+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rammaciel
    Visitante

    Padrão Dividir Rede

    Pessoal, tenho uma rede com 70 maquinas ligada em um firewall em linux RedHat 9.0, tenho que dividir por andar, pois cada andar não pode enxergar o outro o ambiente de rede. Pensei em dividir por gateway tem como fazer isto? Ou tem alguma outra jeito mais ou mais prático? mAS TODOS TEM QUE CONTINUAR ACESSANDO A INTERNET ATRAVÉS DESTE FIREWALL, PORÉM NÃO MAIS SE ENXERGAR NO AMBIENTE DE REDE.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão Dividir Rede

    Antes de tudo dá uma lida nas regras do fórum:

    https://under-linux.org/modules.php?...wtopic&t=20792

    depois edite sua menssagem e arrume o assunto: "DIVIDIR UM REDE!!!URGENTE!!!ESTOU DESESPERADO!!!"

    Evite coisas do tipo "heelppp", "socoorro", "desesperadoo", "vida ou morte", "pelas barbas do profeta", etc, etc....Evite tb escrever tudo em letras maiusculas.

    Ok!

  3. #3

    Padrão Dividir Rede

    Bom... existem várias soluções...

    Faça cada andar ter endereços de IPs diferentes...

    1 andar: 192.168.0.0/255.255.255.0
    2 andar: 192.168.1.0
    3 andar: 192.168.2.0
    etc

    compartilhe a internet para cada faixa de ip no seu firewall....
    se for tudo a mesma infra-estrutura, vc só ira penar um pouco pra configura o servidor dhcp para fornecer os endereços...

    se vc por acaso kiser fazer alguma rede se enxergar é só vc criar roteamentos....

  4. #4
    rammaciel
    Visitante

    Padrão Redes Diferentes!!!!

    Ok, me desculpe por ter saído das regras do forum, não vai mais acontecer, pois estou meio desesperado...

    Mas, se eu determinar um padrão de rede para cada andar com a mesma mascara eles vão se enxerar igual, não é?

    Obrigado!

  5. #5
    Visitante

    Padrão Dividir Rede

    para cada andar, se os ips forem 192.168.0.0, 192.168.1.0, 192.168.2.0, etc e as mascaras sempre forem 255.255.255.0 eles nao irao se enxergar.... somente irao se enxergar se vc fizer roteamento entre as redes...

    de uma lida sobre as classes do protocolo ip...

    vlws

  6. #6

    Padrão Dividir Rede

    O que vc precisa fazer é ter uma rede para cada andar, como disseram os amigos anteriormente.

    Sugiro que vc estude um pouco sobre endereçamento IP, classes de endereço, subnet, mascara..... acredito que ficará mais fácil para vc entender o que precisa ser feito.

  7. #7
    rammaciel
    Visitante

    Padrão Rede Independente!!!

    Pela explicação que vcs me informaram então, fica o seguinte;

    1º andar
    ip : 192.168.0.0
    mask: 255.255.255.0
    Gateway: 192.168.1.1


    2º andar

    ip : 19.168.1.0
    mask: 255.255.255.0
    gateway: 192.168.1.1


    O pessoal vai conseguir acessar a internet, mas entre os andares não teram acesso entre eles... é isto?


    Obrigado!!!

  8. #8

    Padrão rammaciel

    oi vê só....

    voce pode criar na sua device de rede local duas interfaces virtuais,

    se sua device for a eth0 192.168.0.254 netmask 255.255.255.0

    seria então

    ifconfig eth0:1 192.168.1.254 netmask 255.255.255.0
    ifconfig eth0:2 192.168.2.254 netmask 255.255.255.0

    lembrando ....

    se vc fizer roteamento elas vão se enchergar....

  9. #9

    Padrão Dividir Rede

    Vocêpode adicionar uma interface de rede a mais no seu roteador/firewall/sei lá o quê para economizar um pouco de fluxo em vez de criar uma interface virtual. Mas realmente funciona o que o amigo acima disse.

    Se você incluir uma placa de rede a mais com a configuração que você viu acima, terá que incluir a rede correta com o gateway correto e refazer as configurações no iptables.