Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L

+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
    eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
    e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....

quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...

quero fechar dos ponto a ponto

1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
    2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??

lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...

1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
    2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?

sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
    Para fechar um enlace de 54km prepare-se para gasta R$8.000 ou mais, vc consegue fazer isso com TSUNAMI MP.11A com antenas da visiontec ou tsm. mais isto vai depender de varios fatores como o ambiente rf e area de afastamento etc, o ideal seria vc colocar outro repetidor no meio do caminho.

2.    Publicidade

3. Tarcisio,

Acho que a sua pergunta está mau formulada. Você quer saber que MODO o seu rádio deve trabalhar?

Modo 1: AP / AP Client
    Modo 2: WDS / WDS
    Modo 3: AD-HOC / AD-HOC

Tudo isso depende do seu rádio... Coloque eles em cima de uma bancada, em situação utopica de sinal, e teste todos os modos. Por exemplo, em rádios Samsung SWL3300 o modo PTP (ponto-a-ponto) que tem nele dá uma perda de 12% de velocidade final, enquanto em modo PTM (ponto-multiponto) eu consegui 3,8 Mbps (o máximo que vi esse radio alcançar).

APENAS PARA LEMBRAR:

[size=24px]P2P[/size]= peer-to-peer ou seja ponto.de.rede.internet-a-ponto.de.rede.internet, nomenclatura dada a TECNOLOGIA criada/inventada para transferência de arquivos via internet usando programas como Kazaa, eMule e por ai vai (http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P)

[size=24px]PtP[/size] = point-to-point ou seja ponto-a-ponto, usado quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto (provedor) e outro ponto remoto (repetidora/POP)

[size=24px]PtM[/size] = point-to-multpoint ou seja ponto-a-multipontos, usando quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto central (AP) e vários pontos remotos (clientes)

POR FAVOR NÃO ERREM MAIS!

Att,

Nataniel Klug

Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal

sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
    [/b]

4. entao parece q em MODO AP <----> AP CLIENTE eh a melhor forma no caso PTM ne isso natanael??

5. Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    entao parece q em MODO AP <----> AP CLIENTE eh a melhor forma no caso PTM ne isso natanael??
    tarcisio,

Em geral rádios nesse formato tendem a usar 100% da capacidade deles. Desconsiderando WEP/WPA, controle de MAC e outros itens do radio que podem baixar o rendimento do mesmo.

Att,

Nataniel Klug

6. Citação Postado originalmente por nataniel
    Tarcisio,

Acho que a sua pergunta está mau formulada. Você quer saber que MODO o seu rádio deve trabalhar?

Modo 1: AP / AP Client
    Modo 2: WDS / WDS
    Modo 3: AD-HOC / AD-HOC

Tudo isso depende do seu rádio... Coloque eles em cima de uma bancada, em situação utopica de sinal, e teste todos os modos. Por exemplo, em rádios Samsung SWL3300 o modo PTP (ponto-a-ponto) que tem nele dá uma perda de 12% de velocidade final, enquanto em modo PTM (ponto-multiponto) eu consegui 3,8 Mbps (o máximo que vi esse radio alcançar).

APENAS PARA LEMBRAR:

[size=24px]P2P[/size]= peer-to-peer ou seja ponto.de.rede.internet-a-ponto.de.rede.internet, nomenclatura dada a TECNOLOGIA criada/inventada para transferência de arquivos via internet usando programas como Kazaa, eMule e por ai vai (http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P)

[size=24px]PtP[/size] = point-to-point ou seja ponto-a-ponto, usado quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto (provedor) e outro ponto remoto (repetidora/POP)

[size=24px]PtM[/size] = point-to-multpoint ou seja ponto-a-multipontos, usando quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto central (AP) e vários pontos remotos (clientes)

POR FAVOR NÃO ERREM MAIS!

Att,

Nataniel Klug

Citação Postado originalmente por tarcisiojr

[/b]
    PtM seria a mesma coisa que Access Point.
    Outra coisa que gostaria que vc me explicasse, caso puder.
    Trabalho com SWL só, gostaria de entender essas questões de AP em modo AP e modo cliente.
    Por exemplo, pra fazer um ptp, utilizaria ambos em modo AP ou cliente????
    Quand usar um e quando usar outro???
    Se puder me explicar, ficarei grato.

7.    Publicidade