. Nada que um bom treinamento de OO.org 2.0(que está excelente, mas ainda faltam documentações) não resolva, mas as empresas na maioria das vezes preferem soluções mais rapidas, e acham mais fácil comprar logo as licensas windows+msoffice e gastar mais do que realizar treinamento. Ou empresas que tem vontade de implantar e Utilizar Software Livre, mas seu suporte interno de TI não tem o conhecimento adequado (o que acontece na maioria das empresas).

    Um outro ponto são os aplicativos especificos que uma empresa precisa utilizar no seu dia a dia. Muitas soluções como o Wine tentam "tapar este buraco", mas não resolvem o problema. Hoje, existe no mercado uma fatia imensa a ser explorada pelas empresas de desenvolvimento de Software, para portarem ou criarem aplicativos para Linux, mas ao meu ver, eles ainda estão engatinhando nisso, esperando para fazer isso num futuro próximo, quando o Linux estiver mais próximo ainda das empresas, mas se eles ficarem esperando tanto tempo, esse dia nunca irá chegar.



  5. #5
    BillyCba
    O maior problema eh na questão usuário mesmo. O brasileiro ainda não está maduro nem pra usar caixa eletrônico de banco (Como eu odeio ficar na fila do caixa esperando um cara ficar 10 min ou mais pra sacar dinheiro). Outro problema é a questão da falta de alguns softwares principalmente em português. Tem muita coisa em ingles mas portugues ainda está fraco e o usuário num fala bem nem o tupiniquin quem dirá esse trosso dos estrangero.

    Sistemas propietários de gerenciamento das empresas que quase sempre só funcionam com Windows e MSSQL. Pra migrar isso pra linux eu teria que desenhar o sistema inteiro dinovo. Isso acaba desanimando os empresários.






Tópicos Similares

  1. Empresas descobrem o Software Livre
    Por Kernel Panic no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 1
    Último Post: 13-03-2014, 16:03
  2. Qual o papel do software livre na inclusão digital?
    Por nozey no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 10
    Último Post: 20-04-2006, 09:31
  3. 1.° Seminário de Desenvolvimento em Software Livre
    Por badlogan no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0
    Último Post: 27-05-2003, 14:29
  4. Evento sobre Software Livre - Curitiba
    Por surf3r no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 10-05-2003, 18:40
  5. Petição pro software livre!!!
    Por 1c3m4n no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 19-12-2002, 09:18

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L