+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Compilando kernel - VPN

    Galera ...


    fui compilar o novo kernel 2.6.14 no meu slackware ... e qdo habilito o suporte a klips ele dá o seguinte erro :

    CHK include/linux/version.h
    SPLIT include/linux/autoconf.h -> include/config/*
    CHK include/linux/compile.h
    CHK usr/initramfs_list
    CC net/ipsec/ipsec_init.o
    net/ipsec/ipsec_init.c: In function `freeswan_inet_add_protocol':
    net/ipsec/ipsec_init.c:140: warning: passing arg 1 of `inet_add_protocol' from incompatible pointer type
    net/ipsec/ipsec_init.c: In function `freeswan_inet_del_protocol':
    net/ipsec/ipsec_init.c:151: warning: passing arg 1 of `inet_del_protocol' from incompatible pointer type
    CC net/ipsec/ipsec_sa.o
    CC net/ipsec/ipsec_radij.o
    net/ipsec/ipsec_radij.c: In function `ipsec_makeroute':
    net/ipsec/ipsec_radij.c:264: warning: use of cast expressions as lvalues is deprecated
    CC net/ipsec/radij.o
    CC net/ipsec/ipsec_life.o
    CC net/ipsec/ipsec_proc.o
    net/ipsec/ipsec_proc.c: In function `ipsec_birth_set':
    net/ipsec/ipsec_proc.c:623: error: `MOD_INC_USE_COUNT' undeclared (first use in this function)
    net/ipsec/ipsec_proc.c:623: error: (Each undeclared identifier is reported only once
    net/ipsec/ipsec_proc.c:623: error: for each function it appears in.)
    net/ipsec/ipsec_proc.c:631: error: `MOD_DEC_USE_COUNT' undeclared (first use in this function)
    make[2]: *** [net/ipsec/ipsec_proc.o] Error 1
    make[1]: *** [net/ipsec] Error 2
    make: *** [net] Error 2


    Alguem sabe o que devo fazer ?????

  2. #2
    buribai
    Visitante

    Padrão Compilando kernel - VPN

    O engraçado é que antes de tentar instalar o freeswan, eu ja tinha compilado o kernel com suporte ao KLIPS, e não tinha dado erro algum.

    Tudo começou qdo eu fui instalar o freeswan ... começou dando o seguinte erro :

    :/home/downloads/programas/vpn/freeswan-2.06# make minstall
    ( FSMODLIB=`make -C /usr/src/linux -p dummy | ( sed -n -e '/^MODLIB/p' -e '/^MODLIB/q' ; cat > /dev/null ) | sed -e 's/^MODLIB[ :=]*\([^;]*\).*/\1/'` ; \
    if [ -z "$FSMODLIB" ] ; then \
    FSMODLIB=`make -C /usr/src/linux -n -p modules_install | ( sed -n -e '/^MODLIB/p' -e '/^MODLIB/q' ; cat > /dev/null ) | sed -e 's/^MODLIB[ :=]*\([^;]*\).*/\1/'` ; \
    fi ; \
    if [ -z "$FSMODLIB" ] ; then \
    echo "No known place to install module. Aborting." ; \
    exit 93 ; \
    fi ; \
    set -x ; \
    mkdir -p $FSMODLIB/kernel/ ; \
    cp /home/downloads/programas/vpn/freeswan-2.06/modobj/ipsec.o $FSMODLIB/kernel/ )
    make[1]: *** No rule to make target `dummy'. Stop.
    + mkdir -p /lib/modules/2.6.14/kernel/
    + cp /home/downloads/programas/vpn/freeswan-2.06/modobj/ipsec.o /lib/modules/2.6.14/kernel/
    cp: cannot stat `/home/downloads/programas/vpn/freeswan-2.06/modobj/ipsec.o': No such file or directory
    make: *** [minstall] Error 1


    ------

    Dai eu compilei o kernel novamente sem o suporte ao klips ... passou blz ... qdo adicionei novamente ... aconteceu o erro !!!!


    Me ajudem pelo amor de DEUS ....

  3. #3

    Padrão Compilando kernel - VPN

    o freeswan foi descontinuado e substituido pelo OpenSwan. De qualquer forma, IMHO, isso nunca prestou mesmo, então sugiro estabelecer VPN com o FreeBSD que é bem mais fácil.

  4. #4
    buribai
    Visitante

    Padrão Compilando kernel - VPN

    Valeu parceiro ... pela dica ... mas não posso trocar a distro ...


    Mas é engraçado o seguinte ... a dificuldade de se achar informações sobre o freeswan ou mesmo VPN em cima de ipsec com kernel 2.6.X ???

    Será que ninguem aqui do forum (Portal Underlinux) nunca fez ????


    Será que todo mundo só opta pelo openvpn que é mais facil ????


    Ou será que quem entende mesmo naum responde ?:???

  5. #5

    Padrão Compilando kernel - VPN

    "Será que todo mundo só opta pelo openvpn que é mais facil ????
    "

    bem.. eu acho que é bem isso mesmo. Mas acontece que o OpenVPN NÃO É IPSec, é SSL. Nada contra, mas eu prefiro continuar com o FreeBSD/IPSec, que nêste último é nativo.

    Pena que vc não possa trocar de SISTEMA OPERACIONAL - FreeBSD NÃO É uma distribuição do Linux.

    Eu dei uma olhada no google, e existe MUITO material sôbre o uso do OpenS/WAN. Não me aprofundei muito, mas enfim, acho que resta a vc o prazer de pesquisar.

    procurei também no vivaolinux pelo OpenSwan e existe alguma coisa:

    http://www.vivaolinux.com.br/beta_bu...imageField.y=8

    e, no final, um detalhe básico: o Open, assim como o era o FreeS/Wan, é vinculado ao kernel em uso. Ou seja, a cada troca de kernel - seja qual for o motivo - vc terá que esperar algumas semanas para um "upgrade" correspondente do Open/Free. Pra quem gosta, um prato cheio é pouco, divirta-se :twisted:

  6. #6
    buribai
    Visitante

    Padrão Compilando kernel - VPN

    Olá irado

    valeu novamente ...

    tinha me expressado mau ... a questão não é trocar de distro ...

    conheço o FreeBSD e só tenho que fazer elogios dele ... principalmente pelo PF.

    E lhe digo .. não falta o prazer de pesquisar e estudar não ... mas é como estou lhe dizendo ... cheguei a me deparar com alguns erros ... e qdo jogava no google ... ele não me dava nenhuma url sobre o tal ... nenhuma mesmo ... nem dizendo besteira ...

    Isso no Freeswan ... verei agora no OpenSwan ...


    Tô encarando isso como um desafio ... naum vou descansar até funfar perfeitamente ...

    PS: Comecei a traduzir ... o how-to do site oficial ... do freeswan ... para jogar pra galera aqui do under ...

    Valeuuuuu !!!!!

  7. #7
    buribai
    Visitante

    Padrão Compilando kernel - VPN

    ----

    Como o pessoal fala ... vc naum acha nada pra linux ... só para RH ..(Brincadeira)


    --- Realmente tem muito material ... só que pra kernel 2.4 ...


    --- Configurar no 2.6 é outra coisa e totalmente diferente ...


    Abraços